segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CONSELHOS PARA REMUNERAÇÃO DE SEVIDORES


A União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios instituirão Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos poderes. Esses conselhos definirão as políticas remuneratórias e administrativas de cada ente federativo.


A determinação está prevista em substitutivo à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que está pronta para ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).


Para o relator da proposta, senador Augusto Botelho (PT-RR), a determinação é útil para dar transparência à política remuneratória e administrativa adotada por cada ente da administração pública e também para garantir a necessária isonomia remuneratória entre os três Poderes, prevista na Constituição.


A proposta original (PEC 29/06), que tem como primeiro signatário o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), previa, além da criação dos conselhos, a alteração do artigo 39 da Constituição Federal para obrigar a criação de planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas.


Segundo Alvaro Dias, a norma já estava prevista no artigo 39 da Carta Magna, mas com a promulgação da Emenda Constitucional nº 19/98, a denominada reforma administrativa, tanto a obrigatoriedade de regime jurídico único como a de fixação de plano de carreira para os servidores públicos foram extintas.

Fonte Fenapef

Nenhum comentário:

Postar um comentário