sábado, 8 de janeiro de 2011

EX-DEPUTADO PRESO POR FALSIFICAÇÃO DE GASTOS


Um ex-deputado britânico foi detido nesta sexta-feira (7) por falsificação de gastos. David Chaytor é o primeiro parlamentarr condenado pelo escândalo que abalou o sistema político do país em 2009. Ele ficará preso por 18 meses.

Centenas de deputados foram obrigados a devolver mais de 1 milhão de libras (US$ 1,55 milhão) após o escândalo de gastos, que causou indignação e uma reforma do sistema.

Denúncias de jornais mostraram pedidos de parlamentares que incluíam papel higiênico, comida de cachorro e limpeza de fossas, envolvendo membros de todos os partidos

Chaytor, de 61 anos, membro do Parlamento no norte da Inglaterra, admitiu em audiência anterior ter realizado pedidos fraudulentos de mais de 20 mil libras (cerca de R$ 52 mil) em gastos pagos por contribuintes.

O juiz John Saunders disse que Chaytor violou a confiança do público e que, depois, foi difamado e humilhado.

Esta é a consequência inevitável para as pessoas que aspiram e chegam a posições importantes junto com a influência que vem com estas posições e quem, então, trapaceia o público que as elege, disse ele.

O público, compreensivelmente, se sentiu traído pelo o que aconteceu.

Ele devolveu todo o valor.

Após a sentença, Chaytor foi expulso do Partido Trabalhista, informou a Press Association.

Chaytor, que negou as acusações anteriormente, poderia ter sido condenado a até sete anos de prisão, mas recebeu uma pena mais branda após sua declaração de culpa.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário