quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ÚLTIMA APARIÇÃO DE GERALDO VANDRÉ



Geraldo Vandré e o Quarteto Novo (Franklin da Flauta, Geraldo Azevedo, Naná Vasconcelos e Nelson Ângelo) estavam se apresentando em Anápolis (GO), naquele que seria o último show de Vandré como artista profissional no Brasil. Ele passou dois meses escondido até deixar o país de forma clandestina, em fevereiro de 1969. Morou em vários países, passando mais tempo no Chile e na França.

Desde seu retorno, a vida de Vandré cercou-se de mistérios, ampliados com a decisão de se afastar do meio artístico. Não foi torturado, como muitos acreditam. Mas foi detido na volta ao Brasil e submetido a uma falsa entrevista, exibida em agosto de 1973 pelo "Jornal Nacional", na qual dizia ter sido usado e preocupado em fazer dali em diante apenas canções de amor e paz.

No final de 2007, a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou projeto que o homenageava, determinando a instalação de uma escultura e de uma placa no parque Sólon de Lucena, um dos cartões-postais da capital paraibana, perto de onde ele nasceu, numa casa que não existe mais. No entanto, a escultura não foi feita até hoje. Muito tempo antes, em 1980, Geraldo Pedrosa de Araújo Dias tornou-se cidadão paulistano.

Uma de suas últimas aparições públicas foi registrada em vídeo: em setembro de 2008, ele esteve em um bar na Bela Vista, bairro paulistano conhecido como Bexiga, durante um show de seu amigo Sargento Lago, policial e cantor, que interpretou justamente "Caminhando". Vandré ouviu, cumprimentou Lago e foi embora. Veja o vídeo e uma de suas últimas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário