sexta-feira, 2 de outubro de 2009

PAPO D' ESQUINA

PB - PESQUISA REVELA EMPATE TÉCNICO

A um ano da eleição de 2010, a disputa pelo governo da Paraíba continua bem apertada entre o governador José Maranhão (PMDB) e o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho(PSB). Tal constatação ocorre na segunda pesquisa estadual sobre as eleições na Paraíba realizada pelo Instituto Opinião Pesquisas Sociais Ltda. De acordo com a consulta, o prefeito Ricardo Coutinho tem 35,4% da intenção de votos e o governador Maranhão 34,6% na pesquisa estimulada, repetindo empate técnico registrado em maio de 2009, quando ambos apareciam com 33%.Os mesmos estão com mais de 22 pontos na frente do terceiro colocado, o senador tucano Cícero Lucena (PSDB), que obteve 12,4% da preferência do eleitorado paraibano. Em quarto colocado aparece com 0,7% da intenção de votos o advogado David Lobão (PSol), candidato a governador nas eleições de 2006.

NADJA E ANÍBAL NO MESMO BARCO

A deputada Nadja Palitot pediu desfiliação do PSB e se filia hoje sexta-feira, ao Partido Socialista Cristão (PSL), que é comandado no Estado pelo ex-deputado estadual Tião Gomes. O PSL também está anunciando a filiação do suplente de deputado estadual Aníbal Marcolino (PDT). ex-deputado estadual Tião Gomes, que conseguiu uma votação de quase 30 mil votos no último pleito, disse que nestas eleições não irá repetir o que aconteceu na eleição passada, ou seja, pelas declarações, tanto Nadja quanto Aníbal servirão tão somente para contribuir com alguns votos e fazê-lo deputado. Assim é bom demais.

SUPLENTES DESEJAM TOMAR MANDATOS

Por falar em deixar o PSB, quatro suplentes de deputados dessa legenda entraram ontem com ação na Justiça para reaver mandatos dos deputados Guilherme Almeida, Leonardo Gadelha, Carlos Batinga e Nadja Palitot, que se desfiliaram do partido. Alexandre Urquiza, Tonquinho de Sousa, o ex-vereador Eduardo Fuba e José William são os autores da ação, que acusa os deputados de infidelidade partidária. Em Brasília, o suplente de deputado federal Bonifácio Lobo também ingressará com ação para tentar reaver o mandato de Marcondes Gadelha. No caso de Manoel Junior que obteve permissão da Executiva Nacional para deixar a legenda, dizem alguns juristas que tal permissão não encontra respaldo na legislação e que o Ministério Publico, por exemplo, poderá pedir a cassação do mesmo.

NOVAS ELEIÇÕES NA PARAÍBA

O ministro Ricardo Lewandovisk disse, ontem,durante sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), que pode, até o final de outubro, colocar em pauta o pedido para julgamento da ação que pede novas eleições na Paraíba. Durante discussão sobre a legitimidade da posse do segundo colocando no STF, o ministro Lewandovisk lembrou que estará apresentando voto sobre a ADPF 155 (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental), movida pelo PSDB Nacional em conjunto com a Assembléia Legislativa da Paraíba, possivelmente em trinta dias. Tem gente de orelha em pé.

DIPLOMA DE JORNALISMO

A exigência de diploma de curso superior para exercício do jornalismo foi defendida ontem por representantes da categoria que participaram de audiência na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Decisão recente do Supremo Tribunal Federal acabou com a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Tramita na comissão proposta de emenda à Constituição (PEC nº 33/09) de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que estabelece que o exercício da profissão de jornalista é privativo do portador de diploma de curso superior de Comunicação, com habilitação em Jornalismo, expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação.

EMPRESÁRIO JOGA SODA CÁUSTICA EM FUNCIONÁRIO

Por maioria de votos, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de liberdade de Izaias Alves Pereira Junior, proprietário da empresa gráfica denominada Graff-Norte, de Porto Velho (RO), condenado por torturar e jogar ácido em um funcionário de sua empresa. Segundo as investigações policiais, o empresário queria que o funcionário assumisse a culpa por um furto ocorrido na empresa. Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, a prisão preventiva decretada contra o empresário estaria devidamente fundamentada.

EMPRESÁRIO JOGA SODA CÁUSTICA EM FUNCIONÁRIO II

Ao trazer seu voto-vista nesta terça-feira, o ministro se disse “impressionado” com os fatos apontados no processo. Segundo ele, os autos narram que, após descobrir o furto na empresa e desconfiando de um de seus funcionários, o empresário, de 28 anos, teria espancado o “suspeito” e jogado soda cáustica em seu corpo. O empresário, de 28 anos, teria espancado o “suspeito” e jogado soda cáustica em seu corpo. O delegado que apurou os fatos disse que a tortura teria ocorrido com um aspecto de sadismo, com requintes de crueldade “somente imaginado em filmes de terror”. Ainda segundo o delegado, disse o ministro, o crime teria causado “ojeriza na comunidade”.

REFORMA DO MECARDO DE CRUZ DAS ARMAS

Depois DO Estádio da Graça e do Cemitério São Jose, vai paassar por importante reforma ampliação o mercado Sindolfo Freire, em Cruz das Armas. A obra, que tem previsão de ser concluída em 180 dias, faz parte do Plano de Ações Integradas (PAI) anunciado em setembro pelo prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB). Serão investidos recursos na ordem de R$ 2.150.000, oriundos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e de convênio com o Banco do Brasil, através do programa do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS).

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais

Nenhum comentário:

Postar um comentário