quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

O INFERNO ASTRAL DE MARANHÃO

O governador José Maranhão imaginou que completaria um ano de governo em céu de brigadeiro, porém enganou-se redondamente, pois a insatisfação já começa a acontecer dentre as diversas categorias de servidores. Agora, o carnaval, o governo Maranhão III vai ter que enfrentar alguns problemas administrativos grandes. Reunidos em assembleia extraordinária, por exemplo, os agentes penitenciários da Paraíba decidiram cruzar os braços por três dias na primeira semana após o Carnaval em reivindicação ao pagamento do adicional de risco e ainda à contratação de 1.400 novos agentes aprovados em concurso. Além dos agentes penitenciários, o governador ainda vai amargar greves dos policiais civis e os professores da rede estadual .

CÁSSIO DE VOLTA

Ao completar um ano de sua cassação, quem retornou ontem dos Estados Unidos Cássio Cunha Lima (PSDB), segundo informações de sua assessoria. A volta do tucano era aguardada com grande expectativa para definir o futuro da legenda na Paraíba no pleito de 2010.Por sua vez, o senador Cícero Lucena, presidente da executiva e pré-candidato a sucessão do governador José Maranhão (PMDB) nas eleições de outubro, aguarda a volta de Cássio para agendar o encontro com o presidenciável e governador de São Paulo, José Serra, para uma decisão definitiva sobre a possibilidade de candidatura própria ou apoio do PSDB na Paraíba a candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB).

SENADOR HERÁCLITO TAMBÉM CONTRATOU PARENTE

Maria Inês Mendes Fortes, sobrinha do primeiro-secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), também foi uma das indicadas para trabalhar no I Censo do Legislativo realizado pelo Interlegis em 2005. A turismóloga é filha de Jayme Fortes, irmão do senador do DEM e que comanda o gabinete do senador do Piauí em Teresina. Jayme confirmou a contratação da filha pelo Interlegis, mas informa que ocupa a função mesmo sem ser contratado como funcionário comissionado pela Casa. O curioso perfil exigido pelo Interlegis para a contratação de recenseadores levava em conta se o candidato tinha boas relações políticas. Nisso, a parenta de Heráclito Fortes se encaixava, assim como os parentes do ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, e do então primeiro secretário e colega de partido de seu tio, o senador Efraim Morais (DEM-PB), que era a época o primeiro-secretário e atendeu o colega Heráclito, nomeando a sobrinha desses. Pior é saber que Heráclito foi eleito para apurar as eventuais irregularidades do período de Efraim Moraes.

CARNAVAL EM JACUMÃ

Quem foi participar do Carnaval na Praia de Jacumã retornou de lá inteiramente decepcionado com a sujeira reinante naquele local, pois durante os três dias dedicados ao Rei Momo não foi realizada a limpeza das ruas, nem o recolhimento do lixo, que eram depositados nas calçadas e nos terrenos baldios em razão da falta de caixas coletoras. Outra critica foi com relação à falta de opção para trafegar ali, pois existe apenas uma estreita via, que atende além de Jacumã outras praias do Litoral Sul. Para variar já no domingo faltou água em razão de pane no sistema de fornecimento da Cagepa, sendo os brincantes obrigados a adquirirem água fornecida por caminhões-pipa. Mais uma vez fica comprovado que a Paraíba está a anos-luz de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará na questão turística, ou seja, vai ter que aprender muito.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS CIDADES INOVADORAS

Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental. Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades.A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.

ASTRONAUTA QUER SER SENADOR

O astronauta brasileiro Marcos Pontes, passou oito anos treinando na Nasa por conta do contribuinte brasileiro, a sua viagem custou nada mais nada menos do que a bagatela de R$ 40 milhões de reais. O dito cujo, dois meses depois do seu passeio no espaço, solicitou a sua aposentadoria proporcional e aos 43 anos de idade, foi trabalhar para a empresa privada lá fora e realizar conferencias. Na época se não fosse por impedimento legal, o mesmo teria tido o seu nome lembrado numa das ruas do Rio de Janeiro, bem como num aeroporto brasileiro. Agora pretensiosamente o mesmo deseja ser senador da Republica, em Estado da Federação ainda a definir. Realmente o rapaz já tem um pouco de muitos dos nossos políticos, é um tremendo cara-de-pau.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário