sábado, 16 de outubro de 2010

O IBOPE NO SEGUNDO TURNO NA PARAÍBA


A primeira pesquisa para avaliar a intenção de votos dos paraibanos revelou que o candidato Ricardo Coutinho (PSB) leva vantagem na corrida pelo posto de governador. A pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira mostra que o governável socialista tem 52% das intenções dos votos, enquanto o candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), figura com 40% das pretensões.
A diferença entre os dois candidatos é de 12 pontos percentuais. Levando em conta apenas os votos válidos Ricardo Coutinho fica com 57% dos votos e José Maranhão com 43%. O instituto ainda revelou que o número de pessoas que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 3%. Já o percentual de eleitores indecisos é de 5%.
O primeiro turno das eleições foi marcado por erros de todos os institutos de pesquisa. O Ibope, na pesquisa boca de urna, chegou a declarar que José Maranhão seria reeleito com 53% dos votos, fato que não se concretizou. Ricardo Coutinho acabou saindo vitorioso do primeiro turno das eleições.
A pesquisa foi encomendada pela A TV Cabo Branco, custou R$ 58.995 e com 1.204 entrevistados entre os dias 12 e 14 de outubro. A consulta foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número 36745/2010. O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O ibope e outros institutos de pesquisas, erraram feio no primeiro turno chegando a publicarem que José Maranhão estaria 20 pontos percentuais à frente do candidato Ricardo Coutinho, que para surpresa de todos ganhou o primeiro turno.O erro foi tão grinate que teve até instituto que mesmo realizando pesquisa de boca de urna, informou que Maranhão ganharia com uma diferença de sete pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário