quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

OS GASTOS DA CÂMARA MUNICIPAL

Mesmo sem querer ser polemico, porém em respeito ao leitor, volto ao tema Câmara Municipal de João Pessoa, por entender que ali existe um inexplicável excesso de pessoal e um gasto estrondoso com o dinheiro público, sem falar que não estão disponíveis para os contribuintes os gastos com fornecedores, como se ali fosse um empresa privada. Lamentável é que a Câmara não mantenha atualizados os seus dados, razão pela qual tudo que obtive foram informações dos seus gastos apenas com pessoal até o mês de setembro, em que fica bastante claro que existe o excesso (ver quadro abaixo) e que não está ocorrendo nenhuma devolução de pessoal como afirmou o competente jornalista Jorge Resende, profissional que é muito maior do que o cargo que ocupa na Casa de Napoleão Laueano, daí o meu respeito pelo mesmo.

Descrição Valor Servidores


Inativos / Pensionistas
42 206.598,10

Efetivo
105 377.383,57


Eletivo
208.810,00
22

Comissionado
454 414.686,81

Contratação por excepcional interesse público
2 1.000,00
2

À Disposição
232 442.786,75

TOTAL
857 1.651.265,23

O quadro abaixo de janeiro a setembro revela que a nossa Câmara Municipal, - quem sabe para atender os interesses pessoais do seu presidente – tem gente saindo pelo ladrão e será bem triste o dia em que todos resolverem comparecer ao minúsculo prédio da Casa de Napoleão Laureano. Se existisse transparência e seriedade com a coisa pública e mesmo a necessidade de tanta gente ali, nada mais natural e legal do que o indispensável concurso público, pois assim se premiaria os estudantes competentes e não sobrenomes bem conhecidos e manjados de nossa sociedade, que deixo de publicar para não cometer injustiças, pois em tal universo pode ser que um ou outro efetivamente trabalhe. Ai estão os números e os leitores tirem as próprias conclusões.

Mês Valor Quant. Servidores

Janeiro 1.651.265,23 857

Fevereiro 1.608.517,45 739

Março 1.661.489,41 768

Abril 1.638.383,60 760

Maio 1.617.500,69 749

Junho
1.663.729,44 750

Julho 1.661.398,99 753

Agosto 1.645.038,90 751

Setembro 1.625.338,30 743

TOTAL 14.772.662,01


SECRETÁRIO TUCANO DIZ QUE PSDB PODERÁ APOIAR RICARDO COUTINHO

O secretário-geral do PSDB da Paraíba, ex-deputado estadual João Fernandes, declarou na tarde desta quarta-feira (30) que o partido em nível nacional só aceitaria uma aliança já no primeiro turno das eleições de 2010 com o prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB) se este aceitasse se “subordinar” à candidatura do governador paulista José Serra (PSDB) à Presidência da República. Ricardo é candidato ao Governo da Paraíba e para ter o apoio tucano na Paraíba seria obrigado a oferecer “palanque irrestrito” para Serra. Precisa saber como Ricardo Coutinho dará tal apoio se o seu partido o PSB lançar Ciro Gomes. Por outro lado, perguntar se esse tal João Fernandes combinou com o senador Cícero Lucena, presidente da legenda na Paraíba, ou atira por conta própria?

DESCONTO DOS APOSENTADOS

A propósito do texto que escrevi ontem aqui a respeito do fim Da contribuição indevidamente cobrada dos aposentados e pensionistas, recebi do leitor Julio César Cardoso um inteligente comentário que faço questão de reproduzir na integra: “Os aposentados e pensionistas que foram tungados pelo governo federal lulista com a instituição pérfida de taxação de suas aposentadorias e pensões não deveriam jamais votar nesse governo e naqueles parlamentares que deram o seu voto favorável à taxação. O próprio STF, na época, comandado por um político de toga, Nelson Jobim, foi o cenário mais cruel e antijurídico visto ao respaldar tal ignomínia. Direito adquirido, no Brasil, já era. Mudam-se os direitos ao sabor do gosto político dominante. Uma vergonha".

DESCONTOS DOS APOSENTADOS II

E prossegue Julo César: "A verdade é que não existe mais segurança jurídica no País. E por isso, acho muito difícil contornar uma situação que já foi respaldada pelo STF. Aqui no Brasil quando se cria uma fonte de surrupiar recursos dos cidadãos não tem mais volta. Vou citar um caso simplista ou simplório: a falsa democratização dos estacionamentos de carros em artérias públicas. Já começa inadequadamente usar o termo democratizar. Não se democratiza nada exigindo em contrapartida cobrança pecuniária. Pagamos altos impostos e não temos serviços públicos de qualidade, inclusive para nos permitir estacionar os nossos veículos, sem ônus, em qualquer rua pública. “Este é o Brasil, comandado pelos ‘nobres’ políticos”.

DANIELA RIBEIRO PARA VICE DE RICARDO


Com um discurso totalmente diferente daquele feito pelo deputado Armando Abílio, presidente do PTB paraibano, e pelo vereador da legenda Tavinho Santos (PTB), que é líder do prefeito, de que a sigla indiscutivelmente indicaria o nome do vice para compor a chapa majoritária do PSB ao Governo do Estado, encabeçada pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), o secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Aguinaldo Ribeiro (PP), disse à imprensa ontem (30) que Daniela Ribeiro sua irmã, seria o nome indicado. Daniela mesmo sabendo que seria candidata a vereadora, aceitou o convite para atender a vaidade pessoal e passou como um foguete pela subsecretaria de Cultura do Estado, prestando um desserviço ao nosso Estado, pois desnecessariamente arrancou dali da Cida Lobo, sofrendo aquela Pasta terrível solução de continuidade. Fica difícil se votar em quem não tem compromisso com a coisa pública.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

FIM DA CONTRIBUIÇÃO PARA OS APOSENTADOS

Diversos requerimentos de diferentes deputados aguardam decisão da presidência da Câmara dos deputados para instalação da Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda Constitucional 555/2006, de autoria do ex-deputado Carlos Mota (PSB-MG). A proposta, que extingue a cobrança de contribuição previdenciária sobre proventos de servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas), tem enfrentado forte resistência do governo. Um dos defensores da proposta, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que apresentou parecer favorável à admissibilidade quando da tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, destacou que a PEC atende a todos os requisitos formais. "Quanto ao mérito do que foi proposto, inclusive sobre sua conveniência e oportunidade, somente perante a comissão especial a ser criada para o exame desse aspecto poderão ser apresentadas emendas”, explicou.


EXONERADO SUPERINTENDENTE DA SUDEMA

Após a desastrada atuação e o mal-estar causado com a interdição da Estação Cabo Branco, o governo do Estado resolveu exonerar, no inicio da noite de segunda-feira (28), o superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente - Sudema, Luís Antonio Gualberto.Quem vai assumir o cargo interinamente é a diretora técnica do órgão, Ana Lúcia Espínola. Esta coluna logo após a interdição informou que o mesmo pretendia ser mais realista do que o rei e que parecia um elefante numa casa de vidro e que por conseqüência o dito cujo corria o risco de ser exonerado, com de fato agora foi. Fica provado que nem sempre tentar agradar o rei é um bom negócio.

CAI DIRETOR DA CAGEPA

A propósito e ainda falando de exoeração, governador José Maranhão ontem estava com acorda toda, pois além do superintendente da Sudema, exonerou também o diretor de Operação e Manutenção da Cagepa engenheiro Rogaciano da Cunha Souto e colocou no seu lugar Ricardo Moises Gomes de Souza. Como a Prefeitura alegou que com relação à Estação Ciência Cabo Branco, já havia enviado vários ofícios a Cagepa solicitando a ligação da rede de esgoto, já se especula que a exoneração do dito cujo, pode ter ligação com o fato. A Estação Cabo Branco fez um estrago grande.


A CONTA DE WELLINGTON ROBERTO NÃO BATE

O deputado federal Wellington Roberto quando fechou aliança com o senador Cícero Lucena, anunciou aos quatros cantos que traria consigo 70 prefeitos. No último fim de semana fez uma reunião com o pré-candidato Cícero e depois de muita conta se verificou que só havia ali um pouco mais de uma dúzia de prefeitos, pois os demais participantes eram uns pseudos lideres políticos, sem que se saiba o que representa esse povo em termo de votos, ou no ditado popular, quem são os mesmos no jogo do bicho. Esse Wellington Roberto é muito ruim de contas, pois as mesmas não batem de jeito de nenhum.

GILVAN FREIRE COORENADOR DA CAMPANHA DE MARANHÃO


O prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego em entrevista ao Programa Bastidores da TV Master, informou que propôs a Gilvan Freire que se candidatasse a uma cadeira a Câmara Federal, o que foi terminantemente recusado pelo mesmo, que foi nomeado coordenador da campanha de reeleição de José Maranhão em 2010. Não há como se negar a cultura do ex-deputado, mas não tem jeito e lá vai mais uma perguntinha: Quem não teve competência para administrar a naufragada carreira política, pode administrar uma importante campanha majoritária para o governo do estado.?

ABÍLIO ALFINETA EFRAIM

O deputado federal Armando Abílio (PTB) voltou ontem a alfinetar o senador Efraim Moraes com quem tem uma rixa antiga. Disse Abílio que não interfere nas coligações, mas particularmente não vota em Efraim Morais (DEM) para senador nem pintado de ouro. A informação foi divulgada ontem em entrevista à jornalista Michelle Sousa, do programa Correio Debate (da Rede Correio Sat). Abílio revelou ainda que pretende no mês de janeiro pretende percorrer o estado em companhia do prefeito Ricardo Coutinho.Ele reafirmou a intenção do partido de compor a vice governança na chapa do prefeito de João Pessoa. "Essa é a vontade do PTB e acho que o partido não está pedindo nada demais, em função da sua posição política e tamanho partidário".

O PP TAMBÉM QUER APONTAR O VICE

Falando em candidato a vice de Ricardo, ontem o presidente da executiva regional do PP na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, revelou que a legenda também reivindica a vaga de vice-governador na chapa encabeçada pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), no pleito de 2010. ““O PP se acha merecedor de pleitear o cargo”, esclarecendo que o empresário Ney Suassuna ainda não confirmou se quer ser mesmo candidato ao Senado nesse arco de alianças”. Segundo o presidente regional do PP, o número excessivo de pré candidatos não vai atrapalhar a candidatura do prefeito de João Pessoa. “Mas temos que sentar para discutir a majoritária. Ninguém pode impor. Mas!”. O filme se repete, ou seja, para o pleito municipal todos os partidos queriam apontar o vice e Ricardo, porém ficaram a ver navios, pois o prefeito tirou do bolso do colete o nome de Luciano Agra e frustrou a expectativas de todos, o que poderá acontecer de novo no próximo ano, o prefeito novamente tentar impor um nome de sua predileção.

LUDGÉRIO PEDE GRANDEZA DE CÍCERO

O deputado Manoel Ludgério (PDT) disse ontem que o senador Cícero Lucena deve reconhecer as suas limitações políticas e renunciar a essa sua candidatura que é uma verdadeira falta de respeito com a população mais sofrida da Paraíba e que o nome de Ricardo Coutinho é um sentimento majoritário do povo da Paraíba. Disse ainda Ludgério que se Cícero insistir nessa candidatura o seu partido o PSDB ficará isolado e ele se tornará uma figura antipática dentro das oposições. Por fim disse o deputado que Cícero deve ter desprendimento e reconhecer que essa sua aventura não o levará a lugar algum.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BAR TRANSBÊBADO






O bar transbêbado se localiza na Praia de Jacumã na Paraíba. Observe-se o cardápio do dia, em que se vende gato siamês e gato comun. Pura brincadeira é claro. Como é uma grande brincadeira também, o carro de mão, dotado de confortáveis almofadas eaté um telefone para levar os bêbados até as suas respectivas casas.

FIM DA CONTRIBUIÇÃO PARA OS APOSENTADOS

Mais de 15 requerimentos de diferentes deputados aguardam decisão da presidência da Câmara dos deputados para instalação da Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda Constitucional 555/2006, de autoria do ex-deputado Carlos Mota (PSB-MG). A proposta, que extingue a cobrança de contribuição previdenciária sobre proventos de servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas), tem enfrentado forte resistência do governo, mas deve ganhar fôlego no início de 2010 em razão da pressão das representações de diferentes setores do serviço público.


Um dos defensores da proposta, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que apresentou parecer favorável à admissibilidade quando da tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, destacou que a PEC atende a todos os requisitos formais. "Quanto ao mérito do que foi proposto, inclusive sobre sua conveniência e oportunidade, somente perante a comissão especial a ser criada para o exame desse aspecto poderão ser apresentadas emendas", explicou.


O autor da proposta, que defende a revisão do desconto, argumenta na justificativa do texto que a contribuição dos inativos foi "uma das mais cruéis medidas tomadas contra os servidores públicos aposentados e pensionistas". Em sua avaliação, a contribuição foi imposta devido à situação deficitária, à época, das contas da Previdência. Atualmente, a seu ver, as contas da Previdência Social já admitem revisão.

fenapef

UMA MULHER DE PESO






A mulher mais alta e mais bem proporcionada do mundo vive na Holanda.

Mede 2.23m e pesa 145,00kg!

Agora todos sabemos que essa conversa de excesso de peso é uma mentira...

O que nos falta é altura!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

A RESPOSTA DE DURVAL

O jornalista Jorge Resende um dos melhores textos de nosso Estado e que hoje honra a nossa Câmara Municipal como seu secretário de Comunicação, envia e-mail para este aprendiz de digitador, a respeito da nota aqui publicada sob o título: Durval e o desprezo aos servidores que publico a seguir na integram: “Companheiro Pedro Marinho, saudações camaradas!!!Antes de mais nada, parabéns por sua coluna, bastante informativa e sem aqueles “vícios políticos” que costumamos verificar em outros veículos de comunicação e na caneta de pseudocolunistas. Sua coluna é uma leitura necessária no nosso dia-a-dia. Em relação ao “atraso” no pagamento da folha do 13º salário da Câmara, esclareço a seguir o que realmente ocorreu: De fato, assim como tem informado a secretária Livânia, das Finanças do Município (Sefim), a Prefeitura realizou o repasse dos recursos para a Câmara no dia 17 de dezembro, uma quinta-feira. Mas devido aos trâmites burocráticos e bancários, os valores só foram creditados na conta da Câmara na segunda-feira, dia 21”.

A RESPOSTA DE DURVAL II

E prossegue Resende: “Logo em seguida, a Câmara, através dos mesmos trâmites bancários, encaminhou os recursos para o pagamento da folha no dia seguinte. Por isso que o 13º só foi creditado nas contas dos servidores a partir da zero-hora do dia 24 quinta-feira) para o dia 25 (sexta-feira). Ou seja: no dia 25, o dinheiro já estava à disposição dos servidores. E tudo isso foi explicado para alguns da imprensa que procuraram a administração da Casa, inclusive o Jornal da Paraíba. Quanto ao “inchaço” da folha, desde o início do segundo semestre que a Câmara está seguindo a orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), devolvendo para seus órgãos de origem os servidores à disposição. Isso tem sido feito de forma gradual para não comprometer o bom andamento dos trabalhos do Poder Legislativo. E ao contrário do que está sendo divulgado, os vereadores ainda não receberam os seus vencimentos relativos ao mês de dezembro. De acordo com a Diretoria Geral da Casa, a folha de pagamento do mês de dezembro deverá estar sendo paga ou no dia 29 (terça-feira) ou no dia 30 (quarta-feira), tanto para os vereadores quanto para os servidores. Antecipadamente, agradeço pela atenção e pelo espaço em sua coluna, ok?”

A RESPOSTA DE DURVAL III

Mesmo bastante honrado em saber que sou lido diariamente por Jorge Resende, sou obrigado a discordar de alguns pontos do seu e-mail, pois sério como é o mesmo, imagino que esteja sendo induzido a erro, por algum administrador da Câmara Municipal, pois por acaso tive acesso a um extrato de um servidor da Casa de Napoleão Laureano e posso afirmar com convicção que o 13º não entrou na madrugada do dia 24 e sim na madrugada da sexta para o sábado, maios precisamente no dia 26 o que convenhamos é um tempo inexplicável em plena era da informática. Com relação à informação de que a Casa estará pagando a servidores e vereadores até o dia 30, também causa surpresa, pois a eterna superintendente da Casa de Napoleão Laureano em entrevista a Jornal da Paraíba havia informado que desde a semana passada o recurso já havia sido enviado para a Caixa Econômica, quando de fato o ofício só ontem dia 28 pela manhã, chegou às mãos da gerente daquela instituição financeira, cujo prenome é Luciana. Com relação ao inchaço da folha, não houve contestação, pois foi dito no e-mail que o presidente atendendo ao TCE já começa a devolver aqueles à disposição. Antes tarde do que nunca.

MARANHÃO CRITICA SUDEMA

Em entrevista ontem no Palácio da Redenção o governador José Maranhão demonstrando grandeza de espírito e bastante discernimento, discordou da atitude do superintendente da Sudema que exagerou na dose ao interditar antes de esgotadas todas as tratativas a Estação Ciência Cabo Branco em plena alta estação do turismo. O governador disse que o seu assessor foi bastante inexperiente na decisão que tomou, tanto que o Estado nem vai recorrer da decisão da Justiça que determinou a reabertura daquele local. Pois é, tem gente que pretende ser mais realista do que o rei. Vai ver o superintendente imaginou que iria fazer um gol de placa junto ao governador e se deu mal, correndo até mesmo o risco de perder o cargo, dependendo da conversa que terá com o seu chefe. Vamos aguardar.

AS LUZES DO NATAL

Quem anda a noite pelas ruas da nossa capital, verifica que o prédio onde fica o Paço Municipal e o comando da Polícia Militar, ficaram realmente bem bonitos e iluminados, o mesmo não ocorrendo com a nossa Assembléia Legislativa e com o Palácio da Redenção que este ano, não prepararam nenhuma iluminação. Já o prédio do Tribunal de Justiça colocou poucas luzes apenas na entrada principal. O destaque deste Natal, pelo menos no que diz respeito à iluminação vai mesmo para a Prefeitura com a iluminação do Parque Sólon de Lucena a 1ª Igreja Batista e a Torre na Energisa instalada no Altiplano Cabo Branco, bem como uma residência localizada na Epitácio Pessoa no Bairro de Miramar que encanta a todos que trafegam ali. João Pessoa mereceria um Natal mais colorido.

NEY: PARAÍBA NÃO TEM SENADOR

Mesmo com muitos nomes que disputarão as duas vagas ao Senado em 2010 o catolense Ney Suassuna (PP) afirmou, em entrevista ao Jornal de Verdade, da Rádio Cidade AM, em Campina Grande, que estará na Paraíba a partir de janeiro para iniciar as ações de sua pré-campanha ao Senado. Ele questionou a atuação dos três atuais senadores paraibanos e disse que a Paraíba está sem representação no Senado Federal.
Ney disse que tem sido muito cobrado por diversas lideranças políticas da Paraíba. “Estarei na Paraíba em janeiro e vamos visitar prefeito a prefeito, ex-prefeito a ex-prefeito, cidade a cidade, para que a gente possa partir para esta campanha. Muita gente pede para que eu volte logo”, afirmou

Esta coluna é publicada em quatro portais.

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

DURVAL E O DESPREZO PELOS SERVIDORES

Apenas esta coluna tinha denunciado o presidente da Câmara Durval Ferreira que descumprindo a lei, deixou de pagar além do salário, o 13º terceiro salário dos servidores e naquela oportunidade dizíamos que tal estava acontecendo em virtude do inchaço da folha, pois num quadro de 180 pessoas efetivas, haviam sido nomeadas mais de 400 comissionados além de mais de 400 requisitados de outros órgãos. Além desta coluna logo depois, apenas o Jornal da Paraíba fez menção a essa conduta de tal gestor público, se reportando, porém apenas ao não pagamento do 13º, quando de fato ninguém recebeu foi nada, mesmo a Prefeitura tendo repassado o duodécimo daquele Poder no dia 17, quando então, Durval apressadamente determinou o pagamento apenas dos vereadores, que recentemente de forma festiva – quase uma aclamação - lhe deram um segundo mandato como presidente da Casa de Napoleão Laureano.

DURVAL E O DESPREZO PELOS SERVIDORES II

Por conta da independência desta a coluna, diversos servidores da Câmara enviaram e-mail, porém um particularmente chamou muito a atenção: Um servidor que vou preservar o nome foi acompanhado da esposa e dois filhos menores a um supermercado e ali confiando na informação de que o 13º estaria depositado, fez suas compras de Natal inclusive adquirindo os presentes das crianças. O dito cidadão ao chegar ao caixa e tentar pagar com débito no cartão passou a maior vergonha da vida, pois teve que devolver as mercadorias e deixar apressadamente o local sob protestos e choro das crianças que ficaram sem os brinquedos. Pior foi saber depois que Durval Ferreira naquele mesmo dia no período noturno, foi visto em determinada igreja evangélica em Jaguaribe de forma bem contrita, orando muito, quem sabe pedindo perdão a Deus pelo descumprimento da lei, que determina se pagar o 13º até o dia 20 de dezembro, bem como o fato de haver deixado tantos pais de famílias sem a ceia de Natal. Por fim uma perguntinha: O que esperam o Tribunal de Contas e o Ministério Público para agirem na Câmara Municipal?

A PRAIA DE JACUMÃ E O PREFEITO REGIS

Ainda recentemente o prefeito do Conde Aluísio Regis andou dando umas chicotadas num seu adversário político, sendo o fato bastante noticiado pela imprensa. O dito cujo pode até ser muito bom nessa área relacionada à violência, porém como administrador é um verdadeiro fiasco, basta se trafegar pela Praia de Jacumã que facilmente se observará isso. A sujeira impera em toda aquela área, com os lixos espalhados nas portas da casas, sem falar nos copos e sacos plásticos jogados em toda extensão da estrada. O local onde se realiza o famoso Carnaval se encontra todo cheio de buracos, ficando difícil imaginar como os foliões irão dançar ali. O pior de tudo, porém é o acesso da belíssima Praia do Amor, apenas um beco estreito e sujo, já que Regis até hoje não teve coragem de desapropriar os quintais das mansões ali existentes. O tal beco é tão ignorado pela municipalidade que ali no chão, ainda se contra com facilidade “santinhos” da ultima campanha eleitoral. O mais grave – dizem os moradores – é que o descaso tem desvalorizados os imóveis, basta se observar o grande numero de casas as vendas na região. Pois é, assim fica difícil.

AQUELES QUE DESEJAM SER DESEMBARGADOR

A fila para desembargador já vai bem grande com quase vinte nomes de advogados inscritos para o certame. O que mais chama a atenção é o grande numero de advogados trazendo depois dos sobrenomes ilustres o tal “Junior” ou “Filho”, ou seja, na verdade se estaria votando nos pais desses desconhecidos candidatos. A propósito, comprovando que se trata de um jogo com cartas marcadas, o governador já liberou o segundo secretário de Estado para concorrer, para assim não ter nenhum surpresa vinda das urnas e pelo menos um deles figurar na chamada lista sêxtupla e conseqüente na lista tríplice, quando se dará a escolha pelo próprio. Na verdade alguns candidatos, bem como os advogados-eleitores estarão perdendo tempo em tal pleito e como não tenho tempo a perder, me recuso a votar em tal certame. E nem adianta pedir o voto. Tenho dito. Republicado por incorreção.

BIRA DESCARTA SER DEPUTADO

Mesmo realizando na Câmara Municipal um trabalho excepcional se revelando um dos melhores da Casa de Napoleão Laureano se nivelando a vereadores como Tavinho Santos e Benilton Lucena, o noviço vereador Bira tem os pés no chão e apesar dos apelos de amigos e partidários, o mesmo descarta a possibilidade de disputar uma vaga na Assembléia Legislativa da Paraíba no pleito de 2010. O parlamentar que encara seu primeiro ano de mandato afirmou que é cedo para entrar na disputa no âmbito estadual. Conforme o vereador, o momento agora é de dar prioridade ao mandato municipal e ao fortalecimento da candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), para o governo do Estado em 2010. Esse Bira vai longe, muito longe, pois demonstra muita maturidade nessa sua resolução de fazer tudo ao seu tempo, sem atropelar a história, preferindo agora dar o devido apoio aquele que sempre lhe estendeu a mão o seu velho amigo Ricardo Coutinho.

PROCURADOR CRITICA SUDEMA

O procurador do município de João Pessoa, Sandro Targino, disse era lamentável a decisão autoritária do Governo do Estado, através de seu órgão ambiental, a Sudema, em fechar a Estação Ciência Cabo Branco, alegando que o equipamento cultural e turístico não disporia de licença ambiental para funcionar. “Nós estamos tomando todas as providências jurídicas para reabrir a Estação Cabo Branco, mas não podemos deixar de nos indignar com a alegação da Sudema, afirmando que no nosso equipamento não tem rede de esgotos, quando há vários meses nós já solicitamos da Cagepa, outro órgão do Estado, para fazer a ligação da Estação com o esgotamento regular, já que isso é competência exclusiva desta autarquia estadual”, afirmou Sandro Targino. Tem razão o procurador, isso é que se chama dar um tiro no pé, pois o governo da Paraíba ao invés de incentivar o turismo, manda fechar a Estação Ciência talvez hoje o maior cartão postal da Paraíba, deve ser por essas e outras que o nosso Estado hoje, apesar de sua beleza, ocupa a lanterninha em questões turísticas no que diz respeito aos Estados nordestinos.

A ABERTURA DA ESTAÇÃO CIÊNCIA

Em tempo: Ao fechar a coluna na tarde de ontem domingo (27), chegou a informação de que o juiz plantonista José Geraldo Pontes havia concedido uma liminar determinando a reabertura da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. Em sua decisão, ele considerou que “trata-se de uma medida drástica, no meu sentir, porque não houve advertência, sendo retiradas mais de 700 pessoas do recinto”. A decisão ainda manda suspender o embargo e as multas aplicadas contra o equipamento até o final do processo. Segundo o entendimento do juiz, a medida administrativa imposta pela Sudema, órgão do Governo do Estado, também foi considerada inoportuna e desnecessária, visto que a Prefeitura Municipal de João Pessoa já está adotando as providências cabíveis para atender às condicionantes de drenagem e esgotamento sanitário. José Geraldo Pontes considerou que o fechamento da Estação Cabo Branco traz prejuízos incalculáveis para o turismo e a cultura em João Pessoa, visto que o equipamento possui uma agenda de funcionamento há mais de dois anos. Ainda bem que a Justiça se encontra acima dessas querelas políticas, que s[o tem atrasado o nosso Estado.

ORGULHOS DE NOSSA MAGISTRATURA

Por falar na Justiça, quem vem orgulhando a nossa magistratura é o juiz hojedesembargador João Alves, que apesar de muito cortês com todos é sempre muito exigente é serio com relação ao tratamento com as partes envolvidas no processo, como deve ser o bom magistrado. Segundo muitos advogados o mesmo mantém sempre a coerência nos seus pareceres e nos seus votos. Logo outros juízes com a mesma linha de conduta, também chegarão aquela Corte, merecendo destaque Leandro dos Santos, Onaldo Queiroga e José Aurélio. Por falar em nosso TJ fica difícil imaginar um magistrado responder por quatro Varas, ou seja, como os mesmos não podem fazer milagres os processos simplesmente irão ficar parados com sérios prejuízos para as partes e por conseqüência para os advogados.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

domingo, 27 de dezembro de 2009

CONCURSO PARA DATILOCOPISTAS


A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) remarcou para 10 de janeiro as provas objetiva e redação para o cargo de datiloscopista policial, alvo de briga judicial durante o início do mês e que paralisou o concurso da Polícia Civil de Rondônia por alguns dias. De acordo com novo edital divulgado pela organizadora do certame, na primeira semana do novo ano, precisamente em 5 de janeiro, serão divulgados os locais de prova, que acontecem 5 dias depois. Os resultados serão divulgados em 4 de fevereiro. De 26 a 28 de fevereiro acontecem os testes de capacidade física. Os resultados saem em 4 de março,. uM Candidato que veio de Manaus e se enocntrava aqui frequentando um cursinho, ainda revoltado fez questão de enfatizar o seu protesto: "Esse pessoal da Adepro - Associação dos Datilopocipstas, além de não conseguirem nada, a não ser a antipatia de todos, conseguiram adiar a prova penalizando aos diversos candidatos ao cargo, que tiveram que permanecer aqui em Rondônia, pagando hospedagem e alimentação até agora, sem falar no abalo emocional dos candidatos.Estou pensando seriamente depois entrar com uma ação de danos comtra essa tal Adepro".Concluiu o candidato que por motivos óbvios pediu para não ser identificado.

MAIS POESIAS DE MIGUEZIM DE PRINCESA

I

O ano está se findando:

Brasileiros à exaustão;

Cuecas e meias repletas,

Sem saber da prestação,

E o Congresso parado,

Sem vida, anestesiado,

Carente de vibração.

II

É demais o paradeiro

Quando chega o fim de ano:

Haja recesso sagrado

Em tanto intento profano,

A tara brasiliana

Deita nua em uma cabana

E a rua coberta de pano.

III

Na solidão do Planalto,

Uma nova contemplação:

Quem é bom se chame certo;

Quem conteste tenha razão

E a musa da alegria

Venha declamar poesia

No meio da multidão.

IV

O poder mais democrático

É o Congresso Nacional,

Composto por deputados

(A opinião geral)

E também por senadores,

Vetustos e velhos senhores

Do poder estadual.

V

Pois espalham congressistas

O seu poder garanhão:

A abundância de moças

Se vendendo à prestação,

Dia e noite, noite e dia,

Uma dose de orgia

Amplifica a ilusão.

VI

Minha amiga Jane Mary

Me disse no Sudoeste

Que ela só gosta mesmo

De homens lá do Nordeste,

Pois, na hora da furunfa,

Eles dão muita bufunfa

Porque são cabras da peste.

VII

Enquanto seu senador

Alega que é garanhão

E o deputado do povo

Afirma que é gostosão,

Falando em sentido inverso,

O raio X do Congresso

Mostra outra dimensão.

VIII

Pois não é que o raio X

No mesmo instante filmou,

Na hora que a deputada

Com sua bolsa passou,

Junto a um bolo de dinheiro,

Maço de cigarro e isqueiro,

Um potente vibrador.

IX

Dimensão avantajada,

Porém não descomunal,

Estava bem enrolado

Num enfeite de natal,

Desejando dia feliz,

Dizendo que este é um País

De porte continental.

X

E, pra surpresa de todos,

Um dia antes do recesso,

Na portaria do Senado,

Reformador do Congresso,

Um vetusto senador

Carregava um vibrador

Com a frase “Ordem e Progresso”.



Miguem Lucena é natural de Princesa Isabel na Paraíba. Atualmente é delegado de polícia em Brasília.

NOVAS FOTOS INTERESSANTES





quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

A BOBAGEM DO MAJOR FÁBIO


Esta semana o deputado federal Major Fábio utilizando o microfone de apartes do plenário, solicitou ao presidente daquela Casa, que colocasse em votação o projeto de lei nº 91, que diz respeito a segurança pública e aos policiais. Na ocasião ao se referir as colocações do ministro da Justiça Tarso Genro de que a Força Nacional poderia agir em qualquer estado da Federação, caso existisse necessidade, o major num corporativismo inexplicável soltou a seguinte pérola: “Nos estados quem cuida da segurança pública são as policias militares e corpos de bombeiros”. Vai ver na ótica do major-deputado às policiais civis cuidam de saúde ou quem sabe de educação. Vá entender.

AVENIDA MINAS GERAIS

Aqui ontem cometi um erro ao informar que a Avenida Minas Gerais estava sendo preparada pela Prefeitura como alternativa para quem desce no sentido praias/cidade e que a mesma passava ao lado do Hospital de Traumas. Na verdade tal avenida vai atender no sentido centro/praia e passa ao lado do Cemitério Senhor da Boa Sentença e vai terminar já depois da Justiça Federal terminando na BR 230. A citada via está sendo asfaltada e colocado semáforos em todos os cruzamentos. Será com certeza uma grande alternativa principalmente para aqueles que residem no Bessa, Intermares e Cabedelo. Já a Avenida Espírito Santo que hoje tem sentido duplo, vai ser alternativa para descer no sentido praia/centro.

OS ADVOGADOS QUEREM SER DESEMBARGADOR

A fila para desembargador já vai bem grande com quase vinte nomes de advogados inscritos para o certame. O que mais chama a atenção é o grande numero de advogados trazendo depois dos sobrenomes ilustres o tal “Junior” ou “Filho”, ou seja, na verdade se estaria votando nos pais desses desconhecidos candidatos. A propósito, comprovando que se trata de um jogo com cartas marcadas, o governador já liberou o segundo secretário de Estado para concorrer, para assim não ter nenhum surpresa vinda das urnas e pelo menos um deles figurar na chamada lista sêxtupla e conseqüente na lista tríplice, quando se dará a escolha pelo próprio. Na verdade alguns candidatos, bem como os advogados-eleitores estarão perdendo tempo em tal pleito e como não tenho tempo a perder, me recuso a votar em tal certame. E nem adianta pedir o voto. Tenho dito.

TIÃO LUCENA

O sempre atuante Tião Lucena repercutiu no blog que leva o seu nome, o comentário que fiz aqui sobre o gordo Natal dos nossos parlamentares, que com a tal verba indenizatória, independente dos robustos salários e outras gratificações, levaram juntos para suas respectivas casas a bagatela de R$ 179.964,93. Vale registrar um comentário de um leitor de Tião a respeito de Efraim Moraes, tendo escrito tal leitor que é com tal dinheiro que ele Efraim todo final de ano oferece em sua mansão, farto café da manhã para alguns jornalistas e radialistas que de bocas e barrigas cheias não divulgam nada contra o dito cujo. Pois é, faz sentido..

ESCREVE A LEITORA FÁTIMA PESSOA

A propósito do texto aqui publicado sobre a entrevista do prefeito Ricardo Coutinho que explicou a questão do viaduto sobre a Epitácio Pessoa e sobre a intenção do governador em promover uma segunda festa no Réveillon como uma verdadeira provocação e um desrespeito ao dinheiro público, bem como sobre a adesão dos Democratas ao seu projeto do prefeito, recebi da leitora assídua deste modesto espaço a contista e historiadora Fátima Pessoa, o comentário que reproduzo na integra: “Pedro, esse Prefeito RICARDO COUTINHO, é nota MIL,apesar de não ter origem em berço de ouro, não ter vindo de nenhuma oligarquia política,mas tem demonstrado em toda a sua vida pública coerência, firmeza nas decisões e tudo pautado na consciência que esse homem simples tem de sua missão que o povo de João Pessoa delegou a ele. E olha, ele tem aquele perfil tranquilo de uma serenidade mesmo quando o tempo parece que vai descer um dilúvio ou os gigantes da política paraibana o atacam, ele mantém o mesmo discurso tranquilo e ao mesmo tempo corajoso. E que certamente ficará na história da Paraíba como um dos melhores gestores públicos. Feliz Natal para Você e família”.

BRIGA SEM FUTURO

Com a saída de Aguinaldo Ribeiro que assumiu a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura da Capital, o suplente Ricardo Barbosa assumiu a vaga que vem sendo questionada pelo também suplente Ariano Fernandes, que alega que Ricardo tendo deixado o PSDB e se filiado ao PSB teria perdido a condição de suplente do partido tucano. O fato é que Aguinaldo só ficará em tal Pasta até março quando obrigatoriamente terá que sair, já que é candidato a reeleição. Agora e durante todo mês de janeiro o nosso Parlamento estará em recesso, ou seja, até Ariano obter algum resultado na Justiça, o seu direito já terá deixado de existir. Que mal pergunte o que leva um parlamentar a se licenciar do mandato, para assumir uma secretaria municipal por três meses?

Esta coluna é publicada em quatro portais.

MAIS FOTOS INTERESSANTES




quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

O GORDO NATAL DOS PARLAMENTARES

A falta de regras mais criteriosa para aplicação das chamadas verbas indenizatórias acabou levando alguns dos nossos parlamentares a literalmente enfiarem a mão na jaca - ou seria melhor na grana? O fato é que mesmo ilegalmente a Câmara e o Senado pagam aos parlamentares uma tal verba indenizatória para cobrir algumas despesas, extras parlamento, no valor total mensal de R$ 15 mil, porem a verba é tão sem sentido e cobertura legal que alguns parlamentares se recusam terminantemente a recebê-la, o que infelizmente não acontece com nenhum dos nossos parlamentares que usam tal verba sem nenhum pejo e por ser final do ano, para não perder o acumulado de outros meses, até passam do limite previsto, tendo alguns sacado neste mês de dezembro a bagatela de R$ 40 mil, alegando despesas com pesquisa e divulgação do seu mandato.A seguir os valores de cada parlamentar: No Senado Federal ficou assim: Efraim Moraes R$ 24.459,00, Roberto Cavalcante apenas R$ 700,00 e com relação Cícero Lucena não aparece nenhuma despesa, porém como o mês ainda não terminou é possível que o mesmo ainda venha a receber.Vou acompanhar e se for o caso, posteriormente será divulgado aqui.

O GORDO NATAL DOS PARLAMENTARES II

Já na Câmara Federal a brincadeira não foi muito diferente: Efraim Filho sacou R$ 40.145,91 repetindo assim o seu pai o senador Efraim Moraes, que em dezembro do ano passado recebeu mais de R$ 40 mil, Vital do Rego Filho recebeu R$ 26.635,93, Wilson Santiago recebeu R$ 25.823,21, Marcondes Gadelha R$ 18.256,79, Manoel Junior R$ 14.947,58, Armando Abílio R$ 11.819,00, Damião Feliciano R$ 11.459,82, Major Fábio R$ 6.666,83, Padre Luiz Couto R$ 6.459,00, Rômulo Gouveia que no início do mandato se negava a receber tal verba, agora pensa diferente e sacou R$ 4.210,98, Wilson Braga R$ 2.719,49, e Wellington Roberto que no passado também não recebia, recebeu este mês de verba indenizatória R$ 1.911,59. A propósito, quem souber de algum escritório político na Paraíba, de alguma pesquisa ou mesmo de alguém que tenha recebido para divulgar os trabalhos desses parlamentares, por favor, cartas para esta coluna.

OS FELIZES NOMEADOS PARA A CÂMARA MUNICIPAL

A propósito do comentário que este aprendiz fez ontem aqui, sobre o não pagamento do 13º dos servidores da Câmara Municipal de João Pessoa, por conta do inchaço da folha na Casa de Napoleão Laureano, chegou as minhas mãos, através de um servidor - que pediu por motivos óbvios pediu para não ser identificado, uma relação contando com 454 nomes de felizes apadrinhados de políticos, ocupantes de cargo em comissão, existindo ainda mais 482 requisitados sem falar nos 180 do quadro efetivo. Na lista constam nomes de ex-vereadores, filhos de vereadores, filho de conhecido colunista social, radialistas, filho de um diretor da Emepa, dois parentes de um deputado do PMDB e alguns sobrenomes bem conhecidos, como Bezerra Cavalcante, Arroxelas, Farias e outros. O presidente Durval Ferreira deve rezar muito, para que essa turma toda não invente de um dia ir trabalhar no minúsculo prédio do Legislativo Mirim.

A ENTREVISTA DE RICARDO COUTINHO

O prefeito Ricardo Coutinho concedeu ontem polêmica e interessante entrevista ao jornalista Alex Filho e respondeu a diversas perguntas feitas pelo mesmo. A propósito da via ligando a Beira Rio a Ruy Carneiro com um viaduto sobre a Avenida Epitácio Pessoa que o governador pretende construir, disse o prefeito que para tal não existe nem projeto nem o propagado recurso e se o governador realmente estivesse interessado em desafogar o nosso trânsito, poderia, por exemplo, fazer mais uma via de acesso para o Altiplano do Cabo Branco, que a Prefeitura já vai construir no próximo ano, ou um viaduto na entrada do Bairro do Geisel, considerando o intenso trafego hoje ali existente. Disse ainda que de fato existe apenas uma maquete ainda do governo anterior, porém o então secretario de obras do Estado naquela oportunidade foi convencido pelos técnicos da Prefeitura, que tal obra não atenderia em nada a nossa cidade, tendo então o governo Cássio desistido de tal idéia, que ressurge agora apenas por pirraça e de forma eleitoreira.

A ENTREVISTA DE RICARDO COUTINHO II

Sobre a Festa do Reveillon que Alex Filho classificou como “Festa da Discórdia” disse o prefeito, que é mais outra questão mesquinha, uma brincadeira com o dinheiro publico, sem pensar o governador nas conseqüências, ou seja, o caos no trânsito, a poluição sonora com a realização de duas grandes festas e a insegurança dos populares. Falou ainda, que enquanto o Estado está parado a Prefeitura entregou centenas de salas de aulas e cinco mil casas, devendo entregar outras cinco mil. Por fim, indagado se o apoio dos Democratas não seria uma incoerência, o prefeito não se fez de rogado e respondeu que apoio não se rejeita e quem vem para a aliança tem que obrigatoriamente se adequar àquele que pretende chegar ao poder. Dizendo ainda, que se o DEM manifestasse o desejo de apoiar ele José Maranhão, o mesmo com certeza entregaria ao partido a metade do seu governo. O prefeito pegou pesado.

A AVENIDA MINAS GERAIS

Por falar em desafogar o trânsito, quem passa pela Avenida Minas Gerais que começa ali por trás do Hospital de Traumas e termina já vizinho ao Cemitério de Santa Catarina, percebe que a Prefeitura já asfaltou quase toda aquela via e que tal pode perfeitamente desafogar a Epitácio Pessoa, principalmente para aqueles que residem no Bessa, Intermares e Cabedelo, que a partir de agora, apenas respeitando alguns cruzamentos preferenciais, podem seguir sem atropelos até o centro da cidade e vice-versa.


MERCADANTE: CIRO PEGOU O PAU DE ARARA ERRADO


O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) sempre foi taxado de preconceituoso e agora com a sua mais nova declaração tal pecha realmente se confirmou. Mercadante criou uma minicrise ontem entre os partidos aliados ao Palácio do Planalto, pois numa entrevista veiculada pela Rádio Jornal, de Recife (PE), o petista sugeriu que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) fique fora da disputa presidencial, optando por concorrer ao governo de São Paulo. "Dizem que ele não é de São Paulo. Não. Ele nasceu em Pindamonhangaba [145 km a Nordeste de São Paulo], só que pegou o pau de arara na direção errada. Um monte de gente veio para São Paulo e ele foi para lá [Ceará]",alfinetou com se todos os nordestinos só usassem esse precário meio de transporte.


GOVERNO DEFINE NOVO MÍNIMO R$ 510


O governo federal definiu em R$ 510 o novo valor do salário mínimo, que passa a vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano. Isso equivale a um reajuste nominal de 9,68%. Há, portanto, a concessão de aumento real, estimado em 6%. A decisão foi tomada hoje em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento).O impacto do novo mínimo de R$ 510 nas contas da Previdência será de cerca de R$ 4,6 bilhões em 2010. Se fosse de R$ 507, ficaria em R$ 4 bilhões, segundo dados do governo. Cada R$ 1 de aumento real representa cerca de R$ 200 milhões a mais nas despesas do INSS.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PLACA ALTERADA COM ERRO AJUDA A PRENDER LADRÃO

GOVERNO DEFINE VALOR DO NOVO MÍNIMO

O governo federal definiu em R$ 510 o novo valor do salário mínimo, que passa a vigorar dentro de dez dias, em 1º de janeiro do próximo ano. Isso equivale a um reajuste nominal de 9,68%. Há, portanto, a concessão de aumento real, estimado em 6%. A decisão será tomada hoje em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento). Teoricamente, poderá haver mudanças, mas a tendência é Lula optar por esse valor e não o de R$ 507, calculado com base nas novas regras de aumento do salário mínimo e incluído no projeto de Orçamento para 2010 em votação no Congresso. O impacto do novo mínimo de R$ 510 nas contas da Previdência será de cerca de R$ 4,6 bilhões em 2010. Se fosse de R$ 507, ficaria em R$ 4 bilhões, segundo dados do governo. Cada R$ 1 de aumento real representa cerca de R$ 200 milhões a mais nas despesas do INSS.

FOTOS INTERESSANTES




JUSTIÇA SOLTA ASSALTANTES E SECRETÁRIO REAGE


A Justiça concedeu alvará de soltura para três dos presos acusados de tentar assaltar a agência do Banco Real em Teresina, crime que ocorreu há 10 dias. O juiz Antônio Soares, da 8ª Vara Criminal, autor da decisão, informou que assinou o alvará de soltura baseado na capitulação que prevê o pagamento de fiança, diante da subjetividade da vida pregressa dos presos e considerando que não houve violência. “Na realidade foi uma tentativa de furto”, disse o juiz.

“Fico Puto. Esse é o nosso presente de Natal”, declarou indignado o secretário de segurança Robert Rios Magalhães(foto à direita), em entrevista ao Jornal do Piauí (apresentado por Amadeu Campos), após receber a notícia da soltura. “Os bandidos estão dando um show no Brasil, ele estão dominado o país”, continuou.

“Eles são marginais perigosos, todos de fora do Piauí. A polícia consegue esse mérito (no momento do assalto, de prender os bandidos tanto os que estavam no banco como os que estavam no hotel... Eles estavam com fuzil, com escopeta”, desabafou Robert Rios.

Na entrevista por telefone, o secretário de segurança ainda protestou: “A polícia passa fome, passa sede, corre risco de vida para prender os bandidos. E depois a justiça solta”. E sugere: “Que a justiça ensine a gente a prender. Se a gente não está sabendo, a gente quer aprender. Temos é que chamar os deputados, os senadores, para dar mais ferramentas para a Justiça", completou.

O trabalho da polícia – recapitulando o crime
Agentes da Comissão Investigadora do Crime Organizado – CICO prenderam, com a ajuda do Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE, durante a madrugada de domingo (06/12), entre meia noite e 1 hora, oito acusados de tentar assaltar uma agência do Banco Real, no Centro de Teresina.

Tudo começou quando o alarme da área dos caixas eletrônicos disparou discretamente na empresa de segurança responsável pela proteção do prédio do banco. Foi ai que a polícia militar foi avisada e o flagrante aconteceu.

Quando os policiais chegaram, os bandidos estavam arrombando os caixas eletrônicos da agência. Antes da prisão em flagrante houve perseguição no centro de Teresina, após a tentativa de fuga dois deles.

Durante a ação, a quadrilha de arrombadores formada por membros da Paraíba e Goiás, estava dividida em três veículos que foram apreendidos e levados para a CICO

portal az

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

PARAÍBA PROPRIEDADE DE POUCOS

A Paraíba há muito necessita de uma oxigenação na sua área política, ou seja, sangue novo com novas praticas e com visões mais atualizadas, porém parece que tal ainda vai demorar muito para acontecer, pelo menos se depender de algumas famílias que se julgam donos de nossa terrinha, como os Lucena, Maranhão, Moraes e Cunha Lima, que se aboletaram no poder há décadas e que não querem largar de jeito nenhum, sendo certamente por conta de tal costume que o nosso Estado amargar a lanterninha em quase todos os índices de desenvolvimento humano, sendo hoje um dos Estados mais pobres da Federação. Tal introdução ocorre em razão do nosso atual governador, manifestar o desejo de governar a nossa terra pela quarta vez, bem como em razão do que ex-deputado Ivandro Cunha Lima, já em idade bem avançada manifestar o desejo de se candidatar a uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa.

PARAÍBA PROPRIEDADE DE POUCOS II

Conforme informações Ivandro pretende substituir Arthur Cunha Lima que mesmo com uma obscura passagem pelo nosso Legislativo estadual iria buscar uma vaga na Câmara Federal, substituindo assim o primo Ronaldo que se viu obrigado a renunciar ao mandato e finalmente Cássio iria sentar numa confortável cadeira de senador, sem falar que já pretende lançar o filho Rodrigo que jamais dirigiu uma simples bodega, como prefeito de Campina Grande. Como se observa os mesmos agem como se fossem senhores absolutos de tais mandatos, ou seja, como se fosse a Paraíba uma capitania hereditária e que os mandatos devessem passar de aos para filhos como um verdadeiro reinado. O povo da Paraíba precisa se libertar desse cabresto imposto há décadas pelas nossas elites, pois afinal de ocntas não somos escravos de ninguém.

SERRA E DILMA

Formada a composição das chapas com o titular e vice que pretendem disputar a presidência em 2010, A Istoé/Vox populi, divulga pesquisa em que José Serra aparece com 44%, Dilma com 21% e Marina Silva com 10%. Mesmo Aécio já tendo desistido da disputa, colocado o seu nome como opção o quadro ficou assim: Aécio COM 35%, Dilma com 21% e Marina com 13%. Já numa terceira hipótese entrando Ciro Gomes pelo PSB o quadro ficou assim: Serra 38%, Dilma 20%, Ciro 125 e Marina Silva 9%. Pelo visto o presidente Lula vai ter que correr muito com a sua candidata.

NOTA DOS SINDICATOS DOS FISCAIS DE TRIBUTOS

Ninguém entendeu a nota do Sindicato Auditores Fiscais do Estado da Paraíba publicada no último domingo num dos jornais do Estado. Em tal nota o Sindicato informa que estaria existindo interferências políticas com relação ao trabalho dos mesmos o que poderia ocasionar prejuízos a categoria a própria sociedade. Ora, os auditores são subordinados ao governo do Estado e óbvio só alguém vinculado ao governo poderia realizar tal ingerência e, portanto o Sindicato faria um grande bem a todos informando o nome de tal figura, principalmente passando todas as informações ao Ministério Público, pois apenas uma nota sem nominar o desonesto político é muito pouco.

ABÍLIO QUER DISTÂNCIA DE EFRAIM

O deputado Armando Abílio que preside o PTB na Paraíba, disse não se importar com a entrada dos Democratas na aliança ao Ricardo Coutinho, porém deseja uma distancia asséptica do presidente da legenda o senador Efraim Moraes, cuja pessoa não suporta. Para justificar o seu verdadeiro desprezo ao senador, ainda arremata: “Não voto em Efraim nem amarrado”. Efraim com um aliado desses na mesma base, nem vai precisar mais de inimigos.

RICARDO: NÃO VOU DEVOLVER VERBA


Em entrevista ontem o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) rebateu a decisão do Tribunal de Contas sobre devolução de verba do Fundeb que teria sido desviada para as obras da Estação Ciência. O prefeito que teve as suas contas aprovadas pelo mesmo Tribunal de Contas, se mostrou muito tranqüilo e até brincou, tendo em tom irônico rebateu o advogado que vai entrar com ação no STJ pedindo a sua cassação e disse: “Estou morrendo de medo”. Ricardo afirmou que o fato se trata de um factóide arrumado e está tranqüilo porque não houve desvio de dinheiro. “Não vou devolver dinheiro algum porque nunca tirei dinheiro da prefeitura”, enfatizou Coutinho.

RICARDO: NÃO VOU DEVOLVER VERBA II

Segundo Ricardo, o próprio Tribunal de Contas do Estado orientou que a PMJP fizesse apenas um remanejamento de contas, devido a verba oriunda do Fundeb só poder ser aplicada em obras voltadas para educação. Pois é, tinha um bocado de gente que estava torcendo para que as contas do prefeito fossem reprovadas e como tal não deu, logo inventaram esse pseudo desvio na aplicação do recurso do Fundeb, que pela calma do prefeito, parece ser mais um factóide criado pelos seus adversários.

CÂMARA NÃO PAGA 13º DOS SERVIDORES

Os funcionários da Câmara Municipal da Capital devem passar um dos piores finais de ano de suas vidas, pelo menos se depender da boa vontade do seu presidente Durval Ferreira, que com o seu atropelado projeto de reeleição a todo custo, encheu aquela Casa de Leis de muita gente comissionada e agora se encontra em dificuldades para honrar o 13º .Pior é saber que mesmo agindo assim, Durval sonha em ser candidato a vice de Ricardo Coutinho ou mesmo deputado federal. Vai esperar sentado, pelo menos se depender dos maltrados servidores.

ESCREVE O LEITOR JOÃO PAULO

O antenado leitor que se identifica como João Paulo, escreveu: “Meu querido Pedro mais um fez a novela PSDB continua e vai pro ano que vem será que termina este muido besta? E ficamos aguardando quem vai sair chorando desta novela? Cássio ou Cícero?. Só sei que toda a Paraíba aguarda calada este desfecho,enquanto isso Efraim e Ricardo estão em plena campanha pelo sertão.Sim sem esquecer pedro aqui em campina grande já se ver comentários de chapa formada que seria RICARDO governador EFRAIM vice CASSIO senador NEY senador.Então ficaria assim RICARDO CASSIO E NEY! Ou seria RICARDO CASSIO E EFRAIM deixo pra vc me responder isso????.

ESCREVE LEITOR II

Meu caro João Paulo, como já informei ontem, Cássio se encontra preso a fidelidade partidária e o seu partido tem como candidato a presidência José Serra e o PSB de Ricardo o candidato Ciro Gomes, dessa mata jamais vai sair coelho, ou seja, a montanha vai parir um rato, pois depois de muita mídia o que é sempre muito bom para o político, Cássio candidamente dirá que irá marchar com o seu partido, ou seja andará perfilado com os tucanos. Sendo assim o resultado bom para Cícero que gratuitamente irá vender o seu peixe por meses no horário político e ainda se terá um palanque no nosso Estado para Serra. Penso ter respondido a sua pergunta João Paulo.

Esta coluna é publicada diariamente em quaro portais.

CORRUPÇÃO CONTAMINOU O PT


O deputado fluminense Antonio Carlos Biscaia escolheu o PT para ser seu partido porque enxergava na legenda uma exceção no que diz respeito à preocupação com a ética na política. No dia 7 de dezembro, na entrega do Prêmio Congresso em Foco, a TV Congresso em Foco encontrou, porém, um deputado que se revelava desgostoso. Em entrevista exclusiva, Biscaia constatou que a corrupção e a falta da ética na política são mazelas que perpassam todos os partidos, o PT inclusive.

A pergunta feita a Biscaia era sobre o recém descoberto mensalão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido). Questionava-se como o eleitor analisaria o tema nas eleições do ano que vem diante do fato de que havia uma denúncia de mensalão para cada um dos principais partidos e forças na disputa pela sucessão do presidente Lula. Biscaia, que recebia naquela noite o diploma por ter sido considerado pelos jornalistas que cobrem o Congresso o deputado que mais combate a corrupção, foi duro na resposta.

“A corrupção contamina todos os partidos. Lamentavelmente, o PT também”, disse Biscaia. “Eu, que vim para o PT pela questão ética, ele também foi contaminado”. Para o deputado do Rio de Janeiro, o discurso da defesa da ética, que muitos partidos empunharam, desmoralizou-se, revelou-se falso. Biscaia avaliou que a “mãe de todas as corrupções” é a corrupção eleitoral. Questões como caixa dois nas eleições, avalia o deputado, precisam ser duramente combatidos. “Enquanto isso não for enfrentado com vigor, vai ser muito difícil avançar”, comenta.

Outro ponto destacado por Biscaia são os recorrentes escândalos que envolvem a elaboração do orçamento da União. Essa lei, que deveria ser a mais importante a ser votada a cada ano, acaba se tornando sempre um espaço para desvios, manipulações e corrupção.

Congresso em Foco

TAM ADQUIRE PANTANAL AÉREA


A companhia aérea TAM informou nesta segunda-feira (21) ter comprado 100% da concorrente Pantanal, por R$ 13 milhões.

A conclusão da operação depende de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do cumprimento de "determinadas condições" que não foram especificadas pela companhia.

Com a aquisição, a TAM abre vantagem na liderança das companhias aéreas brasileiras. Em novembro, a companhia detinha 43,93% do mercado nacional de aviação, pouco mais de 1 ponto percentual a mais que a Gol/Varig, com 42,25%, segundo dados da Anac.

Fundada em 1993, a Pantanal opera uma frota de seis aeronaves, com voos entre as cidades de São Paulo, Araçatuba (SP), Bauru (SP), Juiz de Fora (MG), Marília (SP), Maringá (PR) e Presidente Prudente (SP).

G 1

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

ATÉ TU POETA RONALDO?

Chega à informação de que Ronaldo Cunha Lima, mesmo ferindo a lei estaria abocanhando mensalmente, três gordas aposentadorias, ou seja, como promotor de Justiça, atividade que jamais exerceu, de ex- governador do Estado e de deputado estadual. Se verdadeira tal informação fica definitivamente comprovado que a política muda muito as pessoas, até mesmo os poetas como Ronaldo se deixam atrair pelo vil metal em detrimento da própria biografia, que se encontra agora irremediavelmente chamuscada. Cuidado poeta.

UNIDADE EM SINFONIA


Enganam-se aqueles que imaginam que o povo despreza a musica, a arte a e a cultura. Convidado estive sábado no Teatro Paulo Pontes para assistir o espetáculo de dança denominado “Unidade em Sinfonia”, evento da Fundação Espaço Cultural, que tem como presidente Mauricio Burity que deu todo apoio ao belíssimo espetáculo que superlotou aquele teatro. Além do bom trabalho da diretora artística da Funesc Lis Albuquerque é de se louvar o trabalho sério e competente da diretora geral da escola de dança Zeth Farias e de sua filha Lilian Farias, que é responsável pela coreografia. No programa distribuído na estrada do teatro, além da ordem das apresentações dos grupos de dança, uma pagina foi dedicada ao maestro Joaquim Pereira um dos fundadores da Orquestra Sinfônica, tendo duas de suas musicas: “Os Flagelados” e “Paraíba Moderna” executadas antes do espetáculo. No texto este aprendiz de digitador, teve o seu nome registrado como autor da biografia do citado maestro.


O VIADUTO DE MARANHÃO


A mais nova briga do pedaço diz respeito à construção de uma via ligando a Beira-Rio a Ruy Carneiro com um viaduto atravessando a Avenida Epitácio Pessoa, prometida pelo governador José Maranhão. A propósito, no último sábado o jornalista Rubens Nóbrega trouxe a opinião de um abalizado técnico João Ronaldo Lemos Sarmento, engenheiro aposentado com vario cursos na área, que revela numa correspondência que tal obra seria muito boa para o nosso congestionado transito, bem como para urbanização do Rio Jaguaribe. Com relação ao Rio Jaguaribe a informação é procedente, já com relação à solução para o trafego a duvida persiste, pois se as três vias citadas sofrem de excessos de veículos, de que adiantará tirar os carros de uma dessas vias e transferir para outra já superlotada? Não seria mais racional com tais recursos se construir uma nova via ligando a cidade ao litoral?


O DISPUTADO REVEILLON


João Pessoa vai se tornando a cidade mais festeira do mundo, pelo menos se depender do nosso prefeito Ricardo Coutinho e do governador do Estado, José Maranhão que disputam quem realizará a melhor e a maior festa do Réveillon, abusando de nossa paciência e do dinheiro publico. O difícil é saber como um litoral tão pequeno vai suportar duas festas de tal porte, sem falar no caos que irá acontecer no trânsito da cidade. Tradicionalmente a organização da festa do Réveillon sempre foi de responsabilidade da Prefeitura e, portanto se existe alguma birra a mesma parte do governador que cisma em fazer tal festa em cima daquela já existente. Se tal festa não é para procurar atrito com o prefeito Ricardo Coutinho, que tal fazê-la brindando a população de Intermares na cidade de Cabedelo ou lá no litoral do Conde? Fica a sugestão, que servirá inclusive para medir força, se é isso que está em jogo.


RUY CARNEIRO O APAGA CHAMAS



Por falar em intriga entre José Maranhão e Ricardo Coutinho, quem anda se dispondo para acalmar os ânimos entre o peemedebista e o socialista é o tucano Ruy Carneiro, que pretende que os mesmos façam as pazes de qualquer jeito. Além do fato de querer aparecer com tal proposta, alguém poderia informar o que tem Ruy Carneiro com tal briga e qual a relação de amizade e influencia que o mesmo tem com o governador José Maranhão e e com o prefeito Ricardo Coutnho?

CÁSSIO JAMAIS FALARÁ

Quem estiver esperando o ex-governador Cássio Cunha Lima se manifestar sobre apoio a candidatura de Ricardo Coutinho, terá que esperar até o juízo final, pois o mesmo jamais abrirá a boca com tal propósito, em virtude de ser obrigado a fechar com o seu partido o PSDB, que tem candidato a presidência e, portanto terá que ter palanque em cada estado da Federação. O fato é que Cícero Lucena mesmo que contasse apenas com o seu voto – o que não é o caso – jamais abrirá mão de sua candidatura, pois em 2010 além do palanque para o candidato Serra, estará tranqüilo, pois ainda contará com quatro anos de mandato como senador e terá generosos e gratuitos espaços no horário eleitoral para “vender o seu peixe” para 2014 quando disputará a reeleição para o Senado ou quem sabe até mesmo o governo do Estado, em melhores chances do que agora. Ou seja, tudo indica que a candidatura do tucano é de brincadeirinha.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PB

CÁSSIO CONVERSA COM CÍCERO

Quem esperava uma declaração bombástica do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), ficou realmente frustrado pois a indefinição sobre o seu posicionamento para 2010 continua. Ontem o mesmo colocou mensagem no seu twitter, dizendo que já tinha conversado com o seu colega de partido e pré candidato ao governo, o senador Cícero Lucena e que teria sido uma conversa amigável, porém não revelou os detalhes. De acordo com a mensagem de Cássio, o deputado Rui Carneiro também participou do encontro. Já o senador Cícero Lucena declarou que continua com sua candidatura ao governo do Estado pelo PSDB em 2010. Ou seja, não decidiram nada, apenas amenidades.

ROBERTO CAVALCANTE TAMBÉM ESTÁ COM RICARDO

Mesmo se dizendo bastante agradecido ao governador José Maranhão que lhe deu de presente um mandato de quatro anos como senador, Já que ele Roberto Cavalcante só contava com o próprio voto, o mesmo ao tomar conhecimento de que o seu partido o PRB havia fechado com Ricardo Coutinho para 2010, não se fez de rogado e spaecou: “José Maranhão que me perdoe porém terei que seguir a orientação do meu partido e portanto vou também de Ricardo em 2010”. Muy amigo!!!!

AS PERALTICES DOS NOSSOS DEPUTADOS

Há muito tempo esta coluna solitariamente vem criticando o nosso poder legislativo o seu sempre ausente presidente Arthur Cunha Lima, inclusive pedindo ao Ministério Público e Tribunal de Contas que averiguassem comentadas irregularidades que ocorrem ali na Casa do Povo, Agora, confirmando a desconfiança desse eterno aprendiz de digitador, os mesmos dão sinais claros das muitas falcatruas ali existentes, pois mesmo passando para o povo que estão sempre brigando na hora de dividir os muitos mimos, marcham sempre juntos, pois muitas das brigas ali ocorridas servem apenas vender jornal, ou seja, é puro teatro mambembe. Os ditos cujos, sem demonstrarem nenhum constrangimento decidiram o impensável, que mesmo percebendo cada um por mês a bagatela de R$ 100 mil, nós contribuintes otários temos ainda que pagar, consultas médicas, cirurgias e operações para eles. Dói em nós como unha encravada.

PONTO FACULTATIVO NO ESTADO E NA PREFEITURA

O governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa anunciaram nesta sexta-feira (18) o ponto facultativo nas vésperas de Natal e Ano Novo. As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo da Paraíba terão ponto facultativo na véspera de Natal e do Ano Novo, devendo ser preservados o funcionamento dos serviços essenciais. A informação é do secretário de Estado da Administração, Antonio Fernandes Neto, que editou portaria nº 402/SEAD, que foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 18, disciplinando o horário de expediente. Na verdade não existe nada de novo, pois tais liberações sempre existiram.

POLÍCIA VAI RETOMAR GREVE

Indignado o presidente da Associação dos policiais Civis Flávio Moreira, disse ontem: ”O governador pode fazer outras categorias de palhaço, mas a polícia não”. A declaração deu-se por conta da falta de definição e a falta de atenção da gestão de José Maranhão com a Polícia Civil. Ontem estava prevista uma reunião com os representantes do Estado e a polícia civil, mas um dos secretários teria ficado doente e cancelou o encontro. Desta forma, a categoria manteve o que foi acordado na última assembleia, ou seja, a greve volta a partir da próxima quarta-feira. Aqui na coluna - sem querer ser advogado do diabo de ninguém – este aprendiz já tinha anunciado que tal descaso iria acontecer, ou seja, que o governador estava literalmente “empurrando o problema com a barriga” e que não tinha intenção de conceder reajuste nenhum, não e não mesmo. É uma pena.

GOVERNO PROMETE REAJUSTAR SALÁRIO MINIMO PELA INFLAÇÃO

O governo promete que a partir de agora o reajuste do salário mínimo até 2023 será calculado pela inflação do ano anterior, mais o índice de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Para o ano que vem, o aumento previsto para o mínimo é de 8,72% - 3,47% da inflação e 5,1% do crescimento do PIB de 2008. Isso daria um mínimo de R$505,55. Ainda não há previsão para como fazer para obter ganho real (percentual acima da inflação do ano anterior) nos casos em que o PIB for negativo, como o que pode ocorrer neste ano. Antes tarde do que nunca.

RUBINHO VAI AO ESPAÇO

A indústria do turismo espacial vai de vento em popa, tanto que o empresário inglês Richard Brenson apresentou a espaçonave com a qual pretende realizar viagens ao espaço. A nave se chama SpaceShipTwo, tem um tamanho de um jatinho, com capacidade para dois pilotos e seis passageiros e espera levar turistas já em 2011 a uma distancia de 110 quilômetros da terra . As passagens já podem ser reservadas e custam 200 000 dólares. O nosso piloto Rubinho Barriechello já reservou o seu lugar e vai à viagem que dura duas horas e meia, com direito a cinco minutos de ausência de gravidade. Oxalá que pelo menos dessa vez Rubinho chegue entre os primeiros.

AÉCIO DESISTE DA PRESIDÊNCIA

O tucano de alto coturno Aécio Neves anunciou ontem que não disputará a Presidência da República nas eleições de 2010. A decisão praticamente sela a candidatura de Serra como o nome da oposição na sucessão do presidente Lula. "Deixo a partir deste momento a condição de pré-candidato do PSDB à Presidência da República, mas não abandono minhas convicções e minha disposição para colaborar, com meu esforço e minha lealdade, para a construção das bandeiras da Social Democracia Brasileira", afirmou Aécio. O fato é que Aécio Neves vinha levando couro em todfas as pesquisas para o seu companheiro José Serra governador do Estado de São Pulo, razão pela qual ele Aécio resolveu disputar uma das vagas de senador por Minas Gerais.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais.

SALÁRIO MINIMO TERÁ REAJUSTE REAL ANUAL



O governo definiu que o reajuste do salário mínimo até 2023 será calculado pela inflação do ano anterior, mais o índice de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Para o ano que vem, o aumento previsto para o mínimo é de 8,72% - 3,47% da inflação e 5,1% do crescimento do PIB de 2008. Isso daria um mínimo de R$ 505,55.

Ainda não há previsão para como fazer para obter ganho real (percentual acima da inflação do ano anterior) nos casos em que o PIB for negativo, como o que pode ocorrer neste ano.


Portal Terra

MOSTRA OS SEIOS E É ATROPELADA


Depois de uma noite de bebedeira, a neozelandesa Cherelle Dudfield, de 18 anos, decidiu fazer uma aposta com os amigos e mostrar os seios para os motoristas que passavam por uma movimentada rua de Wellington, na Nova Zelândia.

Na brincadeira, a jovem acabou sendo atropelada por um dos veículos, de acordo com reportagem do jornal "The Southland Times". Apesar do susto, ela não teve ferimentos graves.

Levada a um hospital, Cherelle foi multada por desordem pública. Depois do acidente, ela disse que "aprendeu a lição" e que não vai mais "ficar bêbada e fazer idiotices".

G1

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

TARSO DEFENDE PISO DE R$ 3.200 PARA POLICIAIS

O ministro Tarso Genro (Justiça) defendeu ontem a adoção de um piso salarial nacional de R$ 3.200 para policiais. Ele afirmou que sua pasta pretende investir R$ 900 milhões no ano que vem para complementar o salário de agentes do Estado do Rio e atingir o valor proposto.


De acordo com o ministro, o adicional será oferecido a todos os Estados onde o piso salarial é mais baixo.

Para receber a verba, o governador interessado deve enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa comprometendo-se a incorporar o valor ao salário até 2016.

Tarso afirmou que está tentando a inclusão da verba para o Rio de Janeiro na comissão na Câmara dos Deputados que discute o orçamento do ano que vem.

"Mesmo que não se consiga alocar todo o recurso, abrindo a janela já fica a possibilidade de suplementação orçamentária quando necessário", disse o ministro em evento na Cidade de Deus, favela da zona oeste do Rio.

O piso salarial no Rio é hoje de R$ 918 na Polícia Militar e cerca de R$ 1.500 na Polícia Civil. No Estado de São Paulo, o salário inicial da PM é de cerca de R$ 1.600. No caso dos policiais civis, o valor é de aproximadamente de R$ 2.180.


Verba do Pronasci

O Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), principal projeto do Ministério da Justiça na área da segurança pública, já distribui R$ 400 a cada policial que participa de cursos oferecidos.

O projeto sofre crítica por se basear principalmente na suplementação salarial de policiais -75% do gasto do programa tem essa finalidade. O seu orçamento é de pouco mais de R$ 1 bilhão.

"Essa [o aumento salarial] é a condição fundamental para que o Pronasci dê certo. Ele exige uma postura do policial que não é essa que está aí. Esses policiais do Pronasci devem estar preparados por cursos de formação", disse o ministro.

"[Os R$ 400] Não são suficientes, apenas melhoram. O salário do policial continua sendo altamente precário", acrescentou.

FENAPEF

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

PEC DOS AGENTES DE SAÚDE VAI SER PROMULGADA

O Senado Federal aprovou ontem mais de 40 projetos de lei, sendo alguns bem importantes como aquele dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias comemoraram cantando o Hino Nacional a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que abre caminho para a criação do piso salarial e plano de carreira da categoria, apontada pelos parlamentares como fundamental para a saúde pública do país. A PEC (54/09) vai à promulgação. Outra matéria enviada à Câmara nesta quarta-feira cria um limite para o aumento das despesas com pessoal e encargos da União (PLS 611/07- complementar). Os senadores também votaram e enviaram à sanção projeto (PLC 136/09) que recria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

VOTAÇÃO DA PEC 300

O deputado federal Lindomar Garçom (PV – RO) disse ontem que a PEC 300, que estabelece teto mínimo para policiais militares e Bombeiros militares em R$ 4.500, deve ser votada somente em fevereiro de 2010, logo após o retorno dos trabalhos na Câmara Federal.Segundo Lindomar Garçom, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB) já confirmou priorizar a votação da proposta nas primeiras pautas de votação do próximo ano. “Essa decisão foi devido ao baixo quorum na Câmara. Para não arriscar, preferimos adiar para um momento mais oportuno”, disse Garçom.
Garçom é membro titular desta Comissão Especial da Câmara que aprovou a proposta.

APOSENTADOS QUEREM EMENDAR PEC

Deputados pró-aposentados aguardam a edição da medida provisória, prometida pelo governo para até o final do ano e que vai reajustar em 2,5% acima da inflação as aposentadorias superiores ao salário mínimo, para apresentar uma série de emendas à matéria. O objetivo é aproveitar o fato de a MP trancar a pauta a partir de fevereiro para também votar um pacote de propostas que beneficiam os aposentados, mas que está parado na Câmara. Uma das propostas que podem virar emenda na medida provisória é o PL 01/07 (que reajusta as aposentadorias pelo índice de correção do salário mínimo). “Eu mesmo pretendo fazer uma emenda nesse sentido”, admite o deputado Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas. O parlamentar destaca ser contra “a política de reajuste diferenciado” promovida pela medida provisória.

AGUINALDO VAI ASSUMIR PASTA NA PREFEITURA

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) agendou para a próxima segunda-feira (22) sua posse na Secretária de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa. O deputado informou que sua posse não ocorreu ainda devido a votação do orçamento na AL. "Assim que a Assembléia votar a Lei Orçamentária Anual para 2010, da qual sou relator, pedirei o afastamento",ressaltou Aguinaldo fez questão de descartar qualqUer possibilidade de adesão ao governo do Estado. “ Tais boatos vão acabar quando eu assumir uma secretaria na gestão de Ricardo”, Concluiu.

PRB ADERE A RICARDO

O partido do senador Roberto Cavalcanti, PRB fechou aliança para a eleição de governador do prefeito Ricardo Coutinho. O Pastor Jutaí Menezes, presidente da legenda na Paraíba, ao deixar uma reunião com o prefeito ontem (16), confirmou aliança do partido ao projeto do PSB. È a décima legenda que se integra ao projeto do prefeito. Depois dessa a situação política do senador Roberto Cavalcanti, que já não era das melhores, complicou muito, já que vai ser impossível para o mesmo continuar integrando o projeto de reeleição do governador José Maranhão (PMDB).

RICARDO TEM CONTAS APROVADA PELO TCE

O Tribunal de Contas do Estado aprovou na sessão de ontem (16), a prestação de contas do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), referente ao ano 2007. Mas mesmo com o parecer favorável, o prefeito terá que devolver R$ 3.422.751,63 ao Fundo da Educação Básica (Fundeb). O TCE concedeu o prazo de 60 dias para que o prefeito devolva ao Fundeb a quantia retirada para o custeio de partes das obras da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, localizada no Altiplano. Já com relação às contas do prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego, o relator Flávio Sátiro, acompanhando a posição do Ministério Público, votado pela reprovação das contas, tendo o conselheiro Arnóbio Viana, pedido de vistas do processo.

NEY QUER CAMINHAR COM RICARDO

O catolense Ney Suassuna (PP) que pretende retomar o seu mandato no Senado informou que viu com naturalidade a composição da aliança do senador Efraim Morais, presidente do DEM paraibano, ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB) e espera caminhar junto com o mesmo. Na ocasião Ney falou: “Faz quatro anos que a Paraíba está sem senador e nós temos uma história de trabalho pelo Estado”. E no final revelou: “O importante é que todos estejam alinhados ao projeto do prefeito Ricardo Coutinho, pois temos que tirar a Paraíba desse atraso e dessa perseguição”, declarou, fazendo referência ao seu ex-aliado José Maranhão (PMDB).

O SABER FEMININO

“O fanático é um homem com os dois pés plantados firmemente nas nuvens”. Eleanor Roosevelt
Esta coluna é publicada em quatro portais

GOVERNADOR ABSOLVIDO

Na data de ontem, para alegria dos advogados de defesa do governador de Roraima José de Anchieta Junior, foi por unanimidade, absolvido, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o recurso que pedia a cassação do governador daquele estado da Federação..

O recurso foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) acusando o governador da prática de abuso de poder político, abuso de poder econômico, compra de votos, conduta vedada a agente público e fraude eleitoral nas eleições de 2006.

O processo, inicialmente contra o governador do estado, Ottomar Pinto, foi transferido para José de Anchieta Júnior, vice-governador que assumiu o cargo como titular após a morte de Ottomar em 2007. O recurso chegou ao TSE depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) absolveu o governador.

Acusações

De acordo com o MPE, os então candidatos teriam distribuído no Dia das Mães do ano da eleição diversos prêmios, entre os quais geladeiras e outros eletrodomésticos, que teriam sido adquiridos com recursos públicos. Destaca também a divulgação de promoção pessoal em jornais do estado.

O MPE acusa o governador de contratar irregularmente, nos três meses que antecederam a eleição, quatro mil estagiários, além de contratar três mil servidores sem concurso público.

No mesmo período de eleição, teria havido a distribuição de tratores e títulos de terra, uso de logomarca do governo em propaganda eleitoral e distribuição de vale-solidariedade em dobro às vésperas da eleição.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

APROVADA PEC DOS AGENTES DE SAÚDE


senadores aprovaram, nesta quarta-feira (16), uma extensa pauta de estabelecida pelos líderes partidários para encerrar a sessão legislativa. Foram votados 44 projetos, entre proposições legislativas, indicações de autoridades e autorizações de empréstimos.

O setor cultural do país foi duplamente beneficiado com a aprovação, de um lado, do chamado "Simples da Cultura" (PLC 200/09), que reduz alíquota de imposto de renda cobrado de classe artística, que vai à sanção. E vai à Câmara o Programa de Cultura do Trabalhador e do chamado Vale-Cultura (PLC 221/09). Este último terá o valor mensal de R$ 50,00 e beneficiará os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias comemoraram cantando o Hino Nacional a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição que abre caminho para a criação do piso salarial e plano de carreira da categoria, apontada pelos parlamentares como fundamental para a saúde pública do país. A PEC (54/09) vai à promulgação.

Outra matéria enviada à Câmara nesta quarta-feira cria um limite para o aumento das despesas com pessoal e encargos da União (PLS 611/07- complementar). Os senadores também votaram e enviaram à sanção projeto (PLC 136/09) que recria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Merece ainda destaque o projeto (PLS 160/07) que isenta materiais escolares do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e estabelece alíquota zero na Contribuição para o PIS/Pasep e na Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a importação e as receitas decorrentes da venda desses produtos. A matéria vai à Câmara.

Autor do último projeto, o senador José Agripino (DEM-RN) comemorou a realização da sessão deliberativa produtiva.

ESTUDANTES QUEREM PRÉDIO DA ASSEMBLEIA


Hipotecar apoio à construção do prédio sede do Poder Legislativo de Rondônia. Essa foi a principal finalidade de inúmeros estudantes e professores que visitaram na tarde desta terça-feira o gabinete do presidente Neodi Carlos Francisco de Oliveira.

De acordo com o presidente da União Rondoniense dos Estudantes Secundarista (URES), Django Ferreira de Souza, a construção do prédio vai ampliar, ainda mais, a geração de emprego e renda na capital rondoniense.” Serão incontáveis as oportunidades de empregos para pedreiros, carpinteiros, mestres-de-obras, serventes, entre outros. Por isso, oferecemos apoio irrestrito a construção da nova casa de leis do Estado de Rondônia, que também significa para nós o resgate da dignidade do povo rondonienses” declarou presidente da Ures.

Como o presidente Neodi Carlos estava presidindo a sessão plenária, a comissão de discentes e docentes foi recebida pelo chefe de gabinete da presidência Pedro Marinho, que agradeceu a expressão de confiança e carinho e declarou que a obra será realizada com recursos próprios do legislativo garantindo assim o progresso de Rondônia.

SENADO APROVA ENTRADA DA VENEZUELA NO MERCOSUL


Depois de meses de debates, audiências públicas e de uma série de tentativas frustradas de votação da matéria, o Plenário do Senado finalmente aprovou, nesta terça-feira (15), por 35 votos a 27, o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul (PDS 430/08). A matéria vai à promulgação. O texto do acordo, firmado em Caracas em 4 de julho de 2006 pelos presidentes dos países do Mercosul, ainda precisa ser aprovado pelo Congresso do Paraguai.

Após cinco adiamentos, motivados pela expectativa de ausência do número regimental necessário à aprovação da matéria, o governo colocou o projeto em votação,conforme acordo firmado na semana passada, a partir da garantia de quórum por parte da oposição. O placar apertado expressou a polêmica em torno do tema - na última quarta-feira (9), o debate, gerado especialmente pelas críticas à postura antidemocrática do governante da Venezuela, Hugo Chávez, durou cerca de seis horas.

Durante o encaminhamento da votação pelos líderes, nesta terça, a polaridade de opiniões voltou a se manifestar. Relator do voto em separado aprovado na Comissão de Direitos de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), favorável à adesão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) disse que a entrada da Venezuela no bloco representava um passo importante no sentido da ampliação da democracia e dos direitos humanos na região.

Já o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apresentou argumentos políticos e econômicos para justificar a posição contrária à adesão, como havia feito na última semana. Em sua avaliação, além de violar a cláusula democrática do Mercosul ao cercear a liberdade de imprensa, por exemplo, Chávez poderia colocar em risco um bloco econômico "já agonizante".

- Há um fluxo de comércio muito importante entre os dois países, mas a Venezuela não precisa entrar no Mercosul para manter isso. Não precisaríamos comprar esse desgaste político - disse.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA

DUNGA: RICARDO CONTA COM AS OPOSIÇÕES

O atual suplente de senador Carlos Dunga (PTB) declarou na tarde de ontem, em entrevista à Rede Paraíba Sat, que está confiante na vitória do prefeito pessoense Ricardo Coutinho ao Governo da Paraíba em 2010 e que vai trabalhar nas articulações para emplacar o seu nome como candidato à vice-governador da chapa. Disse ainda Dunga que, mesmo que o senador Cícero Lucena (PSDB) insista em ser candidato, o mesmo não tem dúvidas, ainda assim Ricardo teria o apoio majoritário das oposições, ou seja, um senador e a maioria dos deputados estaduais e federais da Paraíba vão apoiar a candidatura de Ricardo, garantindo assim a vitória.

DEZ MILHÕES DE FUNCIONÁRIOS

Pesquisa divulgada ontem (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 79% dos empregados no setor público do país em 2007 faziam parte do Poder Executivo. Na época, os quase 8 milhões de funcionários públicos do Executivo estavam distribuídos entre cargos federais, estaduais e municipais.O levantamento, que traz os números mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), revela que havia cerca de 10 milhões de trabalhadores no setor público em 2007. Os dados consideram funcionários da administração direta, administração indireta e de empresas estatais.

LULA: INTERNET É UMA NECESSIDADE

Ao abrir a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), o presidente Lula disse que a internet "Não é um luxo", mas um “serviço de primeira necessidade”. Citando dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o mesmo disse que cresceu em 75% o acesso à internet no Brasil e destacou que é preciso “massificar ainda mais o acesso à rede” para que os brasileiros tenham acesso à cultura, informação e serviços.“A inclusão digital deve ser encarada como uma prioridade nacional”, afirmou o presidente. “afirmou ainda o petista, que a comunicação é um tema “essencial para a democracia e para o exercício da cidadania”. “Meu compromisso com a liberdade de imprensa é sagrado.”

PROPOSTAS PARA ACELERAR OS PROCESSOS JUDICIAIS

A comissão de juristas encarregada de elaborar o novo Código de Processo Civil (CPC) aprovou nesta segunda-feira (14) a criação de multa para desestimular os recursos apresentados apenas com o intuito de prolongar as ações. Esses recursos normalmente não têm chance de prosperar, mas são usados por uma parte ou outra quando querem resistir ao cumprimento de decisões judiciais desfavoráveis. A ideia é estabelecer a multa para a hipótese de o executado perder a sua impugnação à sentença ou os embargos que tiver apresentado. Assim, espera-se que as contestações à validade das decisões judiciais só sejam encaminhadas aos tribunais quando houver boa perspectiva de vitória. Imaginam os juristas da comissão que, na possibilidade de ser multada, a parte que perder a ação, chamada tecnicamente de "executada", pensará duas vezes antes de formular recursos protelatórios.

FABIANO LUCENA DESCARTA MARANHÃO

O deputado Fabiano Lucena (PSDB) a propósito das declarações do senador José Maranhão que ameaçou se alinhar com Cícero Lucena, disse ontem que a orientação do senador Cícero Lucena, presidente da executiva estadual do PSDB, é para que os deputados da legenda continuem fazendo oposição cerrada ao Governo de José Maranhão (PMDB). O deputado tucano descartou qualquer possibilidade de Cícero se unir com Maranhão para o pleito de 2010. De acordo com Fabiano, o senador Cícero Lucena considera o Governo Maranhão ilegítimo. Como essa coluna havia adiantado na data de ontem, a idéia do governador era fazer o tucano de mero coadjuvante em 2010.

NÃO INCIDE I. R. SOBRE ABONO DE PERMANÊNCIA

A juíza Titular da 3ª Vara Federal da Paraíba Cristina Maria Costa Garcez julgou procedente o processo nº 2009.82.00.004880-0 impetrado pelo Sindicato dos Policiais Federais na Paraíba. Com isso fica garantida a isenção do pagamento do imposto de renda de pessoa física sobre o Abono de Permanência. A magistrada condenou a União a pagar aos filiados do SINPEF-PB incluídos no processo, os atrasados desde a data do recolhimento indevido, corrigidos pela taxa Selic. Ela determinou também que a sentença seja submetida ao reexame necessário. O Sindicato deve aguardar o trânsito em julgado da sentença para iniciarmos a execução dos valores devidos.


POLICIAIS CIVIS SE REUNIRAM CCOM SECRETÁRIO

Diretores da ASPOL reuniram-se na manhã de ontem secretário Gustavo Gominho e indagaram do mesmo sobre a confecção da lei que irá reestruturara policial civil e demais pontos de reivindicações encaminhados. Os policiais solicitaram Secretário Gominho que o Governo informe, até o final do prazo (dia 17), o dia em que o mesmo será enviado à Assembléia Legislativa para aprovação. O secretário ficou de reunir-se ainda hoje com os Secretários da Administração Antônio Fernandes e o Chefe da Casa Civil Marcelo Weick, para poder fornecer estas informações à categoria.

O SABER FEMININO

“Amor não tem nada a ver com o que esperar conseguir, apenas com o que esperar daí; quer dizer tudo” Katharine Hepburn.

Esta coluna é publicada em quatro portais.