sábado, 17 de julho de 2010

REVISTA FALA DE DILMA E LEMBRA HUMBERTO LUCENA


Leia a matéria na íntegra

A revelação pelo jornal O Estado de São Paulo de que a Secretaria de Políticas para as Mulheres usou cartilhas e livros pagas com dinheiro público para exaltar Dilma Rousseff traz à memória o que aconteceu na década de 1990 com o então senador Humberto Lucena (PB). Nome histórico do PMDB, Lucena presidia o Senado pela segunda vez e, em 1994, candidatou-se a mais um mandato pela Paraíba.

Em 1993, a gráfica do Senado imprimira 130 mil calendários de parede com foto de Lucena e um texto escrito pelo parlamentar. O material foi distribuído no estado com postagem também paga pelo Senado. O caso chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Lucena teve o registro da candidatura cassado no dia 13 de setembro de 1994. O tribunal considerou que o presidente do Senado cometera abuso do poder de autoridade, o que prejudicava os outros candidatos.

Lucena recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), conseguiu concorrer e foi escolhido pelos paraibanos para mais um mandato de oito anos. No final de novembro, porém, o STF confirmou a decisão do TSE e Lucena foi considerado inelegível.

O prestígio de Lucena fez o Congresso aprovar uma lei que anistiou o anistiou, junto com outros 15 eleitos acusados ou condenados por irregularidades na campanha. Em fevereiro de 1995, o perdão a Lucena foi sancionado pelo recém eleito presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi o primeiro desgaste político do tucano no Palácio do Planalto.

O caso Humberto Lucena virou referência no TSE e pode ser recordado com mais detalhes no site do tribunal. Trata-se de uma leitura valiosa para aliados e adversários da ex-ministra Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário