domingo, 21 de novembro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

NOTA 4,55 PARA A JUSTIÇA BRASILEIRA

A nossa Justiça no passado era bastante respeitada pela população e tinha muita credibilidade, mas alguma coisa mudou e mudou para pior, pois o Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) realizou pesquisa em 26 estados e no Distrito Federal, avaliando a Justiça brasileira, ouvindo 2.770 pessoas. No quesito rapidez na decisão dos casos a nota foi de 1,18. No quesito honestidade a coisa ficou mais feia ainda 1,17. No cômputo geral a média de nossa Justiça foi de apenas 4,55. Mal muito mal.

MAESTRO JOAQUIM PEREIRA NA UNIÃO

O Jornal a União na sua edição deste domingo dia 21, publicou um suplemento com oito paginas, de autoria deste aprendiz de digitador, sobre o centenário do maestro e compositor paraibano Joaquim Pereira. O trabalho com várias fotografias da carreira do músico revela toda a trajetória do mesmo, seja como músico militar na Polícia Militar e depois no Exército, bem como a história do mesmo como professor de músicas nos mais importantes colégios da capital e a sua trajetória como um dois fundadores da nossa Orquestra Sinfônica e seu segundo regente.

A ENTREVISTA DE NEREUZA

Causou boa repercussão a entrevista que os membros da Academia Paraibana de Música, presidente Nereuza Nery, e os acadêmicos Ana Gouveia e Ricardo Anísio, concederam a Thereza Madalena na TV-Master. Na entrevista, a presidente Nereuza Nery, falou sobre a inauguração no próximo dia 21 de dezembro da sala da Academia localizada no Espaço Cultural, bem como da extensa programação musical que os acadêmicos irão promover no ano de 2011, revelou ainda a criação de um site e de uma revista com temas musicais. Ricardo Anísio aproveitou a ocasião e falou sobre o seu novo livro, “Crônicas Musicais. Já Ana Gouveia, revelou a sua satisfação em fazer parte da Academia desde o ultimo mês de agosto e também falou da programação para 2011. Ao final da entrevista, Nereuza lembrou que enviou há alguns meses, um expediente ao prefeito Luciano Agra, lembrando que existe uma lei em vigor há 15 anos, dando o nome do Maestro Joaquim Pereira a uma das escolas do município e como existem três escolas ora em construção, nada mais justo do que fazê-lo agora, recebendo de pronto o apoio da jornalista Thereza Madalena, que também fez o mesmo apelo ao prefeito Luciano Agra.

LINDOLFO PARA PRESIDENTE DA ALE

Quem pensava que o novo governador Ricardo Coutinho não iria interferir na questão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, enganou-se redondamente. Ricardo não tem interesse nenhum que o atual presidente Ricardo Marcelo seja reeleito, considerando que o mesmo se posicionou no ultimo pleito, entre os aliados de José Maranhão. Um forte candidato e que teria a simpatia de Ricardo é o tarimbado deputado Lindolfo Pires dos Democratas. O que se especula que ainda no mês de janeiro, Ricardo Coutinho já teria na sua base aliada 23 deputados.

O PLEITO DE 2012 E OS MUITOS CANDIDATOS

Ainda bastante distante, mais já se especula muito sobre os prováveis candidatos a prefeitos nas mais diversas cidades. Aqui na capital, surgem nomes como: Luciano Agra, Manoel Junior, Cícero Lucena, Tavinho Santos, Padre Luiz Couto, Carlos Aranha e até Toinho do Sopão. Em Bayeux já se fala em Expedito Pereira, Marcus Odilon, Efraim Filho, Sara Cabral, vereador Misael (Fofinho) do Carmo, Francisco Macedo, Luciano Canuto, Cariolano Felix e Maria das Neves. Já em Cabedelo surgem nomes com de Lucia Braga, deputado Trocolli Junior, ex-prefeito Edésio Resende, Jose Maria Lucena o Luceninha e Marcos Patrício.

A ENGANAÇÃO DO DOMICILIO ELEITORAL

Fala-se muito nas enormes dificuldades que atravessam as prefeituras, principalmente aquelas do interior do estado, mas as mesmas devem ter algum mel escondido, considerando o elevado numero de postulantes, cujos nomes estão sendo lançados desde já. Um fato chama, porém tem chamado a atenção, são aqueles candidatos que comprovadamente não residem em determinado municípios e que se lançam como candidatos, informando que pretendem mudar os respectivos domicílios eleitorais, principalmente no que diz respeito às cidades de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. Pergunta-se: tais anúncios públicos por parte dessas pessoas, alguns no exercício de mandato eleitos por determinado município e que irão obter um momentâneo domicilio eleitoral em outra cidade, não estaria caracterizado como crime? Com a palavra a Justiça Eleitoral.

A PEC DO DIPLOMA DE JORNALISTA

De autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), a PEC 33/09 estabelece a obrigatoriedade de diploma universitário para o exercício da atividade de jornalista profissional. Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal eliminou a exigência de diploma em 17 de junho de 2009. Aprovada na CCJ na forma de substitutivo (por ter sofrido alterações substanciais), a PEC define o ofício jornalístico como exclusivo ao “portador de diploma de curso superior em jornalismo, expedido por instituição oficial de ensino” – isto é, reconhecida pelo Ministério da Educação. A matéria também estabelece que lei específica deve definir os termos da atividade e da forma de atuação dos colaboradores.Tal PEC deve entrar em pauta nos próximos dias.

Esta coluna é publicada em cinco portais e no [http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário