sexta-feira, 17 de setembro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PB

A MORTE DE ANTONIO MARIZ


Há exatamente quinze anos, mais precisamente no dia 16 de setembro, depois de meses enfrentado grave doença, faleceu num dia de sábado, na Granja Santana, o governador Antonio Mariz. Naquela ocasião, este aprendiz de digitador, junto com o juiz federal aposentado João Soares Junior, trabalhava na assessoria jurídica do Palácio da Redenção e nem precisa dizer o clima de nervosismo e correria por conta da inusitada situação, para resolver as muitas questões pendentes, como a elaboração de uma nota oficial sobre o falecimento, a preparação do decreto do luto oficial, o procedimento que seria adotado no velório, o cortejo e o funeral. O mais urgente, entretanto, era se providenciar o cerimonial da posse do vice- governador José Maranhão, que já há meses provisoriamente ocupava o cargo, por conta da grave doença do titular. Como João Soares Junior sofria de problemas de visuais, o decreto do luto oficial foi feito a quatro mãos, ou seja, por mim e por ele e a comunicação da morte, preparada em nossa sala, pelo então secretario de Comunicação, jornalista Walter Santos, que com muita humildade ouviu as nossas opiniões. Foi esta a minha singela participação, num dos momentos mais tristes da história política recente da Paraíba.



BOICOTE AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA


Informa o Jornalista Helder Moura em sua prestigiada coluna, que o secretário de Segurança Publica, Gustavo Gominho, estaria sendo boicotado pelo comando da Polícia Militar, por conta de o mesmo ter determinado a prisão dos policiais envolvidos nas muitas chacinas ocorridas nos últimos anos em nosso Estado. A denúncia é tão séria e surrealista, que custa a acreditar, que passe pela cabeça de alguém fazer um boicote desses, que evidentemente só prejudica a população e seria na verdade o chamado espírito de porco, pois espírito de corpo é outra coisa. Caso se confirme a denúncia de retirada de policiais das ruas, pela sua alta gravidade, já envolve insegurança e vidas que estão sendo ceifadas, seria o caso do governador exonerar do sentinela até o comandante, ou seja, não deixar escapar ninguém.


AINDA A ADESÃO DE FUBA


Esta coluna já havia anunciado ontem, que não existia nenhuma novidade na adesão do compositor Fuba ao projeto de reeleição de José Maranhão e que ele compositor das Muriçocas de Miramar, já andava há meses beliscando em outra freguesia. Agora informa o bem informado jornalista Luiz Torres, que há muito, o ex-vereador já cantava no tom do governo. Mais precisamente desde fevereiro deste ano, época em que a Associação Porta do Sol, criada e gerida por ele Fubá, recebeu a bagatela de R$ 250 mil, sem licitação, de um convênio com a PBTur. Há bom, tá explicado..


O JANTAR DE CÁSSIO


Depois de Ricardo Coutinho e Wilson Braga, ontem foi a vez de Cássio Cunha Lima promover jantar de adesão. O rega-bofes aconteceu a noite, no Paço dos Leões, com casa totalmente lotada, mesmo ao preço de R$ 250 por cabeça -, ou seria por barriga? Com relação aos candidatos, a vitória dos mesmos é sempre imprevisível, mas o preço do jantar pode com certeza acarretar a uma séria congestão nos pagantes.


APOSENTADORIA DOS POLICIAIS


Por falar em policia, em encontro promovido pela Fenapef – Federação dos Policiais Federais, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União falou sobre aposentadoria especial da categoria e sobre o entendimento do Tribunal a respeito da questão. O ministro do TCU, no entanto, ressaltou que no caso dos policiais que se aposentaram há mais de 10 anos, sua tese, que é a da segurança jurídica, (o servidor não tem culpa por erro da união) prevaleceu. “Neste caso não precisa voltar à ativa”. Nardes disse que havia um entendimento favorável à aposentadoria especial dos policiais nos termos da lei complementar. “Com a edição do acórdão 379 de 2009 houve uma mudança no entendimento de alguns setores do Tribunal”. A partir do acórdão houve o entendimento que as regras para a aposentadoria especial com paridade e integralidade valeriam apenas até 2004. O ministro prevê que até o final do ano o TCU aprecie a matéria que hoje tramita na Casa. Segundo ele a decisão do Tribunal será definitiva, porém muito apertada.


PALMARÍ CONVIDA


Recebi e publico convite enviado pelo brilhante e competente amigo, Palmarí de Lucena, a partir deste ponto: “Estimado Amigos, Em nome da Fundação Maria Nóbrega, convido a todos para visitar a Exposição de Arte Sacra "Imaginária e sua Iconografia", que ficará aberta ao público de 17 a 29 de setembro das 8h3 às 11h30 e das 14h30 às 17h. Recomendamos uma visita a webpage da nossa fundação, http://www.nobregafoundation.org. Vale a pena conferir. Um abraço, Palmarí de Lucena Membro do Conselho, Fundação Maria Nóbrega.


À SETEMBRINA PRIMAVERA 2


Com a chegada da primavera, a FUNESC, através do seu presidente Mauricio Burity, convida para a Setembrina Primavera 2, no Teatro Paulo Pontes no dia 22 deste às 20:30h. Irão se apresentar: Grupo Sem Censura, GenGen,José Bezerra, Elpidio Ferreira,Ana Gouveia e no encerramento o Quinteto Uirapuru.A direção é de Jose Bezerra Filho e a entrada para o espetáculo é um kg. de alimento não perecível.

ASFALTO NO BESSA E O ESQUECIMENTO

Os moradores da Rua Damascino Ramos Maciel, do Bessa, em que pese a alegria pela pavimentação efetuada pela Prefeitura da Capital, estão agora solicitando que parte daquela rua que se encontra interditada há mais de 40 dias seja liberada, pois tal situação, vem trazendo muitos transtornos aos moradores, principalmente para aquelas pessoas que chegam a noite e que são obrigados a deixarem os seus veículos longe de suas casas, problema que se agrava mais ainda nos dias chuvosos.


O DIA DE HOJE


O Dia da Compreensão Mundial

Esta coluna é publicada diariamente em sete portais e [http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário