quarta-feira, 28 de outubro de 2009

PAPO D" ESQUINA-PB

QUEM DEVE INVESTIGAR NO BRASIL

A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal recebeu com cautela, a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a competência do Ministério Publico (MP) para fazer investigação criminal e até dispensar o inquérito policial na denúncia que encaminha para a Justiça, para abrir processo criminal. De acordo com o presidente da associação, Sandro Torres Avelar, os delegados aguardam posicionamento definitive do plenário do STF. Na avaliação de Sandro, a decisão “é incompatível com o sistema persecutório [de investigação]. Como vai ser quando a polícia e o MP estiverem fazendo paralelamente os mesmos procedimentos?”, indaga o presidente da associação.

QUEM DEVE INVESTIGAR NO BRASIL II

Ele avalia que o Ministério Publico “vai querer escolher os inquéritos que irá investigar. Pois é, quis o presidente dizer que o MP só irá investigar, aqueles delitos cujas investigações tragam junto os genenroso holofotes da midia, ou seja, não se verá, por exemplo, nenhum promotor investigando o furto de uma bicicleta. Sandro Avelar assinala ainda que “não interessa ao Estado ter um órgão que faça inquéritos criminais sem controle externo. “Quem vai controlar o Ministério Público? O próprio Ministério Público?”, questionou, afirmando que a prerrogativa da investigação é da polícia e o controle dessa atividade cabe ao Ministério Público. Realmente a indagação do presidente é bastante inteligente e oportuna.

STF CONFIRMA CASSAÇÃO DE SENADOR

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta quarta-feira (28) que o Senado cumpra de imediato a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em junho, confirmou a cassação o mandato do senador Expedito Júnior (PSDB-RO) por compra de votos e o abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Em plenário, por 7 votos a 1, os ministros atenderam a um mandado de segurança protocolado por Acir Marcos Gurgacz (PDT), segundo colocado na eleição de 2006 para o cargo de senador por Rondônia. De acordo com a decisão do Supremo, Acir Gurgacz deverá assumir a função, pois suplentes de Expedito também foram cassados pelo TSE.

A BOLA DE CRISTAL DE JOHNSON ABRANTES

O Advogado Johnson Abrantes revelou-se surpreso com os boatos tentando prejudicar a chapa de José Mário Porto a reeleição da OAB. Em entrevista , Abrantes prevê que da ADPF 155 será na primeira quinzena do mês que vem e ainda previu Arthur Cunha Lima como governador da Paraíba até 15 de novembro. O Advogado falou ainda que desistiu de ser candidato a Conselheiro Federal da OAB na chapa de José Mário Porto, pois tem plena convicção que será Desembargador do TJ.

A BOLA DE CRISTAL DE JOHNSON ABRANTES II

Após o STF julgar procedente a ADPF, o jogo com Ricardo Porto estará zerado e eu serei candidato a desembargador “disse o advogado Johnson Abrantes. Quem quiser ficar rico na loteria é só ter Johnson como sócio, pois o mesmo só em tal entrevista - não se sabe baseado em quê - fez três espetaculares previsões, ou seja, que Maranhão deixará o governo até 15 de novembro, que ele Johnson será desembargador do TJ da Paraíba e que a ADPF 155 será julgada procedente pelo STF. É realmente de causar inveja a bola de cristal de Johnson.

O PADRE PEDÓFILO

Os moradores da cidade de Juru no sertão da Paraíba descobriram que o padre Antonio Evandro, pároco daquela cidade há muito vinha fazendo sexo com crianças e adolescente. A descoberta deu-se no último domingo quando muitos moradores saíram em busca do padre pedófilo, que espertamente se evadiu daquela cidade. Como nós temos um Arcebispo sempre muito falante, até mesmo nas questões que não lhe dizem respeito, seria bom que o alto mandatário da Igreja Católica na Paraíba se pronunciasse, pois tais fatos envolvendo padres vêm se repetindo com muita freqüência.

O LEITOR ESCREVE

A respeito da nota escrita ontem aqui, dizendo que para Cássio Cunha Lima a campanha já havia começado, o internauta João Paulo, leitor desta coluna, enviou e-mail em que afirma: “ O mesmo está certo, pois o governador biônico já estar em campanha faz tempo! não só em campanha mais mexendo seus pauzinhos em caso de eleições indiretas! Dizem porai que ele esta vamos dizer, molhando o bolso de alguns dos deputados da oposição para no caso de votação indireta. Será certo isso?” questiona o atento e preocupado leitor.

A FARRA DAS PASSAGENS E A ABSOLVIÇÃO

Os dois deputados investigados pela acusação de fazerem comércio ilegal de créditos de passagens aéreas na Câmara foram considerados inocentes, até prova em contrário, das denúncias. Essa é conclusão dos dois relatórios apresentados na noite de ontem (27) à Comissão de Sindicância para avaliar as condutas de Paulo Roberto (PTB-RS) e Eugênio Rabelo (PP-CE). Houve um pedido de vista dos pareceres e o caso deverá ser votado apenas na quarta-feira da semana que vem (4).Apesar de pedir o arquivamento das denúncias sobre comércio de passagens, um dos relatórios, produzido por Marcelo Ortiz (PV-SP), recomenda que o deputado Paulo Roberto seja processado no Conselho de Ética por contratação irregular de funcionários, sendo dois deles supostos “fantasmas”.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais

Nenhum comentário:

Postar um comentário