quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PACTO NACIONAL PARA A SEGURANÇA PÚBLICA


BRASÍLIA - Ao participar da posse da presidente Dilma Rousseff, o novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou a intenção do governo de promover, possivelmente no início de fevereiro, uma reunião com todos os governadores do país com o objetivo de discutir um pacto nacional de segurança pública. A ideia é tomar a situação do Rio de Janeiro como exemplo e ponto de reflexão na construção de um plano de ação para o combate ao crime organizado.

- O nosso principal desafio, até por ser uma determinação da própria presidente, é a questão do combate ao crime organizado e a defesa da segurança pública. Essa é a diretriz do governo e o Ministério da Justiça terá um papel fundamental nisso. Esse é um problema que tem de ser enfrentado com determinação, coragem e articulação política, sem arrogância e sem a ideia de que os fatos midiáticos solucionam problemas - adiantou Cardozo.

O novo ministro admitiu ainda que para enfrentar a questão da segurança pública, o governo terá de superar contradições, divergências e articular políticas com os estados.

- Temos de articular políticas com os estados, sejam eles dirigidos por governadores de oposição ou não, com prefeitos sejam eles de oposição ou não. Também teremos de pactuar com o Legislativo e o Judiciário. Tenho certeza que estamos num momento em que nós, os governadores, prefeitos, magistrados, o Ministério Público e a polícia não poderemos ficar aquém dos desafios que se colocam a nossa frente. Temos de dar uma resposta de Estado e não uma resposta política, eleitoral ou corporativa, criando um plano nacional que solidifique todos os entes federativos e os três Poderes na perspectiva de combate ao crime organizado e na defesa da segurança pública - acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário