quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

PROCURADOR DÁ PARECER CONTRÁRIO A RORIZ


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ontem (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário ao recurso apresentado pelo ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC). Candidato ao quinto mandato à frente do Executivo local, ele foi barrado pelos tribunais Regional Eleitoral (TRE-DF) e Superior Eleitoral (TSE) com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). O recurso extraordinário está previsto para ser julgado hoje. No parecer de 23 páginas, Gurgel desmonta as teses apresentadas pela defesa de Roriz. Tal parecer é muito ruim para todos aqueles que estão sub-judice e cujas candidaturas dependem do julgamento de hoje no STF.


O MISTÉRIO DAS PESQUISAS

A seriedade das pesquisas vêm sendo questionadas em todo o país e aqui na Paraíba não é diferente. Agora mesmo um fato chamou a atenção daqueles que militam na imprensa. O Sistema Correio da Paraíba, contratou e pagou o Instituto Vox Populi para fazer pesquisa para governador na Paraíba e não publicou, preferindo publicar aquela pesquisa do Ibope, que foi paga pelo seu concorrente a TV Cabo Branco. Vá entender.


NOVA GREVE DA DEFENSORIA


A Defensoria Pública da Paraíba pode retomar nesta quarta-feira greve que durou cerca de dez meses e prejudicou milhares de atendimentos a cidadãos paraibanos. A categoria acusa o governo Maranhão III de descumprir compromisso firmando quando da suspensão da greve no mês passado. E se reúne nesta quarta, a partir das 16h, para deliberar sobre o tema. “Demos o gesto em confiança ao compromisso pactuado com o governo, mas estamos vendo que tudo não passa de um grande engodo, porque até agora nada foi feito”, denunciou Ângela Abrantes, uma das coordenadoras do comando da greve.


A ABERTURA DO JARDIM BOTÃNICO


Depois de meses fechado em reforma, o nosso Jardim Botânico foi reaberto para o publico, que poderá se beneficiar com a beleza da Mata Atlântica ali preservada e até fazer trilhas. O que ninguém entendeu foi a exigência de programar antecipadamente por telefone as visitas aquela aérea, considerando que o turista individual que aqui chega, não tem como saber de tal programação e inevitavelmente vai ser barrado no portal. Vai ficar muito feio.


EFRAIM E MAIS DENÚNCIAS


O senador Efraim Moraes continua sendo criticado pela chamada grande imprensa. Agora é a Revista Veja, que se encontra nas bancas, É que denuncia que o mesmo colocou 72 servidores do seu gabinete aqui na Paraíba na sua campanha, tudo claro, pago com o dinheiro de nós pobres contribuintes. O fato é que desses 72 muitos deles foram nomeados e jamais saíram da Paraíba, como é o caso do empresário Ronaldinho Cunha Lima e os filhos dos conselheiros Catão e Arthur Cunha Lima, afora outros sobrenomes ilustres de nossa terra, cujos filhos, filhas, genros e noras foram aquinhoados por Efraim com gordas gratificações do Senado.


TIÃO LUCENA CONVIDA


O amigo Tião Lucena, com a sua irreverência e alegria, envia convite que transcrevo a partir desse ponto: “Já convidei antes e agora convido de novo: sexta-feira que vem, dia 24, não agende compromisso a partir das 18 horas, porque neste horário você vai estar participando, no Sebo Cultural de Heriberto Coutinho, do lançamento do meu livro “Peste e Cobiça – A Inveja e o ódio tramam contra o amor no alvorecer do século XX”, uma história de amor, sangue, ódio e covardia, baseada em fatos verídicos, tendo como palco a Princesa Isabel dos seus tempos de vila, morada de coronéis corruptos, policiais atrabiliários, religiosos imorais e gente boa também. Aguardo sua presença. E se você não for, juro que vou ficar triste”. Não vai ficar não, já que estarei na primeira fila.


ESCREVE WALTER PAIVA


Outro que também enviou email foi ao amigo e ex-colega, Walter Paiva, já que estamos ambos aposentados de nossas atividades na área da segurança pública, envia email, nos seguintes termos: “MARINHO, parabenizo você por ter sido, homenageado na secretaria de SEGURANÇA em Rondônia. Um forte abraço”.


ESCREVE GERMANO ROMERO


O barulho de som virou mania na cidade de João Pessoa, seja nos carros, nos bares, nos condomínios horizontais e verticais. A propósito do tema, o arquiteto Germano Romero, escreveu nas paginas de a União a sua critica com relação à falta de providencias da Policia Militar e da Semam, cuja impunidade contribui para proliferação dos abusados contraventores. Como repercuti aqui a justa denúncia de Romero, o mesmo enviou o seguinte email: Muito bem colocado, Pedro, parabéns. Acho que estamos fazendo bem a nossa parte, pois ambos os órgãos estão fugindo das respectivas responsabilidades previstas em lei. Um abraço, Germano.”


GREVE DOS BANCÁRIOS


Todo ano é a mesma cantilena. Os banqueiros apesar dos lucros exorbitantes, nunca querem recompensar bem os seus empregados e até um mísero reajuste a cada doze meses é motivo de muita briga e paralisação e quem sofre é a população que a rigor nada tem a ver com tal disputa. Para complicar ainda mais, os bancários cujos cartazes já estão pregados nas agencias avisam que vão lacrar as postas no dia 29, ou seja, exatamente no fim do mês quando se inicia os pagamentos dos servidores e pensionistas. Chegará o dia em que teremos um governo com coragem para enfrentar os banqueiros.


Esta coluna é publicada em sete portais e no [http://blogdopedromariinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário