sexta-feira, 25 de junho de 2010

LÉSBICAS CASARAM NO RIO


O Rio foi palco, ontem, do primeiro casamento lésbico do País garantido por legislação lusitana. A cerimônia realizada no Consulado de Portugal, no Centro, uniu a escritora e aposentada do Banco do Brasil Vera Linhares, 60 anos, e a portuguesa Denise Jorge, 47, que trabalha no local

As duas moravam juntas há 16 anos e agora passam a usufruir de todos os direitos que são concedidos a casais heterossexuais diante da legislação lusa. A lei que torna oficial a união de pessoas do mesmo sexo entrou em vigor em Portugal em maio.

“Acompanhei o desenrolar do projeto. Minha dúvida era se o presidente de Portugal (Aníbal Cavaco Silva) iria promulgar a lei. No dia em que ele tomou a decisão, pedi a Vera em casamento. Afinal, ela é mais do que um amor para mim, é minha companheira, amiga e família”, contou Denise, horas após assinar o documento em que ela e Vera a passam a ter o mesmo sobrenome.

O casamento civil durou 15 minutos e seguiu a tradição:com padrinhos, lembrancinha para os 40 convidados, um bolo de dois andares e brinde com champanhe. Um almoço de confraternização reuniu as famílias depois. Outro casal de mulheres já está na fila do consulado para oficializar a união.

“Queria ser a pioneira no Brasil, mas nunca levantei bandeira de causas homossexuais. Tem gente que precisa disso. Eu não. Tenho meu emprego, pago minhas contas. Se eu tiver vontade de ir a um evento gay, eu vou, mas não tenho isso como obrigação”, garante Denise. As recém-casadas não planejam filhos. Por causa do casamento, Vera ganhou por lei uma semana para curtir a lua-de-mel com a companheira.

União garante direitos diante de lei lusitana

Com a união oficial, Vera Linhares passa a ser dependente de Denise Jorge no Imposto de Renda e, no caso da morte de uma delas, a outra tem direito de receber pensão do governo português. A história de amor das duas começou por intermédio de amigo em comum, que resolveu apresentá-las.

“Estava tudo certo para eu ir ao camarote do show da Madonna (1993). Só que alguma coisa me fez desistir e ir para a casa desse amigo. Quando cheguei lá, a Vera estava. Foi amor à primeira vista”, contou Denise, que nunca havia se casado. Vera, pressionada pela família, chegou a ter um relacionamento estável com um homem durante três anos.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário