terça-feira, 23 de novembro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

PROCURADORES VÃO EXAMINAR FICHAS DE FUTUROS SECRETÁRIOS





O governador eleito de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) depois de eleito ratificou o que já havia dito durante a campanha. O mesmo em entrevista a uma rádio daquele estado revelou que vai mesmo impor a ficha limpa como requisito inicial para qualquer assessor assumir cargos no futuro Governo. De acordo com o eleito os nomes indicados pelos partidos ou suas próprias indicações irão passar pelo crivo de procuradores de Justiça. Serão eles que dirão se a pessoa pode ou não assumir, afirmou Confúcio. Seria muito bom que o mesmo ocorresse aqui na Paraíba, pois mesmo existindo uma lei neste sentido aprovada e sancionada pelo governador José Maranhão, existem nos quadros do governo mais de 30 assessores tidos como fichas sujas e mesmo assim, jamais foram incomodados.





TAVINHO DETONA CÍCERO LUCENA



O vereador Tavinho Santos em entrevista ontem a imprensa, ratificou o que este aprendiz de digitador, já havia afirmado aqui neste espaço sobre o senador Cícero Lucena, disse Tavinho que o tucano é uma pessoa fraca politicamente e sem identidade dentro do grupo Cunha Lima. “Cícero já foi governador, prefeito duas vezes, mas até agora não conseguiu criar o seu grupo, a sua identidade, e ficou sempre dependendo do grupo Cunha Lima”, disparou. Para Tavinho, Cícero deveria caminhar com os seus próprios passos, ou seja, criar uma vida própria, pois só assim poderá alçar novos vôos políticos na Paraíba. “Ele deve construir seu próprio grupo, criar uma vida própria e não ficar tão somente a mercê do grupo Cunha Lima”, falou. Está muito difícil de tal acontecer, pois ao pressentir o seu distanciamento do grupo Cunha Lima, Cícero já tratou de se acomodar no guarda-chuva de José Maranhão.





PARAIBANO COTADO PARA MINISTRO



Logo depois do último pleito, falou-se muito na possibilidade do governador José Maranhão assumir um dos ministérios do futuro governo, mas logo depois o tema caiu no esquecimento e a nossa imprensa já não fala mais em tal hipótese. Mas chega a informação de que pelo menos um paraibano estaria muito cotado, trata-se de João Bosco de Almeida, indicado pelo presidente nacional do PSB, o governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos. O paraibano além de secretário da legenda em Pernambuco é secretário de recurso hídricos do Estado de Pernambuco. A indicação seria para o Ministério das Cidades, mas outras pastas que trabalhem com a articulação dos municípios e estados da federação também seriam bem vindas para o PSB, como o Ministério da Integração Nacional, por exemplo.



PMDB COM CINCO MINISTÉRIOS



Por falar em ministros o PMDB foi avisado de que, no cronograma da presidente eleita Dilma Rousseff, o quinhão do partido na Esplanada dos Ministérios só será definido na segunda semana de dezembro, mas já dá como certo que sairá do embate com o PT com, no mínimo, cinco ministros. A aposta geral no PMDB é de que três nomes já estariam praticamente certos: o senador Edison Lobão (PMDB-MA), o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e o ex-vice-presidente da Caixa Econômica Moreira Franco, que deixou o posto para se dedicar à campanha presidencial. Pelo visto não vai sobrar nada para as bandas de cá.



PRÊMIO ESCOLA NOTA 10



Das 91 escolas do Município de João Pessoa avaliadas, 87 atingiram a média de mais de 50%. Cinco dessas escolas conseguiram atingir a meta de 90%, exatamente devido ao acompanhamento do projeto político-pedagógico nas escolas, onde a partir daí foi possível detectar qual o eixo que estava sendo melhor desenvolvido. Também foi possível detectar um acréscimo significativo nas escolas que obtiveram média de oito a nove.Cerca de quatro mil servidores serão beneficiados com o 14º salário, referente ao Prêmio Escola Nota 10, que será pago no mês de dezembro pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Para a secretária os números são positivos





VENEZIANO NÃO TEME CASSAÇÃO





Mesmo ameaçado por um processo de cassação, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB) não entrega os pontos e resolveu rebater as insinuações de adversários sobre a possibilidade de sua cassação e aproveitou para alfinetar o bloco que perdeu o pleito municipal de 2008.Durante entrevista a uma emissora de rádio, Veneziano disparou: “Quem acompanhou o processo eleitoral de 2008 sabe muito bem como se deu e sabe da luta que nós enfrentamos. Quem participou desse pleito sabe quem se utilizou de outros expedientes e por estas razões é que estou plenamente tranqüilo”, fuzilou.





A CASSAÇÃO DE RICARDO BARBOSA



Por falar em cassação, o relator da ação sobre a perda do mandato do suplente de deputado Ricardo Barbosa (PSB) optou por cassar o registro do socialista pela prática de infidelidade partidária ao deixar o PSDB pelo PSB. A decisão foi tomada na sessão desta segunda-feira (22), durante sessão no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. A sessão não teve prosseguimento, tendo em vista, um pedido de vista do Juiz Ricardo Coelho. Depois de algumas brigas, Barbosa deixou o PSDB e se filiou ao PSB ainda no ano passado. A ação foi movida pelo PSDB e pelo suplente Ariano Fernandes, que reivindica os benefícios da primeira suplência da coligação.





COUTO ENTRE OS MELHORES PARLAMENTARES





A noite de ontem aconteceu em Brasília à entrega do Prêmio Congresso em Foco, evento que acontece todo final de ano. Apenas um único parlamentar paraibano foi lembrado dentre os 51 parlamentares escolhidos como os melhores do ano, por pum corpo de jornalistas e depois pelas internautas, foi o deputado federal Luiz Couto, do PT da Paraíba. Os congressistas são indicados pelos jornalistas que cobrem as atividades da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, parceiro do projeto. Luiz Couto já foi indicado para tal prêmio mais de uma vez.





A 247ª FESTA DA PENHA



De 24 a 28 de novembro será realizada a 247ª Festa de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, em João Pessoa. O tema deste ano é: “Com Maria aprendemos: ‘servir ao Deus único é servir aos irmãos’”. A Festa termina com a Romaria no fim de semana. Sobre a Romaria: a caminhada tem um percurso de 14 quilômetros: saindo da igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro de João Pessoa, os romeiros passam pela avenida Pedro II, trevo universitário, principal do bairro dos Bancários, passam pelo contorno da entrada do bairro de Mangabeira, e seguem pela pista que dá acesso à Praia da Penha até chegar na Praça Oswaldo Pessoa, na Penha. A Romaria da Penha é realizada sempre no último domingo de novembro. Ela sai da igreja de Lourdes, no Centro da Capital, porque essa igreja era a matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje, o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Cabo Branco.



Esta coluna é publicada em cinco portais e no [http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário