sábado, 10 de julho de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

O PLEITO E A SURPRESA DOS NOMES

Tendo-se o cuidado de ler a listagem dos candidatos divulgada pelo TRE, facilmente se verifica algumas situações que merecem destaque: Observa-se grande número de mulheres colocadas na disputa apenas para cumprir a legislação eleitoral, que obriga a inclusão das mesmas num percentual de 30%. Com exceção de algumas mulheres, detentoras de mandatos, a maioria é tão desconhecida que até parece uma listagem de passageiros de ônibus interestadual. Ainda se observa nomes de ex-parlamentares que pretendem retornar ao parlamento como Gilvan Freire, Robson Dutra, sargento Denis, Domiciano Cabral, Simão Almeida, Tião Gomes e Ariano Fernandes e os atuais suplentes como Ricardo Barbosa, Nadja Palitot e Aníbal Marcolino, que desta feita buscam a titularidade do mandato. Temos ainda o suplente Carlos Santos, cuja campanha em 2006, quase complicava a vida do seu irmão o prefeito de Bayeux Jota Junior, que chegou a ser acusado de tentar favorecê-lo usando a estrutura daquela Prefeitura.


O PLEITO E A SURPRESA DOS NOMES II


Neste universo de candidatos, temos Wilson Braga, que pretende encerrar a carreira política como deputado estadual e quiça como presidente da Assembleia Legislativa, fechando com chave de ouro sua agitada vida publica. Temos também o caso de Daniela Amorim, que pretendia ser candidata a vice governadora, mas vai mesmo de candidata a deputada estadual, o mesmo acontece também como o atual vice governador Luciano Cartaxo e Janduhy Carneiro Sobrinho, que pretende herdar os votos do primo Ruy Carneiro que disputa a Câmara Federal e Leomar Maia ex-prefeito de Catolé do Rocha. Mais uma vez o lado pitoresco do pleito é o folclórico e eterno candidato Domingos Uray, que deseja ser deputado estadual. Outro fato que chama à atenção são as candidaturas dos primos Salomão Gadelha e André Gadelha, que irão dividir os votos em Souza e região.Vale destacar que o ex-comandante da Policia Militar, o coronel Lima Irmão, muito ligado a família Cunha Lima, resolveu disputar uma cadeira na Casa de Epitácio Pessoa, bem como o também ex-comandante coronel Kelson.


O PLEITO E A SURPRESA DOS NOMES III


Os vereadores Benilton Holanda e Geraldo Amorim disputam uma cadeira para a Câmara Federal, bem como o ex-governador Roberto Paulino que não conseguiu legenda para o Senado. Remos ainda os dois fieis escudeiros do ex-prefeito Ricardo Coutinho, Edvaldo Rosas e Alexandre Urquiza, que disputam a Câmara Federal e Assembleia Legislativa respectivamente. Ainda estreando na política, temos o jornalista Abelardo Jurema e Wilson Santiago Filho, que buscam a Câmara Federal. Ainda tentando mandato de deputado federal, volta à disputa o ex-vereador Julio Rafael, o deputado cassado Walter Brito Neto, além de Andrea Magliano Filho, cujo pai foi vereador durante muito tempo nesta capital. Por fim, temos mais uma vez o cantor e compositor Vital Faria, disputando uma vaga para o Senado e para surpresa de todos o vereador Tavinho Santos, como segundo suplente de senador, na chapa de Vital do Rego Filho, cujo primeiro supelnte é o ex-senador Raimundo Lira. Dois nomes ausentes na relação de candidatos chamaram a atenção de todos, Francisco Barreto que sistematicamente vinha despejando toda sua critica em cima do ex-prefeito Ricardo Coutinho e havia a informação que iria continuar como candidato fazendo tal papel, o que não vai acontecer e a ausência do ex- vereador e deputado Avenzoar Arruda, que mesmo filiado ao PSOL, referiu passar ao largo.


A AVALIAÇÃO DOS NOSSOS DEPUTADOS


Por falar em eleições, o eleitor paraibano agora tem um parâmetro para assim, decidir sobre o seu voto em outubro próximo, pois acaba de tomar conhecimento de uma pesquisa realizada entre 36 jornalistas que trabalham na Assembleia Legislativa, que teve como responsável a revista Tribuna, cuja apuração ocorreu entre os dias 16 e 17 de junho. Essa pesquisa aferiu o desempenho parlamentar dos nossos deputados estaduais. De acordo com o resultado os deputados foram avaliados numa escala de pontuação de 0 (zero) a 10 (dez). Para não cansar o leitor, divulgamos apenas os cinco mais votados e os cinco piores colocados. Os melhores avaliados: Assis Quintans 6,75, Ricardo Marcelo, 6,63, Branco Mendes, 6, 48, Jeová Campos 6,16 e Ranieri Paulino 6,13. Já os piores foram: Arnaldo Monteiro, 3,30, Quinto de Santa Rita, 3,20, Fabiano Lucena, 315, Nivaldo Manoel, 3,15, Expedito Pereira 3,10


MUITAS EXONERAÇÕES NA PREFEITURA


Chega à informação de que o prefeito Luciano Agra exonerou todos os comissionados que foram indicados por Agnaldo Ribeiro do PP. A noticia nem mereceria destaque, porém passou a merecer, tendo em vista que Enivaldo, embora tenha mudado com armas e bagagens para as hostes de José Maranhão, dando uma explicação que não convenceu a ninguém, não teve a ética e a decência de solicitar aos seus afilhados que abandonassem os cargos na Prefeitura, obrigando o prefeito Luciano a ter o constrangimento de fazê-lo. Os nossos políticos, cada dia mais aprimoram as suas caricaturas.


ANIVERSÁRIO DO EMPREENDER-JP


Por falar em Prefeitura, completou cinco anos da criação do Empreender-JP, programa criado para geração de emprego e renda. Tal programa já emprestou R$20 milhões. Beneficiando cerca de 22 mil pessoas, que conseguiram montar os seus próprios negócios, tendo muito deles progredido tanto, que pagaram o empréstimo antes do prazo e já empregam outras pessoas. O Empreender-JP é uma idéia tão espetacular que possibilitou a Prefeitura de João Pessoa receber vários prêmios nacionais, sendo a idéia copiada por outros Estados da Federação.


ANIVERSÁRIO DA MORTE DE TARCISIO BURITY


Na quinta-feira desta semana completou sete anos do falecimento do ex-governador Tarcisio Burity, cuja data praticamente passou totalmente ignorada pelas nossas autoridades e pela nossa imprensa. O fato é que Tarcisio Burity com dois mandatos de governador era super festejado e bajulado, porém depois de sua morte, por questões de políticas mesquinhas até as suas obras foram abandonadas, como se houvesse a intenção de apagar em definitivo o seu nome da história política do nosso Estado. A memória de Burity mereceria um tratamento melhor, pelo muito que o mesmo fez pelo nosso Estado.


BANCO DO BRASIL EM TAMBAÚ


Está prestes a ser inaugurada mais uma agencia do Banco do Brasil, em Tambaú, no local onde durante muitos anos funcionou o Restaurante Elite. O fato poderia ser alvissareiro, se a Prefeitura da Capital, depois de ter com a ciclovia diminuído o número de vagas para estacionamento de veículos, tivesse aproveitado o excelente terreno ao lado do Mercado do Peixe e criado ali um grande estacionamento para cerca de cem automóveis, ao invés de um desnecessária praça, que só irá servir para reunir os tradicionais moradores de rua que infestam aquele local e para a proliferação de vendedores ambulantes.

Esta coluna é publicada em quatro portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário