UMA BREVE PESQUISA SOBRE A COMPOSIÇÃO "MULHER RENDEIRA"
Edival Toscano Varandas*
*Da Academia Paraibana de Música
A composição “Mulher Rendeira” é de autoria do cangaceiro sergipano Antonio Alves de Souza, todavia, tinha o nome de batismo de Antonio dos Santos, e era conhecido no bando de Lampeão como “Volta Seca”; foi intérprete de diversas músicas que estão ligadas ao ciclo dos cangaceiros, como: “Se eu soubesse”, “Sabino e Lampeão”, “Acorda Maria Bonita” entre tantas outras. Posteriormente, Zé do Norte adaptou a música “Mulher Rendeira” para o filme do cineasta brasileiro Lima Barreto “O cangaceiro”, de 1953, alterando a letra original de Volta Seca.
Por volta dos anos 60, Bob Dylan e Joan Baez, foram buscar inspiração no folclore americano e na música da América Latina. E é num de seus discos, o “Joan Baez 5″, que se encontra a composição “Mulher Rendeira”, com o título de “O Cangaceiro”, todavia, com os créditos de Zé do Norte, atribuídos ao seu verdadeiro nome, Alfredo Ricardo do Nascimento.
Ouça, então, as três versões da composição "Mulher Rendeira":
1ª) Na interpretação de ZÉ DO NORTE, quando fez parte do filme "O' Cangaceiro" (1953).
Acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=BR0ZOQWc5VU&feature=related
2ª) Na interpretação da famosa cantora americana JOAN BAEZ - cantando em português e em inglês, quando do lançamento de seu disco "Joan Baez 5", de 1969.
Acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=1BaNq9dSgGE&eurl=http%3A%2F%2Fvagalume.uol.com.br%2Fjoan-baez%2Focangaceiro.html&feature=player_embedded#!
3ª) Na interpretação de VOLTA SECA, o seu verdadeiro autor, com preâmbulo de apresentação de Paulo Roberto, da Radio Nacional. Esta música faz parte do LP "Cantigas de Lampião", relançado no ano 2000.
Acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=yxjWPUJmVvA&feature=watch_response
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário