terça-feira, 27 de julho de 2010

AVALIAÇÃO DE GOVERNADORES


Do G1, em São Paulo

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem a maior taxa de aprovação entre governantes de oito unidades da federação (PE, BA, SP, RJ, RS, PR, MG e DF) pesquisadas pelo Datafolha, em levantamentos encomendados pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

O desempenho de Campos, que concorre à reeleição, é aprovado por 62% dos eleitores, parcela que considera sua gestão ótima ou boa. O percentual dos que avaliam o governo como regular é de 29%, e 7% consideram o governo ruim ou péssimo. A nota média atribuída à gestão é 7,7.

Segundo o instituto, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que tenta se reeleger, teve nota 6,6, e foi o segundo melhor avaliado. Na sequência, de acordo com a pesquisa, aparece o governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), com nota média de 6,3.

Já a pior avaliação é de Rogério Rosso (PMDB), governador do Distrito Federal. O desempenho de Rosso foi considerado ótimo ou bom por 16% dos eleitores do DF. Outros 39% avaliaram a gestão como regular e 23%, ruim ou péssima. A nota média é de 4,8.

Yeda Crusius (PSDB), governadora do Rio Grande do Sul, recebeu nota 4,9, a sétima pior avaliação.

No cargo há pouco mais de três meses, Rosso foi eleito de forma indireta, pela Câmara Distrital, para suprir o vácuo de poder causado pelas saídas de José Roberto Arruda (sem partido), cassado por infidelidade partidária, e pela renúncia do vice Paulo Octávio (sem partido).

Rio, Minas e São Paulo
No Rio de Janeiro, a gestão do governador Sérgio Cabral (PMDB), candidato à reeleição, é aprovada por 41% dos eleitores fluminenses, aponta o Datafolha. A parcela dos que avaliam o governo como regular é de 42%, e 15% atribuem a Cabral desempenho ruim ou péssimo. A nota média é 6,3.

Em novembro de 2007, quando somava 11 meses de governo, a aprovação ao governo de Cabral era de 36%.

Outro candidato à reeleição, Antonio Anastasia (PSDB-MG) tem a gestão aprovada por 35% dos eleitores mineiros. A avaliação regular alcança 26%, e 7% consideram o governo ruim ou péssimo. Outros 32% não souberam avaliar a gestão. A nota média do governo é 6,2.

No cargo há pouco menos de quatro meses, Anastasia era vice de Aécio Neves (PSDB), que deixou o governo no final de março para disputar o Senado.

Em São Paulo, a gestão de Alberto Goldman (PSDB) é aprovada por 21% dos paulistas. A taxa de regular é de 29% e 7% classificaram a gestão como ruim ou péssima. Os que não souberam popniar somaram 42% dos entrevistados. A nota média é de 5,7.

Goldman assumiu o governo em 6 de abril, no lugar de José Serra (PSDB), que saiu para concorrer à Presidência. Questionados sobre quem é o governador, 74% dos entrevistados não souberam responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário