segunda-feira, 11 de outubro de 2010

PADRINHO CONFIRMA QUE TIRIRICA É ALFABETIZADO


Tiririca, o deputado federal mais votado do Brasil, está no meio de uma polêmica sobre sua escolaridade. O Ministério Público de São Paulo, estado que elegeu o artista com mais de 1,35 milhão de votos, acredita ter provas de que o artista seja analfabeto. Seu Francisco, uma espécie de padrinho de Tiririca em Itapipoca, cidade natal dele, no Ceará, diz que o artista sabe ler e escrever.

O padrinho de Tiririca, ou melhor, de Francisco Everardo Oliveira Silva mostra à reportagem a casa onde morou o artista. “Isso aqui era uma bodega velha, antiga”, diz o padrinho, apontando para o imóvel. Muito pobre, a família morava de favor. Quando Seu Francisco ia buscar o pequeno artista para as apresentações no circo, ele conta que encontrava a seguinte cena: “A mãe dizia: ‘Não pode ir agora não que ele está fazendo dever’. Bichinho deitado no chão, escrevendo as coisas”, relembra.

Tiririca pode ter que passar por prova de leitura e ditado, diz procuradoria Terra natal de Tiririca não encontra registro de sua alfabetização Justiça aceita denúncia contra Tiririca por suspeita de analfabetismo Após votação recorde em SP, Tiririca viaja para o Ceará para descansar A reportagem pergunta se Tiririca escrevia alguma coisa mesmo, se sabia escrever. “Ele sabe... Sabe escrever”, responde o padrinho.

Não há registro do aluno Francisco Everardo Oliveira Silva nas escolas de Itapipoca, mas os moradores contam que, na época dele, era comum ter aulas em casa ou então no antigo Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), onde os alunos tinham aula fora da escola.

“Eu sei que a gente estudava junto. Tinha uma professora que vinha para a casa da gente. Naquele tempo, não tinha negócio de colégio de estado, de prefeitura. Não existia isso, não”, afirma a agricultora Maria Socorro Sombra.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário