segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

MAIS UMA DENÚNCIA CONTRA



Primeiro foi o ex-deputado Tião Gomes que levantou suspeitas sobre a nossa Corte Eleitoral, depois o senador Efraim Moraes que disse da tribuna do Senado que o TRE estaria a serviço do governador José Maranhão. Agora surge mais uma denúncia grave, muito grave, pois a coluna do jornalista Luiz Torres faz o seguinte registro: “O suplente de deputado estadual Biu Fernandes, do DEM, tem contado uma história desde o Carnaval que vem arrepiando a classe a política oposicionista na Paraíba. Ele revela detalhes de conversa que o presidente do PTB da Paraíba, deputado federal Armando Abílio, manteve com o prefeito de Catolé do Rocha, Edvaldo (PTB), na segunda-feira de Carnaval. Abílio, segundo Biu, levou a proposta do governo Maranhão III de assegurar duas secretarias para o PTB em caso de adesão ao grupo político do governador. O prefeito declarou de pronto que não aderia a Maranhão, repetindo postura de outro prefeito do PTB, Fábio Tyrone, de Sousa. A conversa foi encerrada. O que chamou a atenção de Biu Fernandes foi a revelação feita por Armando Abílio de quem teria sido o intermediário da proposta do governador: o desembargador Nilo Ramalho, ex-presidente do TRE paraibano”. Será meu Deus, será?



PUXA-SAQUISMO EXPLICITO



A respeito do comentário que fiz aqui sobre o despropositado “Voto de Desagravo” que o vereador Fernando Milanez rapidamente apresentou na Câmara Municipal ao Tribunal Eleitoral, por conta das denúncias do senador Efraim Moraes contra o TRE, cujo requerimento do vereador classifiquei como puxa-saquismo explicito, por entender que seria sua obrigação seria solicitar a apuração da denúncia, recebi do leitor Fernando Abreu Filgueiras, o seguinte comentário: “Tal vereador é um elitista que adora cercar os poderosos com rasgados e desnecessários elogios. O nobre tem razão, o mesmo faria melhor se estivesse apresentando projetos do interesse da população mais carente, que por motivos ignorados votou no mesmo, como aconteceu por exemplo no Baixo Roger, fato que até irritou o vereador Tavinho. Milanez tem que justificar os votos ali recebidos, esquecendo os poderosos e voltando as suas ações para a população como um todo”.

ESCREVE O LEITOR

Mais um leitor que escreveu foi Benedito Fonseca, a respeito da possibilidade de Luciano Cartaxo ficar fora da disputa de 2010. O antenado leitor que sempre prestigia este, modesto espaço, assim se pronunciou: “Caro jornalista, (LUCIANO PODE NÃO SER VICE) Em outroras comentários. Apontei estes fatos de forma categórica, e fiz uma profética solução. Luciano só é candidato a vice, se for imposição da nacional, ou seja, o chamado “goela abaixo”. E adianto, diante das circunstâncias o PT deveria rever e forma fileiras com RICARDO COUTINHO numa frente popular. Pois, a mudança de cenário favorece a junção de forças PT-PSB.” Feito o registro.



A ENTREVISTA DO GOVERNADOR



Ainda repercute muito a entrevista a entrevista que o governador José Maranhão concedeu ao Padre Albeni na TV-Master. Um dos pontos polêmicos foi quando o mesmo disse que a respeito dos reajustes salariais dos servidores, não será possível atender, pois os 38 planos de cargos e salários aprovados de afogadilho pelo ex-governados Cássio as vésperas de sua cassação, aumentaram a folha em R$ 160 milhões por ano e como os reajustes dos planos foram concedidos de forma dividida ano a ano a tendência é o quadro financeiro do Estado venha a piorar, ou seja, pelo visto, nem agora nem nunca será possível o reajuste para qualquer categoria, inclusive para os policiais civis que ora se movimentam. Pior é que na citada entrevista o governador ainda sapecou o seu famoso “trankilo”. Quem não deve se encontrar nada tranqüilo são os nossos maltrados servidores.



WALTER É CANDIDATO A GOVERNADOR



Mesmo seu eleitorado cabendo perfeitamente numa Kombi, o presidente do diretório municipal do PHS, Walter Bandeira, confirmou que será o candidato do seu partido para governador do Estado da Paraíba nas eleições deste ano. O militante do PHS reconheceu que seu partido não possui uma grande força nesta disputa eleitoral, mas acrescentou também que, só quem não tem chance de ganhar é quem não entra na disputa. “Somos de um partido pequeno, mas se não houver compra de votos ou outras ocorrências ilegais durante o pleito eleitoral deste ano, também teremos chance de chegarmos lá”, disse Walter. Pois é, a fé remove montanhas, mas nem tanto assim.



ESSA ALMA QUER REZA



O sempre raivoso Francisco Barreto declarou ao blogueiro Dércio que foi sondado por Gilvan Freire para um cargo no governo, mas o mesmo deseja agora ser apenas candidato a deputado estadual, pois na sua visão a sua legenda fará muitos deputados. Esclareceu que a força do seu partido o PSL vem sendo subestimada pelo governo do Estado, que ignora a votação que o partido recebeu no último pleito e por fim declarou que é um soldado do partido, mas que dificilmente ocupará algum cargo no governo. Essa alma quer reza, se oferecer ele aceita.



A PEC 300 E OS MILITARES



Cansados da espera, policiais de todo o país ameaçam cruzar os braços no próximo dia 03 de março caso a Câmara não vote a proposta de emenda constitucional que cria o piso salarial para a categoria. Proibidos pela Constituição de fazer greve, os militares apostam em uma estratégia alternativa para suspender seus trabalhos: promover o chamado aquartelamento, tática que vem sendo adotada pelos militares do Estado de Rondônia, sempre com muito sucesso, cujas mulheres fecham as portas dos quartéis, já tendo as mesmas até mesmo uma associação legalmente constituída. A idéia agora é que o mesmo ocorra em todo país, ou seja, os familiares irem para a porta dos quartéis e impedirem a saída dos militares, que não poderão fazer nada. Sem duvida uma boa tática, sem nenhum comprometimento com a as normas que impedem a greve dos policiais.



O CAFÉ DO PPS



Dia desses aconteceu o maior fuzuê por conta de um café que a Prefeitura da Capital teria patrocinado para os membros do PPS, ocorrendo então vários desmentidos de parte a parte. Naquela ocasião, o proprietário do Restaurante onde ocorreu o tal café desmentiu ser de sua lavra a assinatura contida no recibo das despesas, aparecendo logo a seguir o tal recibo com firma reconhecida do cidadão em questão, que alegou jamais ter feito qualquer negocio nos cartórios que fizeram o tal reconhecimento de sua assinatura. Depois disso o assunto sumiu do noticiário, ou seja, colocaram uma pedra em cima. Ontem o jornalista Rubens Nóbrega na sua prestigiada coluna, cobrou providencias do Ministério Público e da Corregedoria da Justiça, pois os cartórios são tutelados e fiscalizados pelo Judiciário. Tem razão Rubens Nóbrega, o fato é muito grave a população cobra apuração e se for o caso a devida punição.



JUSTIÇA CASSA MANDADO DE KASSAB



A Justiça Eleitoral cassou, em primeira instância, o mandato do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, por receber doações ilegais para a campanha de 2008, até mesmo de órgãos públicos. A vice-prefeita Alda Marco Antonio, também teve o mandato cassado, de acordo com a reportagem. Ambos podem recorrer da decisão sem deixar seus cargos. A decisão, segundo a reportagem, partiu do juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloísio Sérgio Resende Silveira, o mesmo juiz que havia cassado o mandato de um grupo de 16 vereadores paulistanos nos últimos meses do ano passado. O motivo seria o mesmo das cassações anteriores: abuso de poder econômico. Em pouco tempo o DEM já passou por duas grandes dificuldades, o governador Roberto Arruda de Brasília e agora Gilberto Kassab, prefeito de uma das cidades mais importantes do mundo. Desse jeito vão ter que recorrer a algum pai de santo.



Esta coluna é publicada em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário