A DENOMINAÇÃO Ingá, segundo alguns historiadores, originou-se do tupi-guarani, e
significa “cheio d`água”. Quanto a sua formação, no que se refere aos primeiros habitantes, existe muita polêmica uns afirmam ter sido o português Manoel da Costa Travassos que adquiriu licença para explorar as terras do atual município, onde fixou residências e dedicou-se à agricultura e à pecuária.Outros comentam que, em meados do século XVII, três fazendeiros, Francisco de Arruda Câmara,Gaspar Correia e a Sra. Cosma Tavares Leitão, já residiam no local, iniciando assim, o povoamento.
Entretanto, em 1776, foi atraído para lá Manoel Francisco, que obteve uma data de terra, às margens do Cairaré, onde fixou moradia, dando impulso à povoação. Mais tarde, elevou-se à categoria de Vila com o nome de “Vila do Imperador”, posteriormente, substituído pelo de “Ingá”, através da Lei Provincial nº 3 de 1864. A cidade do Ingá de Bacamarte é terra do poeta popular Vavá da Luz e também onde se encontra a famosa Pedra de Itacotiara.foi o primeiro monumento arqueológico tombado como patrimônio nacional 1944; na realidade é um sítio arqueológico rochoso com dezenas de inscrições, onde pela qual não se conhece qual à sua origem e está localizado no município de Ingá, distante cerca de 100 km de João Pessoa - na beira do rio Ingá de Bacamarte. Os arqueólogos classificam à Pedra do Ingá como "Itaquatiara.que em tupi significa "pedras pintadas", embora as inscrições estejam esculpidas em baixo relevo e não pintadas, onde no bloco rochoso principal , com 24 metros de comprimento e quase 4 metros de altura, podemos observar à maioria das inscrições que formam um fabuloso painel com dezenas de gravuras, provavelmente produzidas pelo uso de instrumentos de pedra que "guardariam" dados sobre o cotidiano e de acontecimentos marcantes do homem pré-histórico que ali viviam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OLÁ PEDRO MARINHO.
ResponderExcluirGOSTARIA DE ENVIAR UM EMAIL AO PREFEITO DE INGÁ, SOBRE A REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL E NÃO ENCONTRO. VOCÊ TERIA COMO ME INFORMAR?
OBRIGADO,
EMÍDIO LUIZ DE SANTANA