sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FOTOS EM LIVRO


Com a facilidade da fotografia digital, virou costume guardar no computador um grande volume de imagens - que, muitas vezes, nunca saem do mundo virtual. De acordo com o diretor nacional de vendas da Kodak, Emerson Steion, o brasileiro salva, por ano, em média, 600 fotos no computador. No entanto, apenas 20% delas são impressas. Que tal, então, aproveitar aqueles cliques tirados na última viagem de férias para criar um fotolivro? O produto, que pode ser inteiramente produzido em casa com o uso de um software específico, deixa as fotografias com um aspecto profissional, bem diferente dos tradicionais álbuns guardados (e muitas vezes esquecidos) na gaveta.
A opção, também conhecida como fotobook, chegou ao país em 2005, pelas mãos da Digipix, empresa pioneira na fabricação desse tipo de produto. No entanto, somente nos últimos dois anos a solução ganhou força e, hoje, é comum vermos cada vez mais pessoas guardando suas recordações no formato de livros. A ideia é justamente possibilitar que as pessoas produzam publicações individuais com as suas imagens, em diversos tamanhos e com diferentes acabamentos. "Temos 10 opções de formatos, todos com diferentes tamanhos, cores, números de páginas", explica o presidente da Digipix, Marco Perlman, ressaltando o nível de personalização a que o produto pode chegar. "É um trabalho diferenciado daquele que é feito em gráficas, já que ele não é feito em grande escala. Tudo é variável na linha de impressão. Com isso, temos um processo bem alinhado com a tecnologia, para não termos nenhuma perda no final", explica. "É o que chamamos de customização em massa - já que temos um processo industrial -, mas com plena personalização", diz Perlman.Para montar um fotolivro, o cliente não precisa nem sair de casa. A partir de um software, que pode ser baixado gratuitamente na internet, o usuário escolhe o formato que mais lhe agrada e começa a montar o livro com suas fotos. Entre as opções de personalização estão a inserção de capas duras, fundos temáticos, molduras, títulos, ícones, legendas e uma infinidade de apetrechos que podem ser adicionados para enfeitar a publicação - os preço pode variar de R$24 a R$ 800, dependendo da quantidade de páginas e do modelo escolhido.Apesar de não ser uma ferramenta de edição de imagens, o programa ainda conta com opções que ajudam a cortar, redimensionar e até melhorar a saturação das imagens. Tudo muito fácil e intuitivo e que, muitas vezes, lembra o trabalho artesanal dos scrapbooks, mas com o toque peculiar dado pela era digital. A criatividade de cada um é que define como o produto vai ficar. É claro, porém, que o programa dá uma mãozinha para aqueles que não têm muita familiaridade com o processo de diagramação, indicando modelos de páginas pré-montadas, onde o usuário só tem o trabalho de arrastar as imagens nos espaços sugeridos.Terminado o processo de montagem, o cliente salva o arquivo e o envia para o site responsável pela produção do fotolivro. Lá, os produtos são rodados em impressoras offset, o que garante um resultado que não deixa nada a desejar frente aos livros de fotografia que encontramos nas prateleiras de livrarias. A solução é ideal para quem deseja presentear os familiares, o(a) namorado(a) e os amigos com a recordação de um momento especial.A fotógrafa Anelise Molina (www.molinaaed.com) encontrou nos fotolivros uma maneira de incrementar o seu trabalho, oferecendo um produto final que vem agradando a clientela. "É uma maneira que encontrei de juntar a minha paixão, que é a fotografia, com essa parte de design gráfico, que também acho muito interessante", diz, ressaltando que muitos dos pedidos que recebe são para criar fotolivros com fotos antigas. "Digitalizamos a foto e depois fazemos um tratamento. Fica lindo. O acabamento superior dos fotolivros encanta as pessoas", conta a fotógrafa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário