domingo, 25 de outubro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PB

13º SALÁRIO PARA IDOSOS E DEFICIENTES

¬Os idosos sem renda e os deficientes físicos incapazes de proverem o próprio sustento têm direito de pedir à assistência social do governo um salário-mínimo mensal. Esse benefício é chamado de “benefício de prestação continuada”. Para garantir igualdade de tratamento com os aposentados e pensionistas da Previdência Social, o senador Expedito Júnior (PSDB/RO) quer instituir o 13º salário a eles, por meio do Projeto de Lei do Senado nº. 476/2009. A proposta altera a Lei nº. 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que garantiu a esses idosos e deficientes físicos uma renda mensal para que possam suprir o seu sustento como uma forma de retirá-los da miséria.

OS ESQUECIDOS POETAS PARAIBANOS

A Paraíba sempre foi muito injusta com os seus talentos de um modo geral, seja na musica, na dança, na literatura, no esporte ou em quaisquer das atividades humanas. O exemplo clássico desse desprezo e abandono ocorreu com o grande Augusto dos Anjos, que nos deixou e foi para Minas Gerais, jurando jamais retornar aqui, como de fato aconteceu. Se o paraibano quiser vencer na vida, terá que obrigatoriamente que migrar para outros Estados da Federação, ou o mais terrível, MORRER e ai sim, o floreio e a festa serão grandes. Neste espaço hoje vamos falar dos poetas, (artistas), pois sobre eles, Ezra Pound já o disse: “São as antenas da raça”. Vamos falar dessa poesia matuta e de rara beleza, feita por alguns privilegiados que gozam dessa veia poética cabocla, cujos versos encantam a todos, já que têm cheiro da terra e do suor do homem do campo.

OS ESQUECIDOS POETAS PARAIBANOS II

Vamos citar apenas três deles: Primeiramente Jequier Quirino o mais conhecido, pelas suas apresentações publicas, misturadas com muita musica e piadas, um verdadeiro craque da rima, motivo de orgulho para todos nós. Além de Jequier, temos ainda os não menos talentosos, Miguezim de Princesa, irmão do nosso amigo Tião Lucena e Vavá da Luz, da nossa velha e querida Ingá de Bacamarte. Miguezim de Princesa, com as suas poesias, hoje nacionalmente conhecidas, trabalha como delegado de polícia na Capital Federal, já Vavá, nunca deixou a sua querida terra natal e sonha com a publicação de suas poesias. Se nossas autoridades desejam fazer algo por esses poetas, que façam em vida, que façam agora, pois os três merecem e merecem muito. De nossa parte, passaremos - como já faz Tião no seu espaço - a publicar no nosso blog, as poesias dos três. Oportunamente falaremos dos nossos também esquecidos músicos.

DEPUTADO TUCANO REVELA APOIO PARA RICARDO

O deputado Pedro Medeiros do PSDB revelou a sua pretensão de apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho ao governo do Estado em 2010 apesar de que nos últimos dias, os tucanos de alta plumagem, terem declarado que pretendem manter o mesmo como parlamentar, fazendo entrar de licença um outro deputado do PSDB Pedro Medeiros com tal declaração demonstra inclusive muita coragem, pois sendo suplente no exercício do mandato, corre o risco de ser desalojado da Ale. Uma declaração como essa, logo vem à inevitável pergunta, com companheiros assim, como fica o candidato tucano Cícero Lucena? Parece até aquela história do pintor, que tiraram a escada e o mesmo ficou segurando apenas no pincel.

PARLAMENTARES PARAIBANOS FORA DOS MAIS INFLUENTES

Como acontece todos os anos, mais uma vez a Paraíba ficou de fora da lista dos dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A pesquisa foi feita pelo DIAP ouvindo a opinião dos próprios deputados e senadores. Votaram 75 dos 100 “Cabeças do Congresso”, sendo 56 deputados e 19 senadores. No topo da lista está o deputado Michel Temer (PMDB/SP), presidente da Câmara Federal e provável candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Roussef. Os demais da lista são: deputado Henrique Fontana (PT/RS), deputado Cândido Vaccarezza (PT/SP), deputado Ronaldo Caiado (DEM/GO), deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), senador José Sarney (PMDB/AP), senador Romero Jucá (PMDB/RR), senador Aloizio Mercadante (PT/SP), deputado Ciro Gomes (PSB/CE) e o senador Arthur Virgílio (PSDB/AM). Ou seja, os nossos infelizmente só figuram nas listas de coisas pouco recomendáveis.

VAMOS VOTAR NAS MÃES, POIS NOS FILHOS.......

Circula nos carros por nossas ruas um adesivo que de forma bem cristalina denuncia a revolta do povo com a nossa classe política. O adesivo pode até se utilizar de termos chulos, mas como se mandar um recado forte se não for assim, já essa turma de forma indolente - com raríssimas exceções - continua a fazer ouvidos moucos aos reclamos vindos do povo. Diz o adesivo: “Este ano vamos votar nas putas, pois nos filhos não deu certo”. Sem comentários.

A FARRA DAS HORAS EXTRAS NA CÂMARA FEDERAL

As despesas da Câmara dos Deputados com serviços extraordinários este ano continuam a subir. Até o início de outubro, atingiram R$ 45 milhões. Durante os 12 meses de 2008, o gasto total foi de R$ 36,6 milhões. Apesar se continuar a crescer, a Casa ensaia os primeiros passos no caminho do aumento do controle desses benefícios. Foi encerrada ontem a primeira etapa da licitação que pretende instalar o ponto eletrônico nas entradas de acesso à Casa, em tentativa de diminuir o número de servidores fantasmas e pagar por horas extras apenas aos funcionários que permaneçam trabalhando depois do expediente. Antes tarde do que nunca.

QUESTIONADA NOMEAÇÃO DO NOVO DESEMBARGADOR

O promotor de Justiça José Raimundo de Lima, inconformado com a nomeação de Fred Coutinho para desembargador, na vaga destinada ao Ministério Público, dentro do Quinto Constitucional, deverá dar entrada em demandas para reverter a posse do seu colega de Ministério Público.Na composição da lista tríplice, José Raimundo foi o mais votado, com 12 votos, seguido pelo Promotor Frederico Coutinho ( 10 votos) e, finalmente, a Procuradora de Justiça Lúcia de Fátima Maia de Farias ( 9 votos).

QUESTIONADA A NOMEAÇÃO DO NOVO DESEMBARGADOR II

Com a lista tríplice em mãos, o governador Maranhão preferiu escolher, Fred Coutinho, como o novo desembargador. Um dos temas que pode ser levantado no processo, é o fato de que durante a eleição da lista tríplice, os desembargadores, contrariando orientação do Conselho Nacional de Justiça, realizaram uma votação secreta. Além do processo o promoter José Raimundo, estaria pressionando seu filho, Hipólito – diretor presidente da Codata a entregar o cargo, para assim deixar claro a contrariedade da família. Fred Coutinho é filho do desembargador aposentado Julio Aurélio.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais

Nenhum comentário:

Postar um comentário