sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PB

CÁSSIO PERDE NO TSE



Por maioria de votos (4x3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nesta quinta-feira (21), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que considerou Cássio Cunha Lima inelegível para as eleições deste ano, com base na Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010). Os ministros do TSE em sua maioria rejeitaram o recurso de Cunha Lima e mantiveram o indeferimento do registro de candidatura dele para disputar uma vaga no Senado Federal pelo estado da Paraíba. Cássio deverá recorrer ao STF.





TSE LIBERA RESGISTRO DE CANDIDATA



Por outro lado, enquanto nega o recurso de Cássio Cunha Lima, o mesmo TSE liberou a candidata a deputada federal pelo Estado de Rondônia, Val Ferreira, que teve o pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral daquele Estado. Val teve o registro concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral no último dia 20, por decisão do ministro Arnaldo Versiani, um dos que votaram contra Cássio. Val Ferreira havia sido condenada em decisão colegiada no TRE-RO, por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio, sofrendo as sanções de inelegibilidade por 3 (três) anos, a contar das eleições de 2006, multa de 30.000 UFIRs e cassação do diploma. Em função do indeferimento, Val obteve pouco mais de 15 mil votos no pleito, ficando fora das vagas.





A PEC 300 E A IMPOSSIBILIDADE DO ESTADO



Sem o devido pedido de urgência, foi protocolada na Assembleia Legislativa, a mensagem do Poder Executivo que visa reajustar os salários dos policiais militares, civis e do Corpo de Bombeiros com base na PEC 300, que tramita no Congresso Nacional, com um impacto de 234 milhões de 2011 a 2012, o que pode inclusive inviabilizar o pagamento de outros servidores do Estado. O fato é que tal proposta reconhecidamente eleitoreira - tanto que o governador em exercício se recusou a assiná-la - deve se tornar inteiramente inócua com a aprovação da verdadeira PEC 300 em segundo e último turno na Câmara Federal, logo após as eleições, em cuja aprovação estaria apostando todas as fichas o governador José Maranhão, pois o Estado comprovadamente sem que fira a Lei de Responsabilidade Fiscal não tem como pagar essa proposta enviada a Ale. O fato é que com a aprovação da PEC 300, o governo federal estaria obrigado a enviar recursos, para complementar os novos salários e ai independente de quem fosse o eleito, seja Maranhão ou Ricardo, o Estado estaria obrigado a cumprir a nova lei. O resto é conversa fiada, pois se existe superávit financeiro, como dizem os técnicos do governo, qual a razão então para não se pagar o beneficio de uma só vez, optando em fazê-lo em dezoito longos meses?



COMPRA DE VOTOS EM PRINCESA



A Prefeitura Municipal de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, foi denunciada ao Ministério Público Eleitoral (MPE) nesta quarta-feira (20) por suposta compra de votos em favorecimento do candidato ao Governo do Estado, José Maranhão (PMDB). A denúncia foi protocolada junto a promotora eleitoral Geovana Patrícia de Queirós, pela vereadora Germana Diniz (PSDB).De acordo com a denúncia, a secretaria de Saúde do município estaria pedindo o título de eleitor da população em troca da entrega de medicamentos. “Muitas pessoas deixaram de ir buscar seus remédios pelo constrangimento de ter que apresentar o título de eleitor para receber o benefício que tem por direito que é o de receber o medicamento”, revelou a vereadora. Será o Benedito? Mas logo na terra de Tião Lucena.



CONCURSO SALÁRIO DE R$ 21 MIL



Pelo menos 75 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas e reúnem 17.190 vagas para todos os níveis de escolaridade. O salário chega a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Os órgãos que abrem inscrições são os seguintes: Cemig Telecomunicações, Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Prefeitura de Grão Mogol (MG), Prefeitura de Praia Grande (SP), Prefeitura de Santo André (SP), Prefeitura de Tatuí (SP) e Prefeitura de Itatiba (SP).




OBRAS NA CAPITAL



Além da conclusão do asfalto da Rua Camilo de Holanda, a Prefeitura anuncia asfalto em mais 52 ruas e a construção de um centro esportivo no Bairro Valentina de Figueiredo. O secretário de Infra-estrutura João Azevedo, informou que no Bairro de Cruz das Armas serão asfaltadas duas ruas paralelas, para desafogar o transito da via principal. A rua onde se localiza o Estádio da Graça será asfaltada até a altura do Bairro de Oitizeiro, o mesmo acontecendo no sentido inverso na rua existente por trás da Maternidade Frei Damião, que será asfaltada até a altura do Quartel do 22º BC. Ainda no Bairro de Cruz das Armas, iniciando defronte o Cemitério São José, será asfaltada uma avenida que irá até o Bairro do Cristo Redentor, criando-se assim uma nova alternativa de acesso aquele bairro.



OS NOSSOS PRÉDIOS PÚBLICOS



Por falar em reforma, alguns prédios públicos da capital passam por reformas e pinturas, como é o caso da Biblioteca, localizada na Rua General Osório, o antigo prédio do Clube Cabo Branco, hoje funcionando a Funjope, o Palácio da Redenção e o Tribunal de Justiça, cuja pintura vem chamando a tenção de todos que passam por aquele local. Pouco a pouco cada dia a nossa cidade vai ficando mais bela.



MORRE MARÍLIA EDUARDO



A presidente da Academia Paraibana de Música Nereuza Nery, comunica o falecimento nesta ultima quarta-feira, depois de uma semana internada no Hospital da Unimed da maestrina Marilda Eduardo Pereira de Souza, que era ocupante de uma cadeira daquela Academia. A falecida de uma família de músicos ocupava a cadeira cujo patrono é o seu falecido pai o músico e compositor João Eduardo Pereira. A Academia através da acadêmica Ana Gouveia enviou uma coroa de flores, tendo a presidente Nereuza, transmitido a família enlutada o sentimento de pesar de todos os acadêmicos.



ESCREVE O LEITOR



Este aprendiz de digitador recebeu do sempre atento leitor Walter Paiva dos Santos, o comentário que publico a partir deste ponto: “Amigo MARINHO, gostaria de saber por que MARCOS ODILON demitiu o pessoal dos cargos comissionado só escapou, o procurador do município e a tesoureira um forte abraço Walter.” Pois é deve ser em razão dos votos – ou seria da falta deles? Do último pleito, quando o seu filho Quinto disputou uma cadeira na Câmara Federal. Vai saber.



QUINTO E EXPEDITO PEREIRA



Por falar em Marcos Odilon, esta semana Quinto declarou, que está disposto a se licenciar para abrir vaga na Assembleia Legislativa, com o propósito de que Expedido Pereira possa no final desta legislatura, retornar aquela Casa de Leis. Essa “bondade” de Quinto não teria a ver com o fato de que o seu pai Marcus Odilon, pretende disputar a Prefeitura de Bayeux e Expedito por ser ali uma grande liderança seria um apoio bem importante no futuro. Pois é, esmola grande cego desconfia.



NOSSO PENSAMENTO



A Paraíba não é reinado nem capitania hereditária de ninguém.



PENSAMENTO



“Os políticos e as fraldas devem ser mudados constantemente e pela mesma razão” Eça de Queiros



Esta coluna é publicada em sete portais e no

[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário