terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

JUSTIÇA AFASTA JUIZES E DESEMBARGADORES

Por unanimidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou nesta terça-feira dez magistrados do Mato Grosso - sendo três desembargadores e sete juízes - acusados de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos para socorrer financeiramente uma loja maçônica em Cuiabá. Os réus foram punidos com a aposentadoria compulsória e vão continuar recebendo salário. O julgamento é em instância final e não cabe recurso.

Foram condenados os desembargadores José Ferreira Leite, ex-presidente do TJ do Mato Grosso e grã-mestre da Ordem Maçônica do estado, José Tadeu Cury e Mariano Travassos. Também foram condenados os juízes Marcelo Souza de Barros e Marcos Aurélio dos Reis Ferreira (filho de José Ferreira Leite), Antônio Horácio da Silva Neto, Juanita Clait Duarte, Graciema Caravellas, Maria Cristina Simões e Irênio Lima Fernandes.

Segundo parecer do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o desvio de verbas, realizado em 2003, seria para pagar um rombo milionário em uma cooperativa de crédito da Ordem Maçônica Grande Oriente. O montante desviado chegaria a R$ 1,5 milhão. Na época, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) era o desembargador José Ferreira Leite, também grão-mestre da Ordem Maçônica no estado.

Os acusados negam, no entanto, o suposto devio de dinheiro do tribunal e qualquer outra irregularidade cometida no exercício dos respectivos cargos. A decisão é definitiva, ou seja, não cabe qualquer recurso

fonte gazeta de cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário