quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PAPO D' ESQUINA

POLICIAL FEDERAL SE SUICIDA

Na madrugada de ontem por volta das 1:30 horas o perito criminal Policia Federal Nicolau Tolentino Neto, 29 anos atentou contra a própria vida em Porto Velho, o fato aconteceu dentro da Superintendência da Polícia Federal.Segundo Boletim de Ocorrência nº 6459/2009, o motivo do suicídio foi um possível desentendimento entre a vítima e sua esposa. O crime aconteceu dentro da sala do Pericia Criminal, onde Nicolau teria disparado um tiro de revolver na sua boca. O fato foi descoberto após a vítima ter saído de sua casa e sua mulher ter informado a agentes plantonistas para não autorizar sua entrada no Departamento da PF em Rondônia. Entretanto, a tentativa de evitar o crime foi frustrada e dentro da sala o corpo de Nicolau foi encontrado pela esposa e por agentes de plantão, já sem vida.

CÂMARA APROVA INTERNET PARA AS ELEIÇÕES

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16), no final da noite, o projeto de reforma eleitoral que deve valer para as eleições de 2010. Pelo texto aprovado, a internet fica liberada para a campanha eleitoral, mas com restrição à realização de debates - que passam a seguir as mesmas regras aprovadas para rádio e TV. Para valer na eleição de 2010, o projeto precisa ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União até o dia 3 de outubro. A primeira versão da reforma havia sido aprovada na Câmara em 8 de julho. Na noite de terça-feira (15/9), o Senado aprovou a reforma. Como houve modificações, o texto voltou para a Câmara, que, em um dia, votou a versão final do projeto, derrubando quase todas as modificações feitas pelo Senado.

TRANSPOSIÇÃO DOS SERVIDORES

Outra matéria importante aprovada ontem em primeiro turno foi à transposição de milhares de dos servidores do Estado de Rondônia para os quadros da União. Tais servidores foram admitidos antes da implantação definitiva do primeiro governador eleito pelo voto popular. A matéria originária do Senado já havia sido aprovada naquela Casa em dois turnos e enviada para a Câmara Federal, onde ontem se deu a importante votação que foi acompanhada por centenas de sindicalistas o governador Ivo Cassol e toda bancada de deputados estaduais que fizeram questão de assistir lá em Brasília tal votação.

CÁSSIO SE ENCONTRA COM CÍCERO

O ex-governador Cássio Cunha Lima, conversou longamente com o senador Cícero Lucena e ficou acertado com o mesmo e com a direção nacional do Partido o PSDB, que Cícero terá até junho do ano que vem, quando se realiza a convenção tucana para melhorar seus índices nas pesquisas e, caso consiga chegar a patamar de equivalência com Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB), que lideram atualmente as intenções de voto, terá o apoio de Cássio na campanha. Caso contrário Cássio Cunha Lima estará liberado para apoiar o prefeito Ricardo Coutinho. Só resta esperar.

CÂMARA REJEITA NOVAS ELEIÇOES PARA O CASO DE CASSAÇÕES

Com a rejeição de 64 das 67 emendas do Senado ao texto da Câmara para o Projeto de Lei 5498/09, mudanças de peso nas leis sobre campanhas eleitorais ficaram de fora, como a convocação de novas eleições após a cassação de governadores eleitos, ou seja, vai prevalecer a regra atual a convocação do segundo colocado, frustrando assim a expectativa de muita gente. Essa emenda tinha o objetivo de evitar a posse do segundo candidato mais votado, determinada pela Justiça Eleitoral, ou a eleição indireta, como previsto nas constituições de alguns estados.

CASTRAÇÃO QUÍMICA

Tramita no Senado Federal mais precisamente na CCJ Projeto de lei de emenda do Código Penal que cria a figura já denominada de “castração química” como pena para aqueles envolvidos nos crimes de pedofilia cometidos contra menores de 14 anos. O projeto consiste em aplicar no preso um tratamento químico hormonal , para diminuição do desejo sexual. Caso aceite o tratamento o condenado poderá ter a sua pena reduzida e até um terço. O texto original é do senador Gerson Camata com emendas do senador e bispo da Igreja Universal Marcelo Crivella. Tal pena já é aplicada em alguns países, já sendo adotada em oito Estados americanos.

Essa coluna é publicada diariamente em quatro portais e no
Blogdopedromarinho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário