sábado, 9 de janeiro de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

LAUREMÍLIA VICE DE RICADO

Lauremília Lucena que já foi vice-governadora de Cássio Cunha Lima poderá ser o nome retirado do bolso do colete pelo prefeito Ricardo Coutinho, para assim fazer o senador Cícero Lucena desistir dessa sua candidatura que tem tirado o sono dos tucanos, pois se o partido continuar rumando sozinho poderá prejudicar a reeleição dos seus atuais parlamentares. Um dos fortes entusiasta dessa proposta é o presidente da Assembléia Legislativa Arthur Cunha Lima, que também se beneficiaria na sua candidatura a deputado federal pelo PSDB.

PTN COM RICARDO

Por falar na candidatura de Ricardo Coutinho, o advogado Djalvani Fonseca revelou a imprensa que é presidente municipal do PTN desde outubro do ano passado e se disse surpreso ao ler através de alguns portais, matérias assinadas por Nicola Lomonaco, onde o mesmo aparece como presidente da executiva municipal do partido: “Fiquei surpreso, pois fui conduzido pela executiva estadual desde outubro para dirigir e reestruturar o partido em João Pessoa. Segundo Djalvani Alves da Fonseca, o seu vice é Toinho do Bolo. Disse ainda que o PTN em João Pessoa decidiu através de uma ampla reunião com seus filiados, dar apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado Ricardo Coutinho.

GOVERNADOR VETA REAJUSTE DE SERVIDORES

O presente de Papai Noel dos servidores chegou atrasado e amargo, pois ontem o Diário Oficial do Estado, publicou o veto parcial do governador José Maranhão (PMDB) à Lei Orçamentária Anual (LOA), para o exercício financeiro 2010. Dentre as emendas vetadas pelo governador, está a de autoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) que previa um aumento de 5% aos servidores públicos estaduais. Os recursos para este aumento sairiam de dotações de “outras despesas correntes” de todas as unidades orçamentárias. De acordo com o governo, a emenda viola os preceitos constitucionais, já que reajuste é de competência exclusiva do Poder Executivo.

JOSÉ ALDEMIR GOSTA DO PODER

Quem conhece o deputado José Ademir sabe bem que o mesmo não sabe viver longe dos tapetes do Palácio da Redenção, tanto é verdade que o mesmo remando contra o seu partido o DEM, o mesmo já começa a arriar as asas para as bandas do governo Maranhão. Ainda ontem o dito cujo em uma participação no programa Jornal da Manhã da Rádio Oeste de Cajazeiras rasgou vários elogios ao governador José Maranhão. Ele citou a obra de construção do aeroporto de Cajazeiras e de várias adutoras e obras naquela região: “Eu não posso agora pelo fato de ser oposição, deixar de me congratular com o governo do estado que se encontra visitando os municípios de nossa região, dando continuidade a obras que foram iniciadas no governo passado. José Aldemir está doido para trair, só espera um aceno vindo dos lados do palácio.

LULA E O ISOPOR

A imagem do presidente Lula numa praia particular, levando na própria cabeça um caixote de isopor, seguido de perto pela esposa Marisa vem rodando o mundo, chocando aqueles que defendem a liturgia do cargo, ou seja, que o seu ocupante siga regras de comportamento bem rígidas, recomendação totalmente desprezada pelo presidente Lula, que não nunca negou a sua origem bem popular de retirante do Nordeste e sempre se comporta como tal. Por outro lado é preciso não perder de vista que naquele caixote certamente continha algum liquido bem precioso e o presidente não quis correr o risco de deixar o seu transporte na mão de qualquer auxiliar.

O ACESSO GRATUITO A INTERNET

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) Aguinaldo Ribeiro, nossa edilidade vai disponibilizar acesso gratuito a Internet banda larga sem fio, com o 'Cidade Digital' a partir do dia 19 de março. O projeto orçado em cerca de R$ 6,5 milhões na primeira fase, sendo R$ 1,5 milhão em recursos próprios da PMJP. Para a implantação da 'Cidade Digital' foram mapeados os 450 endereços eletrônicos da PMJP, ou seja, escolas, postos de saúde, Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Guarda Municipal, Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), etc. Desses, serão usados na primeira etapa, 115 pontos de assinante digital da Prefeitura, que interliga a administração em uma rede de alta velocidade, 15 praças, 90 escolas, 26 Estações Digitais e a orla – do Mag Shopping à Estação Cabo Branco – como base para a geração do sinal gratuito de internet que alcançará a comunidade ao redor do ponto, em uma distância de até 800 metros.

SECRETÁRIO REBATE BARRETO

O secretario de Administração da Prefeitura Gilberto Carneiro em entrevista concedida a imprensa, negou que a nossa Prefeitura estivesse se recusando a encaminhar ao TCE a listagem dos cargos em comissão, informando que a Prefeitura já procede assim a cada fim de mês já que não tem nada a esconder. Segundo o secretário o sistema digital implantado no TCE é muito arcaico o que tem dificultado a remessa não só por parte da Prefeitura da Capital, bem como de diversas outras prefeituras. Sobre a acusação do ex-secretário Francisco Barreto sobre excesso nas contratações de pessoal, afirmou o secretário que a Prefeitura se encontra com margem folgada com relação ao teto imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e que o crescimento denunciado por Barreto realmente acontece por conta da entrega de novos equipamentos como, oito colégios, 25 estações digitais, creches e a Estação Ciência.

PEC PROIBE QUE SUPLENTE SEJA PARENTE

Tramita na Câmara Federal uma PEC - proposta de emenda constitucional segundo a qual cada senador será eleito apenas com um único suplente, que não poderá ser seu parente consanguíneo ou afim até o segundo grau, ou por adoção. A PEC 404/09, é de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), altera o parágrafo 3º do artigo 46 da Constituição. Segundo o autor, a adoção do suplente único dará maior evidência a esse candidato e aumentará a responsabilidade e peso político da sua escolha pelos partidos. Hoje, cada senador tem dois suplentes. Pois é, muito boa a proposta em questão, pois sendo apenas um suplente o mesmo ficará mais visível ao eleitorado, pois hoje é comum se enfiar na chapa nomes tão sujos, que fariam corar Fernandinho Beira-Mar ou mesmo o Marcola chefe do PCC. Por outro lado, colocar como suplente um filho, parente ou aderente soa como se o mandato fosse uma capitania hereditária, como aconteceu por duas vezes com Antonio Carlos Magalhães, a primeira quando renunciou para não ser cassado no caso da violação do painel do Senado, quando seu filho assumiu boa parte do mandato e mais recentemente o mesmo filho assumiu por conta da morte dele ACM.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário