sexta-feira, 12 de março de 2010

PAPO D' ESQUINA

O autor global Aguinaldo Silva, acusado de ofender a Paraíba e os paraibanos, sendo inclusive cobrado da tribuna da Câmara Federal pelo deputado Efraim Filho, ontem através de nota, tentou consertar o seu erro, oferecendo uma versão bem sofrível, para o seu rasgado preconceito: “Deixa eu explicar uma coisa pra vocês: quem nasce no Estado brasileiro da Paraíba não é “paraíba” e muito menos “paraibinha”: é PARAIBANO. E não me lembro de ter me referido de forma desairosa aos paraibanos em qualquer comentário meu.Já as palavras “paraíba” ou “paraibinha”… No Sudeste do Brasil são usadas para classificar pessoas de baixa estatura (física e não necessariamente moral). Trata-se de costume antigo, e vem da época em que as pessoas nascidas no Estado da Paraíba, de acordo com as estatísticas, eram, na média, as mais baixas do país.

“PARAIBINHA OU PARAIBANOS?

E continua o novelista: “Não vou aludir ao fato de que quem se ofende por ser chamado de “paraibinha” e, portanto, ser alçado às alturas de uma pessoa de baixa estatura, está sendo politicamente incorreto: os cidadãos verticalmente prejudicados, assim como os cidadãos da Paraíba – que, repito, são paraibanos, e não “paraibas” ou “paraibinhas” também são filhos de Deus e merecem todo o nosso respeito… Embora eu prefira chamar os cidadãos verticalmente prejudicados de “anões”, como se fez durante séculos e séculos. Pois as palavras têm a sua força, e esta não pode ser anulada em nome de pruridos no mínimo discutíveis. Não me parece que algum paraibano se mostre revoltado com o fato de seus conterrâneos chamarem os homossexuais de “frangos”, por exemplo. Por que, então, se mostrar insultado quando alguém usa a palavra “paraibinha” que, claramente, não tem nada a ver com a condição de cidadão paraibano?” Então tá.

SALES GAUDENCIO É IMORTAL

Numa eleição super tranqüila e bastante folgada a Academia Paraibana de Letras elegeu ontem o historiador Francisco de Sales Gaudêncio para ocupar a cadeira nº 15 da instituição. A eleição contou com a participação de 32 (trinta e dois) votantes. Confira o resultado final da apuração: Francisco de Sales Gaudêncio: 28 votos Ailton Elisiário de Sousa: 4 votos. Que bom ser secretário de Estado.

GRUPO DE EXTERMINIO DA PARAÍBA

A força tarefa convocada pelo Secretário da Segurança e da Defesa Social, Gustavo Gominho, prendeu mais quatro integrantes do Grupo de Extermínio, cujas investigações estão sendo conduzidas pelo delegado Carlos Alberto, coordenador do Grupo de Capturas, com a participação do Ministério Público, Corregedoria da Polícia e outras instituições policiais. Segundo o delegado Carlos Alberto, estão presos Fabiano Bernardo da Silva (Fábio Bombado), apontado como integrante de uma milícia, o Sargento PM Arnóbio Gomes Fernandes, os Cabos PM Gilvandro Quirino da Silva e José Arimatéia dos Santos, acusados do crime de homicídio que vitimou José dos Santos Cândidos (Zezinho) Para quarenta participantes como revelou o secretário Gominho, ainda falta muita gente, principalmente os oficiais, pois por enquanto só se prendeu praças, a hierarquia vem sendo cumprida a risca.

VOTAÇÃO DAS PECs ADIADA

O Colégio de Líderes da Câmara Federal decidiu, suspender por três semanas a votação de propostas de emenda à Constituição (PECs) no Plenário. Nesse intervalo, os líderes vão formar uma comissão para analisar as matérias prontas para deliberação e estabelecer critérios e datas para apreciação. O presidente da Câmara, Michel Temer, disse que ao final do processo devem ser votadas “três ou quatro” neste semestre. “Esse número já estará de bom tamanho”, afirmou. Comenta-se que será muito difícil se votar alguma delas, pois orientados pelo governo a sua base parlamentar, pretende “empurrar com a barriga” tais propostas, aproveitando a Semana Santa, logo em seguida a Copa do Mundo e finalmente as eleições. É verdadeiramente uma pena, principalmente com relação a PEC 300, que pretende melhorar a questão salarial dos trabalhadores na área da segurança publica.

INTENÇÃO DE VOTOS PARA O SENADO

A pesquisa da Empresa Consult, que muitos esnobam, sob o pretexto que deixa muito a desejar, revelou que para o Senado, o ex-governador Cássio Cunha Lima, encabeça a lista com 43,35% das intenções de votos, vindo em seguida Veneziano Vital do Rego com a metade disso, ou seja, 22,04% e Efraim Moraes no calcanhar do cabeludo com 21,55%, comprovando que o dito cujo, mesmo citado de forma negativa pela imprensa nacional como envolvido em vários escândalos no ano passado, é como fermento em bolo quanto mais bate mais cresce. Decepcionantes foram os índices de Wellington Roberto e Wilson Santiago 4,8% e 4.2% respectivamente. Por fim Roberto Cavalcante, que ficou apenas com 1,25, confirmando a tese desta coluna de que o mesmo independente dos processos que responde é totalmente inelegível, pois lhe falta o principal, os votos.

DEFENSORA FICOU COM DINHEIRO DE MENOR

O pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu ontem, denúncia, contra a defensora pública Ângela Maria Dantas Lufti de Abrantes, que no ano de 1997 teria se apropriado indevidamente da quantia de R$ 450,00 correspondente a parte do pagamento de uma pensão alimentícia para o menor J.O da S. filho de Gessineide Oliveira Silva. Se comprovada tal denúncia, tal defensora merece além das sanções penais, merece também o devido bilhete azul, pois com certeza não pode continuar sendo servidora pública.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário