terça-feira, 27 de julho de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

O JULGAMENTO DE CÁSSIO


O juiz relator, Carlos Neves, apresentou seu voto, pedindo a inelegibilidade do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), por oito anos, e ainda a aplicação da multa no valor de R$ 100 mil Ufis. O juiz João Ricardo Coelho acompanhou o voto do relator e votou pela inelegibilidade de Cássio e aplicação de multa. A juíza Niliane Meira, terceira a votar, pediu vistas do processo, que deverá voltar à pauta do Tribunal daqui a duas sessões. Com isso, o candidato ao Senado pelo PSDB já conta com dois votos desfavoráveis a ele. A Corte Eleitoral também rejeitou as duas preliminares levantadas pela defesa de Cássio Cunha Lima.


O JULGAMENTO DE CÁSSIO II



A primeira preliminar pedia a extinção do processo, ao alegar “perda do objeto”, pois o ex-governador já teve seu mandato cassado pela justiça. A segunda alegava que o então vice-governador José Lacerda Neto (DEM) não foi incluído como litisconsorte no processo. No presente caso, leve-se em conta que o voto do presidente do TRE, desembargador Genésio Gomes, só se dará em caso de desempate, razão pela qual o futuro de Cássio estará nas mãos dos magistrados Newton Vita, Desembargador Manoel Monteiro e João Batista Barbosa, podendo o processo retornar a pauta já na próxima segunda feira. Comenta-se por ai, que caso seja considerado inelegível quem entraria na disputa seria a esposa de Cássio, Silvia Cunha Lima.



TRE-MA ABSOLVE JOSÉ SARNEY FILHO



Por falar em inelegibilidade, informa o portal G1 que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) decidiu, nesta segunda-feira (26), manter a candidatura do deputado federal Sarney.O deputado foi condenado e multado pelo TRE-MA por propaganda eleitoral supostamente irregular nas eleições de 2006. Ao contrário do que definiu o TSE, cinco dos seis juízes que compõem o colegiado entenderam que a lei dos Ficha Limpa não vale para condenações anteriores à sua publicação. Com base na Constituição Federal, os juízes do TRE-MA entenderam que a lei trata a inelegibilidade como uma pena e, portanto, não poderia retroagir para prejudicar uma pessoa.



OS INSTITUTOS DE PESQUISA



Depois que o polvo Paul foi à sensação da Copa do Mundo, acertando todos os resultados, muita gente passou a desejar que o mesmo também passasse a revelar os nomes dos vitoriosos no pleito de outubro próximo, em razão principalmente da falta de critério e credibilidade dos institutos que realizam as pesquisas e de forma desastradas publicam resultados bem discutíveis, como ocorreu na semana passada com relação ao pleito presidência, quando o Instituto Vox Populi, anunciou Dilma com 41% e Serra com 33%, portanto uma vantagem para Dilma de oito pontos. No mesmo dia o Instituto Datafolha, anunciou Serra com 37% e Dilma com 36%, ou seja, Serra 1% na frente. Como as pesquisas obrigatoriamente são registradas no TRE, não seria o caso de os responsáveis tais institutos se explicarem? Dois resultados tão diferentes mostram que ai tem coisa e como tem.




TIÃO E JOÃO PESSOA



Ontem no aniversário da morte de João Pessoa, O jornalista o Tião Lucena escreveu dizendo de sua estranheza com relação as festas e floreios que alguns insistem em fazer todos os anos com relação a João Pessoa, morto por João Dantas, pois segundo Tião tal pessoa, ganhou notoriedade depois do tiro, pois naquela ocasião passearam com o cadáver dele pelos portos do Brasil, o defunto servindo de cabo eleitoral para Getúlio Vargas implantar no país a ditadura de 15 anos, que matou e infernizou os brasileiros talvez com mais intensidade do que a ditadura dos militares. Tem razão Tião, pois se não fosse tal tiro e a exploração que foi feita na época, sob patrocínio de Assis Chateaubriand e o Diários Associados, João Pessoa seria no máximo um nome de rua e um retrato amarelado na parede.



ESCREVE A LEITORA



Falando ainda de João Pessoa, ontem fugindo do estilo desta coluna, tratamos um pouco sobre a vida e morte do mesmo e revelamos que o autor da ideia para que se desse o seu nome a capital do nosso Estado, foi do poeta Américo Falcão, através de correspondência enviada ao diretor de A União Sinézio Guimarães, que publicou a carta no dia 3 de agosto naquele jornal, sendo a Idea imediatamente encampada por estudantes do Liceu paraibano e por algumas senhoras de nossa sociedade, bem como pelos deputados estaduais que aprovaram a mudança. “Ontem mesmo recebemos email da historiadora Fátima Pessoa, elogiando aquele nosso artigo e dizendo dentre outras coisas:” Pedro, bela narrativa --digna da personagem imortal da memória da Paraíba - João Pessoa. Parabéns Fátima Pessoa”
.



O ELEITORADO FEMININO



Por falar em TRE, números divulgados por aquela Corte, demonstram que as mulheres que há poucas décadas nem votavam, hoje formam a maioria do eleitorado paraibano, são 1.443 milhão de mulheres contra 1.297 milhão de homens. Na capital as mulheres também são maioria, com quase cinqüenta mil votos a mais do que o masculino. Pois é, em eu pese a maioria do eleitorado ser feminino a. tal resultado não se percebe nas casa legislativas, onde as mulheres são detentoras de pouquíssimos mandatos.



A NOSSA ENERGIA ELETRÍCA



O pesquisador e membro da Academia Paraibana de Música Edval Varandas, por conta de vários incêndios ocorridos na capital nos últimos meses, faz um alerta bastante válido e preocupante, coloca em suspeição os serviços de fornecimento de energia. segue o seu comentário:“.Caro Pedro.Cordiais saudações.Li, recentemente o quanto você está sendo acessado; leia-se o artigo em que você reclama do descaso de algumas praças de nossa cidade e agora elas estão sendo recuperadas. Sinal que suas crônicas reclamativas estão surtindo efeito.Agora veja o seguinte: já percebeu que vez por outra estão acontecendo incêndios por aqui em Jampa?No prédio onde moro, no Cabo Branco, há uns dois meses aconteceu um princípio de incêndio; evidentemente de pequenas proporções. A causa foi energia (um ventilador superaqueceu-se e caiu em uma cama, durante a madrugada e pegou fogo no colchão todo).Esta semana, digo ante-ontem mais um no Cabo Branco. No lado do Manaira, já houve uns três. No centro da cidade, houve um que matou umas 30 espécie de animais, correto?E assim, de pingo em pingo, os incêndios e princípios dele, vão acontecendo em nossa cidade. E a causa deles: não tenho lido a respeito, mas você que é um bom farejador, bem que podia dar uma brechada nas notícias passadas. Vê se tem algo a ver com energia? Não falo piola de cigarro, ou outra coisa qualquer, mas simplesmente energia, corrente elétrica etc... Não é muita coincidência?Vamos esperar o próximo..Forte abraço.Edival



PEDRO MEDEIROS A DÚVIDA ATROZ



O Pedro Medeiros (PSDB),que vem fazendo um suspense dando sobre a sua posição no pleito que se avizinha, deve anunciar durante sessão na Assembléia Legislativa da Paraíba o rumo que irá tomar. Pedro que passou todo o final de semana visitando as suas bases política na região do Cariri paraibano, principal reduto eleitoral do parlamentar. “Vou aproveitar a oportunidade para conversar com os meus amigos e posteriormente anunciarei minha posição para em quem vou votar”, explicou na semana passada. Como o homem sempre foi palaciano e gosta muito dos tapetes vermelhos, ganha um doce quem adivinhar qual a direção que o mesmo irá tomar.



O NOVO BLOG DE PALMARI



Palmari de Lucena acaba de lançar seu blog, “On the road, na estrada...”, cuja finalidade é divulgar crônicas, que serão incorporadas em um livro, que planeja lançar ainda este ano. Narrações de vivências e viagens, profissionais e pessoais, nas Américas, Ásia, África e Europa. Compartilha também dicas sobre lugares interessantes, cultura e gastronomia. O endereço do blog é http://palmarinaestrada.blogspot.com. Considerando a capacidade e a cultura de Palmari, nem precisa dizer o sucesso de tal blog, bem como do livro que pretende lançar sobre suas viagens quando trabalhou como consultor da ONU.



PLANEJAMENTO FAMILIAR


A Prefeitura de Porto Velho oferece para as mulheres e homens várias opções para fazer o planejamento familiar, mais conhecido por controle de natalidade. Para isto, mantém duas opções constantes, uma está disponível nas unidades de saúde, onde a população tem à disposição, anticoncepcionais hormonais em pílula e injetável e os preservativos de barreira (camisinha) masculino e feminino. A outra é na Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME), que realiza a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), e faz laqueadura e vasectomia. Na Maternidade Municipal de junho de 2006 à junho deste ano, foram realizadas 18.420 atendimentos de Planejamento Familiar, colocados 2.562 Dispositivos Intrauterinos (DIU) e foram feitas 882 vasectomias e 2.153 laqueaduras. A Prefeitura da capital ou quem sabe o governo do Estado, poderiam implantar tal programa aqui, evitando milhares de gravidez indesejadas.




A FALTA DE PROFISSIONAIS NA SEGURANÇA PÚBLICA



A segurança pública da Paraíba está em crise. Mais de 100 municípios do estado estão sem delegados, o equivalente a quase 50% do território.A informação foi dada pelo secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Gustavo Gominho, que revelou que atualmente apenas 255 delegados estão trabalhando efetivamente nas delegacias, menos da metade do que seria necessário para preencher a estrutura disponibilizada pela, que é de 600 profissionais. O número de profissionais em exercício é menor que o número de delegacias. São 255 profissionais para 278 delegacias existentes nos 223 municípios da Paraíba. Pior é saber que existem centenas de concursados esperando convocação.



Esta coluna é publicada em sete portais e no

[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário