sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

OS PROCESSOS CONTRA A VITÓRIA DE RICARDO



No final da contagem dos votos o governador José Maranhão reconheceu a vitória de Ricardo Coutinho e desejou muito sucesso do mesmo na gestão à frente do Estado da Paraíba, sendo inclusive elogiado pela população pela grandeza e pelo seu bom comportamento democrático. Agora se descobre que a nota enviada a imprensa não tinha nada de verdadeiro, era apenas um vazio jogo de palavras, pois os advogados do derrotado, pensando repetir 2006, ingressaram com pelo menos quatro despropositadas Aijes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB. De acordo com Fábio Brito, advogado da coligação de José Maranhão, um dos processos pede investigação com relação à publicidade da Prefeitura de João Pessoa, relacionando-a à campanha do candidato eleito Ricardo Coutinho. Mais outra Aije diz respeito a supostas ajudas financeiras a populares, promovidas pela mesma gestão, para beneficiar o socialista. Em uma terceira ação estão juntas as denúncias que englobam empréstimos do programa de microcrédito municipal Empreender-JP, assim como o evento “Dia de Brincar”, também do mesmo município.



OS PROCESSOS CONTRA A VITÓRIA DE RICARDO II



A quarta investida contra o socialista tramita sob segredo de Justiça. Nela, os peemedebistas acusam a prefeitura de João Pessoa de superfaturamento na desapropriação da Fazenda Cuiá em prol da candidatura ricardista.Ora, ora, a publicidade institucional da Prefeitura é ato de rotina e não para nunca. Já com relação aos empréstimos do Empreender, trata-se de um importante programa do município que existe há cerca de sete anos e evidentemente não pode parar. O Dia de Brincar é um evento que a Prefeitura realiza todos os anos no Dia das Crianças. Por fim com relação a Fazenda Cuiá, o prefeito Luciano Agra diz está tranquilo e que se trata de um factóide eleitoral criado por Fernando Milanez ex-secretário municipal. Pois é, com tantas alegações vazias, não sei como essas pessoas não temem ocupar a Justiça com besteiras e receber uma condenação por litigância de má-fé.



MILANEZ MUDA MUITO FÁCIL



Por falar em Fernando Milanez, o governado eleito Ricardo Coutinho, em entrevista a TV Master, dentre outras coisas foi perguntado sobre a possibilidade de seu ex-aliado Milanez fazer carga na Câmara Municipal sobre a desapropriação da Fazenda Cuiá. Ricardo respondeu que Milanez é muito ágil em mudar de lado e que em 2005 esteve na residência do mesmo e o encontrou em má situação, tendo então o resgatado para reiniciá-lo na política, porém, disse Ricardo, a história se encarregará dessa gente.



RICARDO NÃO ACEITA ELEIÇÃO DE DEFENSOR GERAL



Ainda na mesma entrevista da TV Master, indagado sobre a eleição agora no mês de dezembro para escolha do novo defensor geral, Ricardo disse em alto e bom som que considera tal eleição e conseqüente mandato um verdadeiro desrespeito, pois é inimaginável que o atual governador nomeie um defensor geral para trabalhar num mandato junto a outro governante. Tem razão Ricardo Coutinho, realmente é bem desconfortável para o novo governador. Tanto que o mesmo já anunciou que vai convocar a categoria para tratar sobre o assunto e assim evitar tal eleição já no próximo mês.



MARCELO WEICK DE PEITO LAVADO




O advogado Marcelo Weick, foi um dos principais coordenadores da campanha de José Maranhão no primeiro turno, quando o mesmo perdeu para o concorrente Ricardo Coutinho por cerca de 8 mil votos. Domingo passado, logo depois da contagem dos votos do segundo turno, Marcelo Weick de alma lavada ligou para o Padre Albeni e declarou que no primeiro turno ele Marcelo havia sido acusado de inabilidade no comando das ações da campnha e assim perdeu a coordenação para Roosevelt Vitta e Manoel Junior. Pois é, os dois competentes fizeram Maranhão perder no segundo turno por 150 mil votos.



O PROCURADOR GERAL VAI AGIR CONTRA O ESTADO?



No início do ano, o procurador geral de Justiça Osvaldo Trigueiro levantou a tese de que o Ministério Público Estadual iria cobrar que as prefeituras afastassem até o dia 31 de julho os servidores não efetivos em favor dos servidores oriundos de concursos públicos, mesmo sem ninguém entender a diferença no tratamento, Trigueiro declarou que iria passar a cobrança para o Estado logo em seguida. Depois, em setembro, quando questionado sobre o tema, declarou que iria fazer a cobrança após o término das eleições. Agora a população quer saber se o procurador Osvaldo Trigueiro vai cumprir a palavra dada, ou vai deixar o abacaxi para o próximo governador que não tem nada a ver com do problema criado pelo governador atual.




O PRIMEIRO GOVERNADOR PESSOENSE FOI BURITY



Por falar em Ricardo Coutinho, o mesmo reiterada vezes tem dito que é o primeiro pessoense eleito governador do Estado da Paraíba, cujo erro é ratificado por boa parte de nossa imprensa, que também faz a mesma afirmação. Por conta de tais erros dona Glauce Burity, esposa do ex-governador Tarcisio Burity, veio a publico e afirmou que o seu falecido marido nasceu em João Pessoa, portanto, o primeiro governador paraibano nascido na capital foi Tarcisio Burity. Fica feita a correção.



PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE



Mal terminou a campanha de 2010 e já se especula com relação às prefeituras de João Pessoa e Campina Grande. Com relação à capital, surgem os nomes de Luciano Agra para a reeleição, Cícero Lucena, Manoel Junior, Luiz Couto, Nonato Bandeira e até mesmo de José Maranhão o que colocaria por terra as pretensões de Manoel Junior e Cícero que já pensa hoje em se acomodar no PMDB. Já na cidade de Campina Grande, cinco nomes já despontam, sendo o primeiro o filho do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Diogo Cunha Lima, o primo do ex-governador, o deputado federal eleito Romero Rodrigues (PSDB), o deputado reeleito Manoel Ludgério (PDT), a deputada eleita Eva Gouveia (PTN), Daniea Ribeiro, além do vice-governador eleito, Rômulo Gouveia (PSDB), que ocorrendo a cassação do prefeito Veneziano poderá assumir aquela Prefeitura ainda em 2011, já que foi o segundo mais votado em 2008 e assim, com certeza partiria para a reeleição.



MONTEIRO VAI SEDIAR ‘BALAIO DO PATRIMÔNIO”




Depois de promover o Festival de Cultura Zabé da Loca, que reuniu nomes famosos como Flávio José, Luciene Melo, Djinha de Monteiro, Novinho da Paraíba e Chico César e o Festival Internacional de Folclore, com a participação de grupos da Itália, Canadá, Brasil e Venezuela, o município de Monteiro estará sediando nos dias 18 e 19 de novembro o ´Balaio do Patrimônio – Trilha do Cariri`.O Balaio do Patrimônio é um encontro anual promovido pela Superintendência do IPHAN na Paraíba que tem a finalidade de divulgar junto às prefeituras municipais e à sociedade civil interessada as políticas voltadas para o patrimônio cultural, empreendidas pelo Governo Federal. Este ano o encontro acontece em parceria com a Prefeitura de Monteiro e terá a participação de todos os municípios do Cariri Paraibano.



FORÇA TAREFA PARA INVESTIGAR PREFEITO DE CABEDELO



Quem anda bem encrencada é o prefeito de Cabedelo José Regis, pois o Representante do Ministério Público daquela cidade pediu ao Procurador Geral de Justiça Oswaldo Trigueiro filho, que seja designada uma força tarefa para a Comarca. “Objetivo é fazer um mutirão com imparcialidade e isenção para agilizar a apuração das inúmeras denúncias que, de forma têm chegado à Promotoria de Cabedelo", disse Valério Bronzeado. Segundo o Promotor foram instaurados 32 inquéritos civis para apurar a participação de empresas fictícias nas licitações, há problemas na Saúde e várias irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado que reprovou as contas do Prefeito José Francisco Régis em 2.008. “O TCE mandou o Prefeito devolver R$ 603.454,86 através do Acórdão APL TC nº 120/210 no processo nº 010/2010 onde são apontados vários atos de improbidade, como superfaturamentos, desvios e dispensa indevida de licitações e outros.


ESCREVE A LEITORA



Ainda a semana que passou uma leitora identificada por Inês enviou um email desaforado para este aprendiz de digitador, defendendo com unhas e dentes o seu candidato ao governo do Estado. Esta semana, mais precisamente na data de ontem a leitora Adna Mércia envia email elogiando este modesto espaço, a partir deste ponto: Parabenizo-o pela coluna de hoje, está excelente!”.



Esta coluna é publicada em sete portais e no

[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário