segunda-feira, 1 de março de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

O PISO DOS PROFESSORES


O piso salarial dos professores prevê um valor mínimo para todos os professores de escolas públicas. Como já estamos em março de 2010 é bom lembrar que todos os municípios têm até este ano para adequarem as suas receitas. O piso, que já estava previsto no PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), deve ser de R$ 850 e varia de acordo com os níveis de ensino. Todos os professores da rede pública que ganham menos que esse valor possuem direito garantido e devem receber o piso fixado, caso contrário, poderão entrar com ação na justiça reivindicando o não pagamento do salário.De acordo a entidade classista dos professores, atualmente 39% do total do magistério e 55% dos professores em início de carreira recebem vencimentos abaixo desse valor.

NOME DE CREUZA PIRES NO CENTRO DE CONVENÇÕES


O deputado Ruy Carneiro apresentou projeto de lei dando o nome de Creusa Pires ao Centro de Convenções que está sendo construído no Altiplano do Cabo Branco e para não perder a viagem praticou o chamado puxa-saquismo, pois resolveu com outro projeto que o auditório daquele centro deve ser denominado senador Roberto Cavalcante. Com relação à saudosa Creusa Pires os seus méritos são inegáveis, mas o seu nome ficaria melhor se denominasse, por exemplo, o Centro Comercial do Varadouro que ora está sendo concluído pela Prefeitura Municipal, considerando a grande comerciante que foi a mesma, tendo iniciado o seu comercio na própria Rua Maciel Pinheiro, onde negociou por muitos anos.

NOME DE CREUSA PIRES NO CENTRO DE CONVENÇÕES II

Com relação ao Centro de Convenções, na minha visão, o nome melhor poderia ser o do paraibano do século Augusto dos Anjos, conhecido nacionalmente e ate mesmo no exterior. Já com relação a Roberto Cavalcante a proposta além de ser ilegal, pois o homenageado precisaria morrer antes, é totalmente incabível e sem nenhuma razão de ser e tem como único objetivo, querer agradar de qualquer maneira o dono de um poderoso sistema de comunicação, utilizando para tanto um patrimônio público. Caso seja aprovado, tal lei não vingará, pois já tem gente esperando para provocar a Justiça, com relação à flagrante ilegalidade.

ARION NO ARQUIVO ESTADUAL

O governo José Maranhão acertou em cheio ao nomear o historiador e professor universitário Arion Farias para dirigir o Arquivo Municipal do Estado. Arion é autoridade no assunto e possui um dos maiores acervos fotográficos da cidade de João Pessoa e de outras cidades do estado, cujo trabalho teve inicio ainda com o seu falecido pai Ariel Farias, que era proprietário do Foto Condor. O governador bem que poderia designar Arion para tocar o final da obra do Museu do Estado, que se encontra abandonada na Praça da Independência.


SARA SERÁ CANDIDATA EM, BAYEUX


O vice-prefeito de Bayeux, Domiciano Cabral (DEM), revelou que caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determine a realização de um novo pleito no município, a ex-prefeita Sara Cabral será a candidata. Recentemente Supremo Tribunal Federal não acatou recurso do prefeito Jota Júnior (PMDB) que pedia a revisão da decisão do TSE que o tornou inelegível por três anos. Contra Jota Júnior, pesam acusações de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006 por utilizar a prefeitura na campanha de seu irmão, Carlos Sousa, a deputado estadual. A decisão do STF não cabe mais recurso. O danado é que Feliciano anda chateado com Jota Junior, que o teria traído. Pior é saber que Expedito Leite que apoiou Jota no seu primeiro pleito, também fala a mesma coisa, desse jeito Jota Junior, pode ficar conhecido como o grande traíra da nossa política. A respeito de Sara vai uma perguntinha: os motivos que a afastaram do pleito de 2008, deixaram de existir?


PISO SALARIAL DOS POLICIAIS

Além da PEC 300 esperando pauta na Câmara Federal, outra PEC com o mesmo teor e de autoria do senador Renan Calheiros, já foi aprovada em dois turnos no Senado. Trata-se da PEC 446-09, que após ser aprovada na Câmara, deverá ser regulamentada por uma lei federal que também terá de ser votada em dois turnos, em ambas as casas legislativas. Todos sabem que o governo federal sempre foi muito resistente com relação a reajustes salariais e no caso em questão, a equiparação salarial das policiais estaduais com os policiais do Distrito Federal, já provoca reações de assessores que advogam a tese que o governo federal não pode determinar valor de salários nos Estados. Pelo visto tanto a PEC em questão quanto a PEC 300 poderão ir para as calendas gregas.

PORTO DE CABEDELO

Divulga a imprensa que o governo do Estado já vai iniciar o processo licitatório para estudos de viabilidade da construção do porto de águas profundas, na cidade de Cabedelo, obra orçada em R|$8 bilhões. Com tal obra o governo deseja concorrer com os portos de Suape (PE) e Pecém (CE). O suplente de deputado Ricardo Barbosa não acredita nas obras divulgadas pelo governo do Estado e classificou todas como eleitoreiras, tanto que chegou a desafiar da tribuna da Assembleia Legislativa o governo licitar quaisquer das obras anunciadas, que Ricardo Barbosa classificou como obras digitais, que só existem no computador.

BIRA DEVERÁ SER NOVO LIDER DO PREFEITO

O vereador Tavinho Santos anunciou que deixará a liderança do prefeito na Câmara Municipal, para se dedicar em tempo integral a sua candidatura a deputado estadual. O fato é que independente de qualquer coisa, nos próximos dias com o afastamento do prefeito Ricardo Coutinho, quem assumirá naturalmente é o vice Luciano Agra e, portanto, até por uma questão de ética Tavinho, bem como todos os secretários municipais e assessores, serão obrigados a colocarem os cargos a disposição. Já se comenta que o próximo líder do prefeito, será o vereador Bira, que apesar de jovem e no seu primeiro mandato, pelo que já apresentou até agora, se revela uma excelente escolha para substituir o tarimbado Tavinho.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário