sábado, 25 de setembro de 2010

OFICIAL NOVO CARGO DA POLÍCIA FEDERAL


O 14º Congresso Nacional dos Policiais Federais aprovou a unificação dos atuais cargos de agentes, escrivães e papiloscopistas no cargo de Oficial de Polícia Federal. A unificação garante a valorização dos policiais e a otimização dos recursos humanos no efetivo combate à criminalidade. Além da unificação, o Conapef aprovou também disposições relativas ao cargo único que serão encaminhadas conforme estratégia definida pelos policiais.




Atualmente agentes, escrivães e papiloscopistas atendem, prioritariamente, às atividades de polícia cartorial. Cerca de 90% do efetivo é absorvido pela burocracia do cartório. O resultado é que as funções de prevenção ao crime são desenvolvidas de forma precária.




Com a adoção do cargo de Oficial de Polícia Federal, os policiais serão responsáveis pelo desenvolvimento e gerenciamento de todas as funções de polícia administrativa da União exercidas pela Polícia Federal, promovendo dentro do órgão um policiamento preventivo integrado à atividade de polícia repressiva, que só ocorre após o cometimento do crime.




Para a operacionalização do policiamento preventivo os federas propõem uma reestruturação do organograma do órgão com a instituição de uma Unidade Preventiva de Polícia Federal – UPP Federal, que estaria inserida dentro do projeto do Governo Federal. A unidade seria coordenada em nível nacional e regional pelo novo cargo de Oficial de Polícia Federal, que teria essa atribuição de forma institucionalizada. Dentro das ações das UPP’s estão o combate ao tráfico de drogas, ao contrabando de armas e o policiamento efetivo e eficaz das fronteiras secas e marítimas.

Um comentário:

  1. Não acredito nessa mudança, pois, para que tal ocorra há a necessidade de mudança na constituição federal, pois, somente o executivo tem esse poder de mudar regras de seu pessoal civil.

    ResponderExcluir