segunda-feira, 19 de julho de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

CRIME ELEITORAL


O Portal ParaíbaJá denunciou com fotos que a carreata programada pela coligação “Paraíba Unida” no Litoral Sul paraibano pode causar sérios problemas para o governador José Maranhão (PMDB) na Justiça Eleitoral. Segundo aquele portal, que publicou o fato, inclusive com diversas imagens, mostram suposto crime eleitoral praticado pela coordenação de campanha do peemedebista José Maranhão, no início da manhã do domingo, o posto de combustível Paraíso, que fica na entrada da praia de Jacumã, no município de Conde, começou a receber uma intensa movimentação de veículos adesivados e com material de campanha do governador José Maranhão e de candidatos a outros cargos da coligação “Paraíba Unida”.


CRIME ELEITORAL II

Segundo a fonte que denunciou o suposto crime eleitoral ao Paraíba Já, as imagens mostram cabos eleitorais distribuindo ordens de abastecimento de combustível para garantir a presença de carros, motos e trios elétricos na carreata organizada pelo PMDB. As imagens são bastante comprometedoras e mostram até um policial fardado abastecendo o carro, enquanto cabos eleitorais adesivavam o vidro traseiro do automóvel. Outra imagem mostra um policial militar e um agente de trânsito organizando o fluxo de veículos. Policiais militares, acionados estiveram naquele local, quando ocorreu uma debandada geral dos veículos, antes mesmo que os fiscais da Justiça também acionados chegassem ao estabelecimento, para constatar o crime que vinha sendo cometido. Com a palavra o TRE, pois tais abusos comprometem o equilíbrio do pleito.


FORA ROSILENE GOMES


O blogueiro e cronista esportivo Phelipe Caldas escreveu e vem defendendo a ideia de tirar da nossa Federação de Futebol Rosileine Gomes,. Phelipe se baseou no fato de que em São Paulo, o empresário Eduardo da Rocha Azevedo, que é ex-presidente da Bovespa, promete para os próximos dias uma campanha nacional pelo Twitter contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira. Ele alega que 21 anos depois de Teixeira assumir o cargo, está mais do que na hora de se ver alternância de poder na entidade. Assim, ele vai propor que todos os adeptos da proposta escrevam em seu Twitter a seguinte mensagem: “TT – Tira Teixeira”. Sugere Phelipe que o mesmo deveria acontecer também na Paraíba, pois , afinal, Rosilene Gomes também está no cargo de presidente da Federação Paraibana de Futebol há 21 anos.


FORA ROSILENE GOMES II

Enfatiza Phelipe que nestas duas décadas, tudo o que ela conseguiu foi afundar mais e mais o futebol paraibano. O comentário de Philipe até ontem já tinha recebido 15 comentários dos leitores todos concordando com o mesmo, tendo um deles chamado a atenção, pois o leitor afirma que a família Gomes entrou na nossa Federação na verdade 1979, ou seja, há 31 anos e que Rosilene já estaria preparando o seu filho Douglas para assumir a Federação. Por fim revela que tal pessoa se mantém na presidência não por méritos, mas em razão de “amaciar” os dirigentes de capengas ligas amadoras de futebol espalhadas pelo interior do Estado, cujos presidentes votam em toca de materiais esportivos. Tem razão Phelipe pois aqui na Paraíba as pessoas talvez pensando que a Paraíba é um reinado ou capitania hereditária, desejam se perpetuar a todo custo nos cargos, ignorando a salutar alternância do poder.


APOSENTADOS VÃO RECEBER DIFERENÇA

Os cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo vão receber de 2 a 6 de agosto a diferença acumulada do reajuste aprovado pelo governo. O valor corresponde à diferença entre os 6,14% que os aposentados vinham recebendo desde fevereiro (referente ao pagamento de janeiro) e os 7,72% sancionados pelo presidente Lula em maio. Em dezembro de 2009, o presidente editou a Medida Provisória nº 475 concedendo 6,14% de reajuste para os benefícios acima do mínimo, conforme acordo fechado com as centrais sindicais em agosto. Em maio, o Senado converteu a MP em lei, estabelecendo o reajuste em 7,72%. Com isso, os aposentados que recebem acima do mínimo terão creditado em sua conta as diferenças referentes ao período de janeiro a junho. Se o dinheiro a receber não matar de raiva, pelo menos servirá para ajudar na compra de calmantes e remédio para pressão alta.


O MAPA DA VIOLÊNCIA

O mapa da violência divulgado na sexta-feira (16) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que em 2008 a Paraíba apresentou o quinto maior percentual da região Nordeste de mortes provocadas por arma de fogo. Do total de 1.027 óbitos registrados no ano, 72,9% foram causadas por tiro, o que corresponde a 749 mortes. No topo do ranking apareceram Alagoas, com 1.584 mortes (84,6% do total de óbitos registrados no Estado), seguido pela Bahia, com 3.770 (80,1%), Pernambuco, com 3.3397 (78,2%) e Rio Grande do Norte, que registrou 497 óbitos por arma de fogo (74,3%). O estudo técnico trouxe dados extraídos do sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) fornecido pelo Datasus, banco de dados do Ministério da Saúde.O levantamento da CNM também trouxe dados sobre o uso de armas na prática de homicídios nas capitais. João Pessoa apresentou a quarta pior taxa da região Nordeste. Dos 345 homicídios em 2008, 297 foram provocados por arma de fogo, o que corresponde a um percentual de 86,1% dos assassinatos. Como salta aos olhos, que na Paraíba o número de homicídios aumentou muito nos dois últimos anos, caso não tenha acontecido o mesmo com os demais Estados citados na pesquisa, a Paraíba deve despontar hoje com o primeiro lugar em homicídios.


CARREATA DA INSEGURANÇA


Por falar em segurança, cerca de 60 aprovados no concurso da Polícia Civil da Paraíba ergueram faixas e protestaram na sexta-feira (16) no Ponto de Cem Réis, no centro de João Pessoa. Os candidatos reivindicam que o governo cumpra o edital do certame realizado em 2008, e que destinava 1.162 vagas para a Polícia Civil, em cargos como agente de investigação, escrivão e delegado. “A gente está fazendo esse ato público para discutir o quadro de sucateamento do sistema de segurança pública do Estado e cobrar que se aproveite isso para contratar os concursados da Polícia Civil”, explicou um dos aprovados no certame, que preferiu não se identificar. Ainda segundo ele, no interior do Estado o problema na segurança é absurda, tendo casos em que um único delegado responde por quatro ou cinco delegacias ao mesmo tempo. “Há cidades que não têm motorista e nem policial”, completou. No sábado os mesmos realizaram uma carreata pela cidade, que denominaram “Carreata da insegurança”


505 RUAS PAVIMENTADAS


Um levantamento da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mostra que, no últimos cinco anos, 320 vias da Capital paraibana foram contempladas com obras de pavimentação em paralelepípedos. A intervenção inclui também, rede de drenagem, pavimentação asfáltica, linha d’água e sinalização. Outros 58 trechos estão em obras e mais 127 estão para ser iniciadas, o que totaliza 505 ruas contempladas até o final do ano. Ao todo, são quase são quase 130 quilômetros de rua, distância superior ao trajeto João Pessoa/Campina Grande.


INDIO DA COSTA: DILMA ATEIA E ESFINGE DO PAU OCO


O deputado federal Indio da Costa (DEM), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB), pintado para a guerra resolveu responder a candidata Dilma Roussef que disse a imprensa que ele Índio havia caído de pára-quedas na chapa de José Serra No Twitter o mesmo chamou Dilma de ateia e foi questionado por leitores e explicou que respeita todas as crenças e fuzilou: “O correto é assumir o que você é. Ela nem consegue olhar nos olhos do eleitor. Esfínge do pau oco.”



Esta coluna é publicada em sete portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário