quarta-feira, 29 de setembro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PB

PROCESSO DE CÁSSIO GANHA RELATOR


Pelo visto após o ex-governador Joaquim Roriz que terminou renunciando a sua candidatura, o próximo a ser julgado poderá ser o ex-governador Cássio Cunha Lima. Na data de ontem (28) após vinte dias sem movimentação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso o ex-governador contra a decisão no TRE-PB que negou o registro de sua candidatura ao Senado, finalmente teve uma movimentação. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, não acatou o entendimento da Secretaria Judiciária que distribuiu o recurso por prevenção e determinou a redistribuição aleatória do processo. “É dizer, não há entre as citadas ações mesmas partes, tampouco mesmo objeto ou causa de pedir que justifiquem a distribuição por prevenção”. Vamos aguardar os próximos acontecimentos. Foi escolhido o ministro Aldir Passarinho.


FITA REVELA ESCÂNDALO NO PCB


Por falar em Cássio, uma fita magnética contendo grave denúncia agitou o meio político paraibano no dia de ontem. Ouvindo-se a fita, o candidato a governador pelo PCB, Chico Oliveira, aparece denunciando que o presidente do seu partido recebera 400 mil para ajuizar a ação que resultou na cassação de Cássio Cunha Lima. Divulgada a "bomba", Chico Oliveira recuou e disse que tudo não passou de uma brincadeira ocorrida numa das mesas do Shopping Tambiá. Chico Oliveira informa que a fita visava provocar o jornalista Valdir Porfírio, que na sua visão é um puxa-saco dos Cunha Lima. Pois é Logo o PCB que abomina o capitalismo, se deixar corromper pelo vil metal. É de lascar.


A CASSAÇÃO DE JOSÉ MARANHÃO


A campanha na sua reta final pode sair do campo das ideias e até mesmo dos votos para o tapetão, pelo menos se depender das coligações encabeçadas por José Maranhão e Ricardo Coutinho, que buscam na Justiça derrubar o outro. Agora a coligação Uma Nova Paraíba, encabeçada pelo candidato ao Governo do Estado Ricardo Coutinho (PSB), enviou um comunicado à imprensa no domingo (26) declarando que vai entrar com duas ações pedindo a cassação do registro de candidatura de José Maranhão (PMDB). De acordo com o comunicado, os advogados da coligação vão anexar às duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) quase duas mil cópias de provas contra o candidato à reeleição. A oposição denuncia que o governador licenciado teria usado a máquina pública em seu favor no processo eleitoral. Além da cassação do registro que lhe permite disputar o cargo, a coligação pede inelegibilidade de oito anos para o peemedebista alegando improbidade administrativa, abuso de poder político e econômico e conduta vedada.


AVENZOAR ARRUDA O SEM VOTOS


Há cerca de duas décadas surgiam no cenário político da Paraíba duas figuras que demonstravam que iriam surpreender, já que significam oxigenação na nossa viciada política. Os fatos novos eram , Ricardo Coutinho e Avenzoar Arruda. O primeiro foi vereador, deputado estadual e prefeito duas vezes e agora disputa o governo do Estado. Avenzoar foi vereador, deputado federal e depois sem maiores explicações disputou o governo do Estado, mesmo sabedor que não teria o menor sucesso. Agora ao já filiado ao PSTU Avenzoar não disputa qualquer cargo e apenas parece no Guia Eleitoral pedindo votos para terceiro. Um amigo da coluna que não perdoa, declarou: “Avenzoar sofre hoje da mais terrível das inelegibilidades, a falta de votos”. Pois é.


SALÁRIO DA MULHER E DO HOMEM


Desde que me entendo por gente, que escuto falar que o salário da mulher é menor do que aquele recebido pelo homem. Recentemente um órgão denominado Catho Online, realizou uma pesquisa e constatou que os salários entre homens e mulheres têm diferenças de até 51% . Este aprendiz de digitador na empresa privada dirigiu quatro empresas hoteleiras e nunca viu tal diferença, pois recepcionistas, garçons, telefonistas, caixas e todos os cargos independente do sexo, percebiam salários idênticos. No governo onde também tive a oportunidade de ser gestor, administrei 1.500 homens e mulheres e jamais observei tal diferença, pois delegados, agentes, escrivães, datiloscopistas, legistas e outros cargos sempre perceberam os mesmos salários. Pelo visto essa diferença salarial entre homens e mulheres no Brasil deve ser lenda.


AGENTES DE SAÚDE


A leitora Maria Justino envia email com a seguinte indagação: “Gostaria de saber a partir de qual ano os agentes de saúde irão receber o aumento salarial?”. A leitora certamente se refere ao recebimento do piso nacional R$ 900 reais, aprovado em dezembro passado e que até hoje não foi pago a categoria. Informo que falta vontade política por parte do governo em através de decreto regulamentar a matéria..


A RESPOSTA DA STTRANS


Por mais de uma vez critiquei aqui, a existência de um grupo de jovens que diariamente por volta das 6 horas da manhã invade o calçadão de Manaira, obrigado que os idosos que fazem Cooper sejam obrigados a descer da calçada, disputado a via com os carros e ônibus. Ontem, recebi expediente da Superintende do STTrans, Laura Maria Farias Barbosa - coisa rara de acontecer na Prefeitura, já que a maioria dos secretários se julga acima de tudo e de todos e sempre dão o silencio como resposta - informando a superintendente Laura, que a sua equipe esteve no local e como tais veículos não são licenciados, não foi possível notificá-lo,s tendo a equipe de Sttrans apenas “pedido” aos mesmos que não ocupassem a calçada. Embora grato a superintendente pela atenção devo registrar que se aquele órgão não tem como agir, nem que seja apreendendo as bicicletas, que tal então retirar as placas de “proibido circulação de bicicleta”, pois claro quem se não tem poderes para coibir, não pode evidenteente proibir.


NOVO ACESSO NA CIDADE


Por falar em STTtrans aquele órgão reabriu o acesso da Av. Beira Rio com a rua Esperidião Rosas, no bairro Expedicionários, logo após o hospital da Unimed, sentido Centro-bairro. Esta opção de tráfego de veículos e acesso direto a outras vias de circulação, estava fechada havia anos, agora foi reaberta pela STTrans com sinalização semafórica.Com a reabertura do trecho, os condutores de veículos poderão seguir da Av. Beira Rio até o bairro de Manaíra, passando pela Epitácio Pessoa, Bairro dos Estados, Av. Tancredo Neves, chegando à Av. Flávio Ribeiro Coutinho (Retão) e, finalmente, orla de Manaíra.


NOVOS BENEFÍCIOS PARA OS DEFENDORES PÚBLICOS


Foi publicada ontem no Diário Oficial do Poder Executivo a resolução que dispõe sobre os critérios, condições e requisitos para a concessão das verbas indenizatórias fixadas na Lei 9.219/10, que concede aos defensores públicos da Paraíba os adicionais de periculosidade, auxílios-alimentação, moradia, saúde e pagamento da anuidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com a publicação, os defensores em exercício de suas funções institucionais passam a receber esses benefícios, como foi acordado pelo defensor público geral, Élson Carvalho, e o Governo do Estado. A Lei, de iniciativa da Defensoria Pública, foi encaminhada à Assembléia Legislativa pelo Governo do Estado, na forma prevista na Lei Complementar Federal 132/2009. O Poder Legislativo aprovou em única sessão no dia 31 de agosto. Após os trâmites burocráticos e legais, ela foi sancionada e publicada pelo Governo do Estado. A noticia chegou em boa hora, pois os defensores já ameaçavam retomar a greve que perdurou por um ano.


Esta coluna é publicada diariamente em sete portais e no
[http://www.blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário