segunda-feira, 1 de novembro de 2010

PAPO D' ESQUINA

O GOVERNADOR RICARDO COUTINHO



Apesar do presidente Lula, da poderosa máquina do Estado, da máquina da Prefeitura de Campina Grande, do inexplicável apoio de Cícero Lucena a chapa situacionista, mesmo tendo um tucano como vice na disputa, dos ataques do sistema Correio de Comunicação, dos milhares de panfletos mentirosos espalhados pela Paraíba, dos institutos de pesquisas que tentaram influir no processo divulgando inverdades e consequentemente carreando eleitores indecisos para a chapa dada como vitoriosa, da justa mais totalmente extemporânea e dizem ilegal PEC 300, da convocação inesperada de milhares de concursados que até poucos dias não seriam convocados por falta de recursos e do festival de mensagens eletrônicas difamatórias, eis que a população repetiu o recado que já havia dado no primeiro turno, ou seja, ratificou a vitoria a Ricardo Coutinho, até com mais ênfase desta feita, com uma diferença de quase 150 mil votos ou quase oito pontos percentuais, desmoralizando mais uma vez o Ibope. Os eleitores votaram acreditando num novo tempo, sem rancor e com muita prosperidade, seguindo inclusive a máxima de Eça de Queiroz: “Os políticos e as fraldas devem ser mudados constantemente e pela mesma razão”. Ao candidato José Maranhão, que poderia perfeitamente ter disputado um dos dois mandatos de senador, só restará agora esperar 2014, - isto se a sua idade permitir- e bater cabeça com o Cabeludo Veneziano, para saber quem será o candidato do PMDB na disputar do governo do Estado.


O GOVERNADOR RICARDO COUTINHO II


O fato é que se tinha de um lado um político relativamente jovem, com idéias modernas e do outro lado um dos últimos “coronéis” da política nordestina e o povo de forma bastante clara preferiu o novo, seguindo os exemplos dos Estados da Bahia Ceará e Pernambuco, que há muito sepultaram os seus respectivos “coronéis” que tanto atrasaram o desenvolvimento daqueles Estados, deixando claro o eleitorado que a Paraíba não é e nunca foi reinado nem capitania hereditária de ninguém. O maior recado dado, porém, foi o de que já não aceita mais comportamentos vergonhosos, como ocorreu agora nesta campanha suja com panfletos apócrifos jogados de aviões e helicópteros, mexendo com a religiosidade das pessoas e espalhando calunias. Maranhão deve agora rever os seus conceitos e se afastar imediatamente desses aloprados assessores, que levaram a sua campanha por caminhos tão tortuosos, com dezenas de flagrantes feitos pela PF e processos que ainda terão que ser respondidos na Justiça. O preço pago foi muito alto.


RICARDO VERSUS MARANHÃO


Ricardo Coutinho iniciou a sua vida política como vereador e depois deputado estadual tendo em ambos os casos, obtido votações recordes. Em 2004 alijado do PT, a bordo de um partido pequeno o PSB, resolveu disputar a Prefeitura da Capital e conseguiu contando apenas com a sua militância, derrotar o governo do Estado na pessoa do governador Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena, que já vinha com dois mandatos de oito anos na Prefeitura e que apoiavam o deputado Ruy Carneiro. Em 2008 ao buscar a reeleição, Ricardo conseguiu extraordinária votação derrotando o adversário João Gonçalves, apoiado pelo governo do Estado e pelo senador Cícero Lucena. Agora neste pleito consegue vencer os dois turnos, confirmando assim uma enorme liderança na Paraíba, pois jamais perdeu uma eleição, desbancando inclusive considerados caciques da política paraibana.


RICARDO VERSUS MARANHÃO II


Já José Maranhão depois de quase 40 anos no parlamento, saiu como vice de Antonio Mariz e com a morte do mesmo recebeu de presente o governo do Estado. Já na reeleição considerando a falta de musculatura e estrutura do seu adversário Gilvan Freire, conseguiu facilmente a reeleição, tendo na época o pleito sido considerado um jogo de cartas, ou como se diz no popular uma verdadeira galinha morta. No término do seu segundo mandato, José Maranhão resolveu apoiar o seu vice Roberto Paulino, que foi batido nas urnas por Cássio Cunha Lima. Já em 2006, José Maranhão enfrentou diretamente Cássio Cunha Lima, perdendo os dois turnos, vindo a governar por conta da cassação do primeiro. Ou seja, José Maranhão governou a Paraíba em três oportunidades, porém a primeira lhe caiu no colo, a segunda, enfrentando Gilvan Freire foi uma verdadeira barbada e na terceira ficou em segundo lugar nas urnas, ganhando no tapetão.


VEREADOR QUER CPI


O vereador João Almeida (PMDB) encaminhou pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a desapropriação da Fazenda Cuiá.O prefeito Luciano Agra numa entrevista a uma rádio da capital disse que a denuncia é eleitoreira e o vereador João Almeida que pede a CPI não tem moral nem autoridade para faz-lo. Pois é, para quem não se recorda, João Almeida, foi acusado na Justiça de compra de votos e formação de quadrilha, pois teria juntamente com o ainda deputado Fabiano Lucena arregimentado milhares de pessoas para compras de votos, para assim conquistarem os respectivos mandatos.


ESTÁTUA NA PENHA


No sábado que passou o prefeito Luciano Agra inaugurou a nova fonte da Lagoa do Parque Solon de Lucena, embelezando mais ainda a nossa cidade. Ainda no sábado, o prefeito atendeu uma reivindicação antiga dos devotos de Nossa Senhora da Penha e inaugurou vizinho aquele Santuário um monumento de Nossa Senhora, com seis metros de altura e que foi confeccionada pelo escultor J. Maciel. A escultura de Nossa Senhora da Penha foi fundida em alumínio e pesa quatro toneladas. Tomara que nenhum desses aloprados resolva destruir a escultura de Nossa Senhora.


LULA IRÁ PARA UNASUL


Logo após a morte do ex-presidente argentino Néstor Kirchner, já circula a notícia que o presidente Lula depois de pendurar as chuteiras, em janeiro, iria substituir o falecido na presidência da Unasul – União das Nações Sul Americanas. Lula anda com a bola tão cheia que já existe quem aposte que o mesmo achará a oferta muito pequena para um líder com a sua estatura.


PALLOCI DE VOLTA

Com a vitória de Dilma Roussef, corre a boca pequena em Brasília que Antonio Palloci será um nome forte no seu governo. Durante a campanha o mesmo foi um dos principais articuladores com empresários e grupos políticos. Para Palocci estaria reservado o Ministério da Articulação Política. Pois é o brasileiro tem memória curta e certamente já esqueceu como Palloci saiu do Ministério da Fazenda no Governo Lula.


Esta coluna é publicada em sete portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário