quinta-feira, 25 de março de 2010

POLÍCIA FEDERAL AMEAÇA COM GREVE


Presidentes dos sindicatos dos policiais federais de todo o país aprovaram indicativo de greve da categoria. A principal reivindicação dos policiais federais é a reestruturação salarial dos servidores. As lideranças sindicais já marcaram a primeira paralisação para o próximo dia 14 de abril. A decisão foi tomada em Assembléia Geral Extraordinária da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), realizada em Brasília, nos dias 24 e 25 de março.


Nos próximos dias, a decisão será confirmada em assembléias estaduais dos sindicatos de todo o país, quando serão discutidas estratégias de mobilização e o calendário de novas paralisações, que deverão comprometer as investigações e operações em curso e também atingirão todas as unidades da PF, incluindo os postos de fiscalização nas fronteiras, portos e aeroportos.
Marcos Vinício de Souza Wink, presidente da Fenapef, explica que a decisão reflete a insatisfação generalizada com o tratamento dispensado pelo governo federal à categoria dos policiais federais e servidores administrativos da instituição. “Nos últimos anos, entre todas as carreiras típicas de Estado, os policiais federais foram os mais desprestigiados em termos de reestruturação salarial”, afirma Wink.



Em março do ano passado, uma proposta de recomposição salarial dos servidores da PF chegou a ser encaminhada pelo ministério da Justiça e se encontra engavetada no ministério do Planejamento. No último dia 22, o governador interino do Distrito Federal encaminhou ao governo federal uma proposta de reestruturação das carreiras das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.



A Fenapef apresentou um estudo comparativo da evolução salarial de diversas categorias do funcionalismo público federal, com base em dados do próprio governo, elaborado pelos Sindicatos dos Policiais Federais em Minas Gerais e no Distrito Federal. O estudo será debatido pelos policiais nas assembléias estaduais e servirá como parâmetro da proposta de reestruturação salarial, a ser apresentada ao governo.



O vice-presidente Sinpef/MG, Luis Antonio Boudens, reforça o sentimento de desmotivação e decepção dos policiais federais em relação ao descaso do governo quanto à desvalorização dos servidores. “O empenho e a dedicação dos policiais federais, demonstrados nas várias ações da PF dos últimos anos, infelizmente, não têm sido reconhecidos”, lamenta.

Fonte: Agência Fenapef

Nenhum comentário:

Postar um comentário