sábado, 16 de janeiro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

EFRAIM O GASTADOR

O nosso senador Efraim Moraes pode até não ser dos mais atuantes, nem daqueles mais constantes na tribuna do Senado, mas com relação à gastança como dinheiro público o mesmo está sempre entre os primeiros, pois o portal Transparência Brasil depois de denunciar que o mesmo era o sexto no gasto com publicidade, agora revela que ele ficou entre os dez parlamentares que mais gastaram com combustível nos últimos nove meses de 2009, cuja despesa daria para bancar 291 viagens de carro (com a gasolina a R$ 2,80) entre as duas capitais mais distantes do país, Porto Alegre (RS) e Boa Vista (RR), separadas por 5.348 km. Ou percorrer 343 vezes a rodovia mais extensa do Brasil, a BR-101, com seus 4.551 km, que ligam o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul.Na Paraíba, o senador Efraim Morais encara a nona posição, com R$ 32,53 mil gastos em 2009. Os dez senadores teriam que rodar 1,5 milhão de quilômetros e daria para dar 115 voltas em torno da Terra.Alguém quando criou a expressão: “O Senado é melhor do que o céu, pois nem se precisa morrer” deve tê-lo feito inspirado no senador Efraim.

WELLINGTON ROBERTO REBATE CÁSSIO

O deputado federal Wellington Roberto (PR) rebateu hoje o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima ao tomar conhecimento da justificativa de excluí-lo e o PR da majoritária para 2010. Segundo o deputado, Cássio teria dito que ele no atual cenário era “CPF”, enquanto Efraim seria “CNJP”, numa alusão referencial da densidade eleitoral de cada um. Ao tomar conhecimento, o deputado do PR disparou: “É melhor ser CPF limpo que CNPJ sujo”. Deve existir algum engano de Wellington Roberto, pois sobre ele o portal Transparência Brasil diz exatamente o contrário, conforme ficha que esta coluna divulgou na última quarta-feira, ou seja, o que não falta é processo contra o mesmo.

TENENTE PADRE ADELINO

O Diário Oficial do governo do Estado, trouxe em sua edição de ontem sexta-feira (15) a publicação da nomeação do ex-vereador da Capital, Francisco Adelino dos Santos, mais conhecido como Padre Adelino para ocupar o cargo de provimento em comissão de Capelão da Polícia Militar do Estado da Paraíba. Esse padre Adelino não se atrapalha nunca, perdeu o mandato de vereador e já caiu nas graças do Palácio da Redenção, ou seja, se o mesmo morasse em Roma, sabido como é corria o risco de se tornar Papa facilmente.

TRABALHO NO BESSA

Quem passa ali no Bessa naquele canal onde já morreu diversas pessoas, sendo o acidente mais recente, aquele que vitimou três universitários que voltavam de uma festa, fica espantado com a grandiosidade do trabalho que o governo do Estado através da Suplan vem realizando naquele local. O canal vem recebendo grandes tubos para escoamento das águas, sendo toda sua extensão cimentada. As pessoas que moram ali nas proximidades no Residencial Jardim Oceania, são talvez os moradores mais antigos daquele bairro e também os mais esquecidos, pois ali não existe uma única rua pavimentada, com exceção de um trecho de pouco mais de 10 metros defronte a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, cujo pequeno trecho foi pavimentado, graças à contribuição dos fieis da citada igreja, que já não agüentavam mais tanta lama. Está na hora do Estado ou da Prefeitura se lembrar daquelas s ruas.

21 CALÇADAS SERÃO RECUPERADAS

O prefeito Ricardo Coutinho esteve ontem pela manha na sede do Clube dos Diretores Lojistas para firmar parceria no sentido de recuperar as calçadas de 21 ruas, sendo 23 mil metros de calçadas no centro da cidade. Esta coluna ainda ontem anunciou que a reforma do calçadão da Rua Duque de Caxias já havia sido iniciada. Há décadas ninguém conseguia andar numa calçada de João Pessoa sem cair nos muitos buracos existentes. Agora, os idosos, deficientes físicos e visuais penhoradamente agradecem.

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU.

A nossa Capital parece até que não conta com um Código de postura que regulamente as construções de nosso solo. Quem passa pela Epitácio Pessoa exatamente no seu ponto mais critico, ali nas proximidades do Supermercado Extra, descobre que está sendo construído ali um prédio com mais de cinco andares que obrigará a Faculdade Mauricio de Nassau e seus milhares de alunos. Quando estiver funcionando aquela avenida que hoje é o caos, vai se transformar num verdadeiro inferno com os carros dos estudantes entrando e saindo do prédio, sem falar naqueles estudantes que a pé irão diariamente fazer a travessia daquela via. Fica difícil imaginar como tal empreendimento obteve o alvará de construção para aquele local.

TENTA ROUBAR VIATURA DA POLÍCIA FEDERAL

Um homem foi preso ao tentar furtar um carro da Polícia Federal na porta da casa de um juiz, em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Roney de Souza Almeida, de 46 anos, quis levar um dos carros que faz a escolta do juiz federal Odilon de Oliveira. O crime ocorreu no Jardim Bela Vista, bairro nobre da capital. O assaltante foi visto pelas câmeras que monitoram a casa do juiz. Os policiais federais que fazem a escolta do magistrado balearam Roney de Souza nas pernas. Roney de Souza chegou a arrombar a porta do veículo, mas tentou fugir correndo com a chegada dos policiais e acabou sendo alvejado. Ele foi detido e levado para a Santa Casa da Capital.

SECRETÁRIO: POLICIAL QUE DÁ CARTEIRADA NÃO TEM CARÁTER

O secretário de Segurança do Piauí Wellington Rios, que também é delegado da Policia Federal é sempre muito polemico. O mesmo pela segunda vez no cargo vem realizando um trabalho muito bom naquele Estado, tanto que o Piauí é considerado hoje o estado mais tranquilo da Federação. Ontem em entrevista a imprensa daquele Estado Wellington que é candidato a deputado federal soltou mais uma de suas famosas pérolas: “Policial que dá carteirada não tem caráter”. Se referindo aqueles policiais que adentram nas festas usando a carteira e a insígnia e ali passa a ingerir bebida alcoólica. Tem razão o secretário, pois o acesso a tais eventos deve ser sempre a trabalho, pois é isso que está escrito no documento funcional dos mesmos, ou seja, quem quiser se divertir que meta a mão no bolso e pague como qualquer cidadão.

PENSAMENTO:

“Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão”. Benjamim Franklin

Esta coluna é publicada em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário