quinta-feira, 1 de julho de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

OS NOVOS SENADORES BRASILEIROS

PT é o partido com maiores chances de aumentar sua bancada no Senado nas eleições de outubro. Com 11 senadores atualmente, dos quais oito terminam o mandato em fevereiro de 2011, a legenda do presidente Lula e da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff tem boas possibilidades de passar a contar com 16 senadores na próxima legislatura. A previsão faz parte de uma análise feita pelo diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz. Para o diretor do Diap, o PT tem chances altas de eleição de senadores em 12 estados e ainda de emplacar novamente o suplente amazonense João Pedro. Ele já ocupou a vaga, no lugar do senador Alfredo Nascimento, que agora, embora tenha mandato até 2015, tem chances de se eleger governador do estado. Como as últimas pesquisas mostram o ex-ministro dos Transportes na frente da disputa, com até 36% das intenções de voto, as chances do PT herdar a vaga sem muito esforço também aumentam. Assim, o partido tem boas possibilidades de ganhar um total de 13 cadeiras no Senado.

OS NOVOS SENADORES BRASILEIROS II

Para Antônio Augusto, a lista dos novos senadores inclui a ex-ministra do Turismo Marta Suplicy, por São Paulo, e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, por Minas Gerais. O diretor do Diap também conta com a reeleição dos senadores Paulo Paim (RS), Delcídio Amaral (MS) e Augusto Botelho (RR). E acredita que levam vantagem nas disputas por duas vagas nos seus respectivos estados os ex-governadores Jorge Viana, no Acre, e Wellington Dias, no Piauí. O PSDB tem 13 senadores, sendo que nove terminam o mandato em 2011. "O partido não tem a menor chance de fazer nove senadores com seus 13 candidatos. Só tem eleição garantida com Tasso Jereissati no Ceará, Aécio Neves em Minas e Cássio Cunha Lima, na Paraíba, caso não seja impugnado pelo ficha limpa", acredita o diretor do Diap.
A FESTA NO SENADO

Por falar em Senado, o tempo passa, o tempo voa e tudo lá continua numa boa, pois um ano e três meses depois de chocar o país ao admitir ter mais de 180 diretores, o Senado mantém atualmente 214 servidores que ocupam cargos de direção, e ainda resiste a enxugar o quadro. Dos 50 diretores cuja exoneração foi anunciada em março de 2009, apenas 17 perderam as funções de comando. Quinze meses depois, 33 deles continuam em posição de chefia, sem redução no salário. Desses, 26 seguem exatamente nos mesmos postos, e sete trocaram apenas de diretoria. Apenas uma servidora, a única comissionada da lista, não consta mais do quadro de servidores da Casa. O que aconteceu com os 50 diretores que seriam exonerados? Entre os órgãos que seriam atingidos, somente quatro foram de fato extintos: as subsecretarias de Planejamento e Execução de Convênios e de Apoio Técnico; e as coordenações de Análise de Notícias e de Pesquisas e Apoio Técnico. Também foi extinta a função de diretor adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).Os cortes, anunciou o Senado na época, atingiriam diretorias de “menor conteúdo de competência” e resultariam numa economia mensal de R$ 400 mil aos cofres públicos. Se todos esses cargos tivessem sido eliminados, conforme foi anunciado, a Casa teria economizado cerca de R$ 6 milhões de lá pra cá, apenas no período compreendido em pouco mais de um ano.


AS CONVENÇÕES DE ONTEM


Na tarde de ontem com muita festa, ônibus alugados, fogos e muita pirotecnia, foram lançadas as chapas de José Maranhão e Ricardo Coutinho para disputar o governo do Estado. A convenção do PMDB. lotou o Forrock na Estrada de Cabedelo criando dificuldades no trânsito, sendo necessário a intervenção da Polícia Rodoviária.Tal convenção sacramentou o que todo mundo já sabia, ou seja, José Maranhão como cabeça de chapa, tendo o deputado Rodrigo Soares, como o seu vice.Já a convenção do PSB realizada no Esporte Clube Cabo Branco, também com grande público, trouxe a surpresa do nome do deputado Rômulo Gouveia do PSDB, como vide de Ricardo Coutinho, satisfazendo assim, os tucanos e ao mesmo tempo acomodando Damião Feliciano do PDT e Agnaldo Ribeiro, ambos satisfeitos, pois irão herdar os votos do gordo Rômulo, ficando Agnaldo, acomodado, mesmo com o descarte de sua irmã Daniela Ribeiro, para vice. Sem dúvida um jogo de xadrez bem jogado.
O SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E OS SEUS CONHECIMENTOS

Bruno Roberto é o novo secretário de Agricultura do Estado. O dito cujo, como já enfatizou o jornalista Tião Lucena, não sabe a diferença entre um pé de coentro e um talo da macaxeira, pois é e o pior jamais dirigiu uma bodega de cachaça, sabendo quando muito vender automóveis, profissão que aprendeu com o pai. O mimo se deu por conta da adesão do seu pai o deputado Wellington Roberto ao projeto de reeleição do governador José Maranhão. É por essa e por outras que a nossa agricultura é das mais atrasadas do Nordeste, pois o órgão que deveria cuidar da mesma, também passou a fazer parte do grande balcão de negócios instalado no Palácio da Redenção, ou seria na granja Santana?

LUCIANO E RODRIGO SOARES

Essa coluna sempre informou que Luciano Cartaxo estaria sendo fritado por Rodrigo Soares e agora o mesmo descobre que tudo dito aqui neste espaço era verdade. Luciano Cartaxo está magoado com o PT e muito está com o presidente do partido na Paraíba, Rodrigo Soares. Ele disse que o PT não moveu uma palha para sustentar seu nome como candidato a vice governador, mas bastou ele sair para o partido trazer até o presidente nacional da legenda para forçar a barra e levar Maranhão a indicar Rodrigo para a vaga de vice. Luciano informou que Rodrigo Soares trabalhou em benefício próprio e sequer o convidou para receber José Dirceu e o presidente do PT, Eduardo Dutra, quando estiveram os mesmos aqui na Paraíba. Pense numa crocodilagem.

JUIZES DEFENDEM FÉRIAS DE 60 DIAS E RECESSO

Representantes do Poder Judiciário e do Ministério Publico, defenderam em audiência pública, na CCJ do Senado Federal, nesta terça-feira (29), a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 48/09) que garante, para juízes e membros do MP, férias de 60 dias: o habitual período individual de 30 dias e o restabelecimento das férias coletivas de igual duração extinta pela Reforma do Judiciário, em 2004. Os defensores públicos também se alinharam em defesa da medida que pode vir a beneficiar também esse grupo, caso prevaleça emenda que o relator, senador Antônio Carlos, incorporou ao texto original da PEC, uma iniciativa do senador Valter Pereira (PMDB-MS). Outra manifestação favorável veio do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. É que o retorno das férias coletivas, ao suspender a tramitação dos processos, garantirá aos advogados a possibilidade de também desfrutarem de férias sem o risco de perder prazos judiciais. - A proposta merece nosso aval no sentido de que também resgata o direito da advocacia de ter seu tempo de férias e descanso respeitado - destacou Cavalcante. Por fim os interessados destacaram que eles necessitam de tempo para aperfeiçoamentos e estudos. Há bom, então tá.


A ADESÃO E A DESCULPA FAJUTA


O apagado vereador João dos Santos cujo trabalho pouco aprece na Câmara da Capital e que sempre gostou da aba do chapéu daqueles que se encontram no poder, mudou-se com armas e bagagens para os lados do governador José Maranhão. Tal figura já esteve com Chico Franca, Cícero Lucena, Ricardo Coutinho I, Ricardo Coutinho II e Luciano. O anúncio foi feito e os motivos da adesão foram expostos como sendo "solidariedade ao povo do Padre Zé", por ter o prefeito Luciano Agra dado título de posse de imóveis aos moradores daquele núcleo residencial. João explicou: os moradores tinham casas próprias em outros bairros, foram deslocadas para o Padre Zé e por isso mereciam as escrituras e não títulos dando direito a eles morarem nos imóveis durante os próximos 90 anos. Chega a ser hilário, vereador bem que poderia arrumar uma desculpa melhor, mas pode esperar que deve cair no colo do mesmo, alguma benesse dos cofres do Estado.


SECRETÁRIA ARIANE FALA DE SUA PASTA


A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, Ariane Sá, rebateu ontem (30) informações que circularam na imprensa, afirmando que a educação pública não seria considerada uma prioridade pela gestão da Prefeitura de João Pessoa. Ela fez questão de dizer: “Há seis anos o Governo Municipal optou por tratar a Educação como uma política de governo que se baseia na valorização do professor, no estímulo às ações pedagógicas e na melhoria da infraestrutura e das condições de ensino. A Capital paraibana pode ser considerada um exemplo em valorização do ensino. Realizamos concurso para professor e especialistas com mais de 900 vagas, construímos 178 novas salas de aula e implantamos programas que trouxeram para o cotidiano dos alunos temas como paz, saúde, igualdade de gênero, combate às drogas e valorização da cultura local”, enfatizou a secretária.



EXPOSIÇÃO NA ESTAÇÃO CABO BRANCO



Por falar em Prefeitura Lúcia França, Curadora Geral da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes e Gláucia Azevedo, Chefe da Divisão de Programas e Atividades da Estação Cabo Branco, Ciência Cultura e Artes convidam para abertura da Exposição ‘A Arte e a Cidade’ do escultor Ericson Brito. Local: Estação cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes. dia 02.07.10, sexta feira 19:00h.Período: 02.07 a 06.08.10Horários de visitação: 9:00 as 21:00 h (terça a sexta). Vamos prestigiar gente.

Esta coluna é publicada em seis portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário