sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

GOVERNADOR PLANTA MOGNO


Com o objetivo de implantar uma nova política ambiental, econômica e sustentável no estado de Rondônia, o governador Confúcio Moura lançou as bases de um conceito que une a preservação do meio ambiente ao desenvolvimento sustentável.



Governador realiza plantio de avores no CPA


O projeto será realizado em parceria por diversas secretarias de estado, que trabalharão juntas, em ações articuladas, visando um único objetivo que é a disseminação da conscientização ambiental no estado.

O projeto foi lançado pelo governador no espaço onde está sendo construído o futuro Centro Político Administrativo (CPA), através do plantio de mudas de arvores. Participaram do evento diversos secretários, assessores e a imprensa, que registrou o momento em que Confúcio Moura plantou a primeira muda de mogn. Outras quatro muda foram plantadas por secretários.

Confúcio esclareceu que escolheu o mogno para simbolizar o novo governo por ser madeira de lei e que trouxe tanta riqueza ao estado, “mas que imerecidamente está em extinção”. E completou: ”A força da arvore é a energia da nova administração. Ela representa a Amazônia agroecológica, produção, sustentabilidade. Com atitudes assim, muita gente plantando, é que vamos colher excelentes frutos e ter rendimento econômico”

Em seguida a comitiva se dirigiu ao Palácio Getúlio Vargas e posteriormente para a sede da SEDAM (Secretaria de Desenvolvimento Ambiental), onde outras mudas foram plantadas.


Sobre o mogno

O mogno é uma árvore da região amazônica bastante explorada e conhecida pela qualidade da madeira. Adaptou-se muito bem, para arborização urbana. É uma espécie de crescimento rápido e tronco reto. Só frutificam os exemplares mais velhos, porém nestes casos, produzem muitas sementes de germinação fácil.


Nome Popular: Mogno
N. Científico Swieteniamacrophylla
Família Meliaceae
Outros nomes populares Aguano, Uraputanga.
Altura média (adulto) 25-30 metros
Folhas Compostas paripinadas, lisas, 8 a 10 folíolos de 13 cm.
Flores Insignificantes, claras.
Fruto Grande, (18 cm) com casca dura, voltado para cima. Se abre em 4partes, liberando as sementes.
Sementes Aladas, muito leves, 12 cm, marron claro.




Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social


Versão para impressão | Enviar por e-mail | Adicionar aos Favoritos

Nenhum comentário:

Postar um comentário