terça-feira, 22 de junho de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

PMDB APOSTA EM ELEGER 12 GOVERNADORES



A Fundação Ulysses Guimarães (FUG), especializada em estudos políticos do PMDB, revela que o partido poderá eleger até 12 governadores, cinco a mais do que os sete eleitos nas eleições de 2006. A avaliação é referendada pelo presidente da FUG no Espírito Santo, Chico Donato, que esteve nas cinco regiões do país visitando os diretórios regionais do PMDB pelo projeto “Estradas e Bandeiras”. O estudo também dá como certa a manutenção das duas maiores bancadas no Congresso com integrantes do partido. Atualmente, o PMDB tem 18 senadores e 90 deputados. A conta de Donato nos governos estaduais leva em consideração um vice-governador no Amazonas, José Gomes indicado na chapa Omar Aziz. Os outros onze estados com chances reais, segundo o dirigente do PMDB, são: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Bahia, Rondônia, Tocantins e Paraíba que tem como candidato José Maranhão.


A CHAPA FORMADA DE JOSÉ MARANHÃO


Por falar em Maranhão, comenta-se nos bastidores que a chapa do governador José Maranhão para o próximo pleito já estaria praticamente acertada: Wilson Santiago, Vital Filho e Rodrigo Soares, sendo que um deles ficaria como candidato a vice. Se tal se confirmar fica claro a falta de empenho de Rodrigo Soares com relação ao nome de Luciano Cartaxo, que depois de muitas idas e vindas e diversas entrevistas nas rádios e emissoras de TV, desiludido partiu para disputar uma vaga na Casa de Epitácio Pessoa.


NOVO CHEFE DA CASA CIVIL


Dias desses sem nenhuma explicação lógica o ex-deputado Inaldo Leitão surpreendeu a todos dizendo que estava desembarcando da coligação e do partido de Ricardo Coutinho e que iria apoiar o projeto de reeleição de José Maranhão que achava melhor, bla,bla, bla. Tudo bem, se não fosse por um pequeno detalhe, um ex-vereador, bastante experiente na política local, naquela ocasião confidenciou a este aprendiz de digitador: “Claro que ele não se engraçou dos belos olhos do governador, pode esperar que ai tem”. E tinha. Sentada a poeira, eis que Inaldo é nomeado para nada mais nada menos do que secretário Chefe da Casa Civil, devendo assumir por todo dia de hoje. Fica explicada então, assim a súbita mudança do mesmo.


BLOQUEADOS RECURSOS DO CENTRO DE CONVENÇÕES


Esta coluna já havia denunciado que a construção do Centro de Convenções no Altiplano do Cabo Branco se encontrava totalmente irregular já que não tinha nenhuma licença dos órgãos responsáveis tais como Prefeitura e aqueles que tratam do meio ambiente. Agora chega a informação de que ontem (21), por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), em audiência pública, foi dito pelo procurador do Ministério Público Federal na Paraíba, Guilherme Ferraz, que o Governo precisa apresentar soluções para dois problemas se quiser prosseguir com as obras de construção do Centro de Convenções da Capital."Em primeiro lugar, as verbas federais para a conclusão das obras estão suspensas. O Governo,por sua vez, tem que apresentar estudos sobre a complementação dos impactos ambientais e os aspectos sociais que envolvem os órgãos de defesa da natureza", revelou o procurador.


CONCERTO DA BANDA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA


Informa a Revista Concerto de circulação nacional, que Hoje às 18 horas no auditório da UFPB, em comemoração aos 25 anos da morte do maestro José Siqueira, a Banda Sinfônica da UFPB que leva o nome do falecido maestro, sob a regência do maestro Sandoval Moreno, fará um novo concerto, com o seguinte programa1–Janjão de Joaquim A. Naegele2 – Royal Cinema - Tonhecas Dantas -3 - Sinfonia Triunfal.de Joaquim Pereira - 4 - Lamento Sertanejo de Dominguinhos/G.GilSolista: Geraldo Rocha arr: Nilson Lopes5 – Auto da Compadecida. De Dimas Sedicias Arr: Rubinldo Catanha - 6 – Sousa Confuser. Arr: Michael Brand 7 – Sobaião.arr:José LeitãoAutores: Joaquim Pereira de Oliveira ( 1910 - 1993) foi compositor e maestro. Nomeado aos dezenove anos de idade como sargento-mestre da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, Mestre da Banda do 15º Regimento de Infantaria na Paraíba e Mestre da Banda de Música da AMAN - Academia Militar de Agulhas Negras - Resende RJ. Foi ainda um dos fundadores da Orquestra Sinfônica da Paraíba e o seu segundo regente. Compôs mais de 300 músicas nos mais diversos gêneros.


CONCERTO DA BANDA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA II


Outro compositor, cuja música será executada é José Domingos de Morais, conhecido como Dominguinhos é um compositor que teve como mestres Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Gilberto Gil nasceu em Salvador, na Bahia. Seu pai, o médico José Gil Moreira e sua mãe Claudina, em busca de uma vida melhor, mudam para o interior do Estado, em Ituaçu, à época um lugarejo com cerca de oitocentos habitantes. Ali Gil passou os primeiros oito anos de vida. Deste período o artista registra a influência das músicas ouvidas, sobre tudo no rádio. Dimas Sedícias: Nasceu em 1930, em Bom Jardim, Pernambuco. Compositor. Instrumentista. Descendente de músicos talentosos, desenvolve trabalho de musicólogo, estudando, investigando, pesquisando e aprofundando-se na origem rítmica, na estética e na harmonia musical. É de se louvar a atitude de Sandoval Moreno, que diferente de outros maestros de nosso Estado, prestigia muito os autores brasileiros e principalmente os paraibanos.


ESCREVE O LEITOR


O Leitor Edival Varandas, envia email discordando da nota aqui publicada, informando que o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, AMB, Mozart Valadares, em entrevista ao Jornal O Globo, havia declarado ser Cássio Cunha Lima perfeitamente elegível. Diz o internauta: POR QUE O CÁSSIO NÃO É ELEGÍVEL?1º - A Lei da Ficha Limpa foi feita para filtrar no Congresso e Câmara os fichas sujas e o Cássio é um ficha suja. 2º - Não existe isso de ele, o Cássio, já ter cumprido a pena. A Lei da Ficha Limpa não é pena nem é condenação, é uma lei. E a ela deve-se obediência. Ela fala que o ficha suja não pode se candidatar e por essa e única razão, o Cássio não pode se candidatar.CONCLUSÃO: Se você for comprar um carro agora em 2010, mas o carro está na loja e o ano desse carro é 2009, e você quer comprar ele, você compra esse carro 2009 em 2010. O ano 2010 não fará o carro 2009 ser 2010, ele sempre será 2009. O mesmo acontece com o ficha suja. O cara se sujou e fica sujo por 8 anos pela besteira que fez, independente se teve alguma pena e se essa pena já teve seu tempo etc... O resto dessas autoridades falarem o que estão falando, é puramente balela. É minha modesta opinião. Forte abraço e um bom jogo para nós nesse domingo”.


DENÚNCIA CONTRA CÂMARA MUNICIPAL


Dias desses aqui neste espaço, levantamos a questão do excesso de pessoas contratadas em cargos comissionados, a fim de atender os vereadores da Casa de Napoleão Laureano, sendo naquela ocasião contestado pelo eficiente assessoria de Comunicação da Casa, o jornalista Jorge Resende. A semana que passou Deckson Cunha no seu blog acunhou: A “Casa de Napoleão Laureano” funciona como uma verdadeira “caixa preta” em termos de transparência pública. Ninguém sabe ao certo quantos funcionários existem naquele parlamento. Comenta-se que existem mais de 400 “fantasmas”, inclusive morando no exterior (EUA). Muitos dos “fantasmas” moram num bairro da periferia de João Pessoa: Cidade dos Funcionários. Por que será? Comenta-se a boca miúda, que é naquele núcleo habitacional que residem às supostas amantes de alguns licurgos municipais. Dando a entender que ali funciona uma sessão itinerante da Câmara. Outra questão intrigante naquela Casa, é que a maioria esmagadora da assessoria do presidente Durval Ferreira é composta por belas mulheres, com porte de modelos fotográficos.


DENÚNCIA CONTRA CÂMARA MUNICIPAL II


E prossegue Deckson: “Segundo comentários, existem ruivas, louras e morenas, com uma característica comum: possuem corpos esculturais e só comparecem ao trabalho quando recebem um telefonema delicado de “Dudú”, como é carinhosamente conhecido nos meios da gatas que desfilam em seu gabinete.Um agente secreto deste portal está infiltrado nos bastidores do Poder Legislativo Municipal, com a missão de trazer, a qualquer instante, novidades e desvendar o mistério que envolve alguns parlamentares e suas assessores de luxo (Top de Linha), bem remuneradas pelo dinheiro. Salário-base: R$ 2 mil, mais plano de saúde, plano odontológico, transporte, alimentação e um vale misterioso para repouso.É bom lembrar que todo este desmando vivenciado na Câmara tem a cumplicidade e a conivência do seu presidente Durval Ferreira, conhecido entre as “Durvaletes” por “Dudú” e, às vezes até por “Duduzinho”. Não esquecendo que “Dudú” é um evangélico emperdernido, que faz pregações inflamadas na sua igreja, defendo a moral e os bons costumes da família pessoense”.


FALE COM O PREFEITO


No ar desde março no site da Prefeitura de Porto Velho (portovelho.ro.gov.br), o serviço “Fale com o Prefeito” já registrou perto de mil acessos. São pedidos de informações, reivindicações e sugestões para o prefeito Roberto Sobrinho. De acordo com os números, até o último dia 04 de junho 950 mensagens já haviam sido cadastradas. A nova página eletrônica da prefeitura foi criada para que a administração municipal pudesse interagir com a população da capital. A home page, que foi toda reformulada, traz várias novidades para os internautas, entre elas, o link Fale com o Prefeito. Proposta pelo próprio prefeito Roberto Sobrinho, com o serviço o município disponibiliza ao cidadão, na página da internet, um canal direto para contatar com o prefeito ou com os serviços do da prefeitura. A novidade serve também para que os portovelhenses encaminhem suas críticas, comentários, sugestões ou reivindicações ao prefeito, além de levantar a demanda da população. Após o encaminhamento da mensagem será gerado um código pelo qual o cidadão poderá ter acesso a resposta sobre o assunto abordado por ele. Um servidor do gabinete repassará ao prefeito, que será respondida por meio de e-mail ao solicitante. Do total de mensagens enviadas à administração municipal, 728 já foram respondidas. Luciano Agra bem que poderia fazer o mesmo por aqui, passando a ter um à interação maior com a coletividade.


A CADELINHA E OS MORTOS


Informa a jornalista Claudia Carvalho, no seu blog, que em Barra de Santa Rosa a cadelinha conhecida como "Amarelinha" age como tal qual um parlamentar paraibano, que adora enterro. A cadela também não perde um enterro e, segundo os moradores, comparece a tantos quanto sejam realizados na cidade. O faro de "Amarelinha" para a morte é tão fino que muita gente evita chegar perto dela. Dizem que a cadela "adivinha" quem está perto de bater as botas e se aproxima das vítimas até que elas de fato desencarnem e sejam levadas para o cemitério. Esse nosso parlamentar dos enterros, bem que poderia contratar “Amarelinha” , pois além de não ser fantasma, a mesma o ajudaria muito na busca de novos defuntos.


MALUF: A MINHA FICHA É A MAIS LIMPA DO BRASIL


O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), não toma jeito mesmo, e nem começou a campanha eleitoral e o mesmo já solta as suas famosas frases. Nesta segunda-feira (21) disse não temer que a Lei da Ficha Limpa impeça sua candidatura para reeleger-se à Câmara ou mesmo que seu registro seja negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O mesmo fez tal afirmação ao participar da convenção estadual do partido, que lançou o deputado federal Celso RussomanNo ao governo de São Paulo, dizendo. "A minha ficha é a mais limpa do Brasil", afirmou.


Esta coluna é publicada em cinco portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário