domingo, 20 de junho de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

CÁSSIO É ELEGÍVEL


O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, AMB, Mozart Valadares informou ao jornal O Globo que Cássio Cunha lima se encontra livre dos rigores da lei denominada Ficha Limpa. O mesmo textualmente afirmou: Os três ex-governadores da Paraíba Cássio Cunha Lima, do Maranhão, Jackson Lago, e de Tocantins, Marcelo Miranda, não serão afetados pela Lei da Ficha Limpa. Eles já foram condenados e já houve cumprimento da pena. Eu acho que eles não serão atingidos". Para o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a Lei da Ficha Limpa é uma vitória dos brasileiros, independentemente das interpretações para sua aplicação. Mas o magistrado alerta para uma dúvida: quem já cumpriu sua sentença deve ficar fora das eleições? Para ele, não. Assim, os ex-governadores Cássio Cunha Lima (PB), Jackson Lago (MA) e Marcelo Miranda (TO) estariam aptos a concorrer este ano.


OS VIDENTES E AS FALSAS PREVISÕES


A Copa do Mundo que é um momento de muita alegria também tem o seu lado ruim, pois trouxe de volta os tais adivinhadores do futuro, que todo final de ano, infernizam as nossas vidas, com tais indivíduos, olhando as cartas e bolas de cristal e tentando nos enganar fazendo prognósticos bastante previsíveis para qualquer, mesmo sem cartas ou bolas.O Pior é perceber que veículos de comunicação que deveriam ter o dever de informar corretamente, já que são formadores de opinião entram em tal vigarice e assim desenformam as pessoas, semeando ignorância e criando falsas expectativas e crendices idiotas.É preciso ter responsabilidade com a boa informação e a cultura.


A CASA DE VIRGINIUS DA GAMA E MELLO


O IHGP – Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba anda espalhando pela cidade em locais históricos, umas placas em acrílico, fornecendo dados daqueles prédios tombados. Na Rua General Osório, o Instituto colocou uma dessas placas numa determinada casa, defronte a Igreja de São Bento, informando que ali residiu o senador do Império Alfredo da Gama e Mello e um dos seus descendentes, o grande escritor Virginius da Gama e Mello. O lamentável é que tal imóvel por culpa do seu atual proprietário, só conta hoje com as paredes frontal e laterais, envergonhando tanto o IHGP, que apenas nesse imóvel não colocou na placa o nome do Instituto. Não seria o caso de uma desapropriação em nome da cultura e história do nosso Estado?


A CASA DE VIRGINIUS DA GAMA E MELLO II


Por falar em Virginius, o vereador Tavinho Santos, há mais de dois anos, apresentou na Câmara Municipal, um projeto que se transformou em lei, para que a edilidade colocasse ali no canteiro central da Avenida Getulio Vargas, um busto de Virginius, próximo a Igreja Batista, no local de onde foi retirado a obra indevidamente chamada de “Porteiro do Inferno”. O Menestrel como também era chamado, era professor na Faculdade de Filosofia, naquela Avenida e diariamente vindo a pé do extinto Bar e Restaurante Bambu, passava por aquele ponto e em determinado dia ao ver a escultura em ferro denominada pelo seu escultor de “O Porteiro” imediatamente a denominou de “Porteiro do Inferno” , ficando a mesma a partir de então conhecida pelo nome dado por Virginius. Com a retirada da mesma daquele local, por preconceitos e bobagens de algumas pessoas, que costumam implicar com a arte, o vereador Tavinho resolveu então homenagear o grande Virginus, com um busto naquele local, o que até hoje infelizmente não foi cumprido pela edilidade. Vamos esperar, pois lei sancionada é para ser cumprida.


DESEMBARGADORES AFASTADOS


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou, na tarde desta quarta-feira (16), os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Evandro Stábile – também presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso – e José Luiz de Carvalho, além do advogado e membro do TRE-MT Eduardo Henrique Migueis Jacob e do juiz convocado da 3ª Câmara Criminal do TJMT, Círio Miotto. Eles são acusados de participar de uma associação organizada de manipulação de decisões judiciais. O afastamento se deu em decorrência de indícios de participação dessas autoridades em grupo criminoso, apurada em investigação da Polícia Federal que culminou, em 18 de maio último, na deflagração da operação Asafe. Durante a operação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão temporária. Também foram ouvidas 45 pessoas, além dos detidos.


A SENADORA DANÇOU


A senadora Serys Slhessarenko PT-MT – ganha um picolé de manga quem pronunciar o nome da mesma corretamente - vive uma situação angustiante entre os 54 senadores cujos mandatos terminam em fevereiro de 2011, não concorrerá à reeleição por decisão do próprio partido. Primeira mulher a conquistar uma vaga no Senado por Mato Grosso, em 2002, Serys acusa o presidente regional do partido, o deputado Carlos Abicalil, de traição, deslealdade e oportunismo e de ter se apropriado da legenda no estado. A petista também ataca o comando nacional do PT, que, segundo ela, foi conivente com Abicalil na “cassação” de sua candidatura à reeleição. A direção nacional do PT determinou a realização de prévias entre os dois parlamentares depois que o deputado e a senadora não chegaram a um acordo sobre quem seria o candidato do partido ao Senado. Por tradição, as legendas costumam dar prioridade à candidatura dos senadores em final de mandato. No final de abril, Abicalil venceu a disputa interna com uma vantagem de aproximadamente 300 votos. Outro que também vive a mesma situação é o senador sergipano Almeida Lima eleito pelo PSDB e que mudou para o PMDB que agora lhe nega legenda para concorrer a própria reeleição.


NADJA DE VOLTA


A suplente Nadja Palitot, aproveitando uma nova licença do titular Leonardo Gadelha que saiu de cena por 120 dias, assumiu o mandato na Assembleia Legislativa. O danado é que a posse da mesma não acrescenta nada, pois ainda com os cacoetes do tempo que foi vereadora se resume apenas em atacar a Prefeitura, havendo quem aposte que se trata de missa devidamente encomendada, ou seja, que a mesma teria obrigação para se manter no mandato, de cumprir tal script. Por outro lado, como tanto o suplente quando o titular doentizinhos, recebem os gordos salários, seria o caso de tais licenças virem acompanhadas do laudo, bem como o nome do profissional que atestou a doença.


JANDUHY CARNEIRO PARA DEPUTADO


A família de Rui Carneiro, o verdadeiro, aquele que nos deixou há muitas décadas e que tanto honrou a Paraíba no Senado, pretende investir no membro da família Janduhy Carneiro, que coincidentemente leva o nome do também falecido deputado federal Janduhy Carneiro, que chegou a disputar o governo do Estado contra Pedro Gondim, que acabou se elegendo. A família Carneiro aposta todas as fichas nesse jovem, que já conta com o apoio da prefeita Polyana de Pombal e com os servidores do Judiciário.


Esta coluna é publicada em seis portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário