sábado, 18 de setembro de 2010

O PARAIBANO QUE ENGANOU HITLER




O militar paraibano Roberto de Pessôa, 99 anos, guardou o segredo por 73 anos: tinha uma missão secreta nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim . É esta a incrível história que o repórter Régis Rösing revelou no programa "Esporte Espetacular" de domingo, 17 de janeiro. Enviado à Alemanha como integrante da delegação brasileira, ele foi encarregado de descobrir segredos da metodologia de educação física usada pelo Terceiro Reich no treinamento de seus soldados.




O general Roberto de Pessôa (foto), considerado o primeiro paraquedista militar do Brasil, morreu na manhã desta sexta-feira (17 maio de 2010), ao cem anos. Pessoa faleceu às 2h, no Hospital do Amparo, no Rio de Janeiro, onde estava internado, segundo informações da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Comando Militar do Leste, órgão do Exército. Ainda não há informação sobre a causa da morte.

Segundo o Comando Militar, o general foi o pioneiro da atividade paraquedista militar no País. Ele nasceu em 1910, na Paraíba, e cursou a Escola de Paraquedistas dos Estados Unidos em Fort Benning, em 1944. O horário do velório, que será realizado no Museu Aeroterrestre, localizado no Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, e do enterro ainda não foi divulgado.


O militar que enganou Hitler

O paraibano foi o militar brasileiro que descobriu segredos do Terceiro Reich durante Berlim-1936.


(Foto: reprodução TV Globo)Em agosto de 1936, Adolf Hitler mostrava sua força ao mundo e recebia 3.963 atletas de 49 países no Estádio Olímpico de Berlim, para a disputa dos Jogos da Alemanha. O Brasil não alcançou o objetivo de trazer medalhas, mas conseguiu extrair do regime nazista importantes informações.

Infiltrado entre os 94 atletas da delegação verde e amarela (entre eles, Maria Lenk e João Havelange), o então Tenente Roberto de Pessôa, de apenas 26 anos, foi enviado pelo Exército Brasileiro para uma missão secreta. Pessôa usou o disfarce de profissional da comissão técnica para chegar à Alemanha e tentar descobrir os segredos da metodologia da educação física e mental dos soldados nazistas - conhecidos pela disciplina, autoconfiança e resistência (clique aqui para conferir foto do paraibano com nazistas ou aqui para conferir reportagem especial sobre o militar na missão).

- Meu pai foi à Alemanha em 1936 após ter concluído o curso de Educação Física. A missão principal era trazer ensinamentos da metodologia alemã, que estava em um nível de desenvolvimento avançado. Todas as técnicas de treinamento que produziam atletas de alto nível na época foram absorvidas de uma forma geral e ele teve a oportunidade de transmitir isso no Brasil quando assumiu a cátedra de metodologia da Universidade do Brasil. Os ensinamentos são usados no Exército e nas escolas até hoje - contou o coronel Pessoa, filho de Roberto de Pessôa.

O tenente brasileiro cursou a Academia de Esportes do Terceiro Reich e teve sucesso em sua missão. Voltou ao Brasil e ajudou a desenvolver as práticas de educação física aplicadas até hoje nas Forças Armadas e nas escolas.

Da redação com Agência Estado e Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário