quarta-feira, 30 de setembro de 2009

PAPO D' ESQUINA

A QUIZUMBA ENTRE O GOVERNADOR E O PREFEITO

A historiadora e contista Fátima Pessoa, mais uma vez nos brinda com a sua inteligência e sagacidade ao analisar o repentino e estranho comportamento do governador José Maranhão e o prefeito Ricardo Coutinho, que há poucos meses eram amigos e aliados e hoje inexplicavelmente marcham para um perigoso rompimento que poderá trazer muitas seqüelas para a Paraíba. Vai parte do impecável texto de Fátima Pessoa, para deleite dos leitores: “Então qual o motivo que leva um político paraibano do quilate do Governador Jose Maranhão, a quem a Paraíba de memória sadia tem consciência dos relevantes e grandiosos serviços, repentinamente se voltar contra seu aliado Ricardo Coutinho?

A QUIZUMBA ENTRE O GOVERNADOR E O PREFEITO II

E continua a contista com as suas inteligentes colocações: “(RC apesar da diferença de idade e do pouco tempo de militância e do surgimento político - certamente já está nas paginas da história como um fenômeno em excelência como administrador e gestor publico - colocando a cidade de João Pessoa como uma das capitais brasileiras mais bem administradas, como prova o prefeito Ricardo ter sido homenageado, até fora do pais).Portanto, meu caro colunista,eis uma pergunta que não quer calar: por que tanta quizumba, tanta indocilidade, e ciumeira entre duas figuras públicas
que pareciam estar centrados no bem comum? E o(a) cidadão(ã), aquela pessoa que votou na aliança dessas duas figuras políticas talvez esteja sem entender o porquê de tanto querela.Então o sensato seria um diálogo entre os dois – para dissipar mal entendidos e fuxicos que não cabem num mundo tão carente de amizade e solidariedade”.Concorda este aprendiz de digitador, com absolutamente tudo que foi escrito por essa nossa admirável leitora de todos os dias.

SAI MARCONDES ENTRA INALDO NO PSB

No verdadeiro jogo de xadrez que se transformou a política da Paraíba, o deputado federal Marcondes Gadelha deve entregar hoje carta de desfiliação do partido socialista. Rumando no sentido contrário vem o ex-deputado Inaldo Leitão, que ontem pediu desfiliação do PR e a solicitou ingresso no PSB do prefeito Ricardo Coutinho. Marcondes Gadelha esclarece que o motivo do desconforto dentro do PSB é que o partido perdeu a identidade. O parlamentar disse que vai procurar uma legenda em que se possa manter a mesma coerência que existia no antigo PSB, pois não concorda com a provável aliança com o PSDB.

MAIS SUJEIRA NO SENADO

Novos documentos revelam a ligação da família do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi com as ações movidas por mais de 600 servidores, que podem gerar milhões de reais em prejuízo ao Senado.Trata-se de uma troca de e-mails entre o irmão de João Carlos Zoghbi, Luis Fernando Zoghbi, e o advogado que patrocina as ações, Reginaldo Vaz de Almeida. Em mensagem enviada por Luis Fernando no dia 13 de novembro de 2006, os dois combinam o texto do comunicado que tentaria convencer mais servidores a entrarem com a causa defendida por Reginaldo Vaz, pedindo a correção monetária retroativa a 2002 sobre o adicional de padrão legislativo. Mais conhecido como PL, esse adicional representa uma parcela significativa da remuneração dos funcionários do Senado.

FICHAS MAIS OU MENOS LIMPAS

A esperteza segue lépida, os deputados começaram a reagir ao projeto de lei que exige “ficha limpa” dos candidatos, entregue esta semana pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Em nome do consenso, parlamentares defendem a derrubada do dispositivo que torna inelegíveis políticos condenados em primeira ou única instância ou que tiveram denúncia recebida por órgão judicial colegiado. Os defensores da mudança alegam que a condenação em primeira instância não garante o direito de ampla defesa do acusado.

FICHAS MAIS OU MENOS LIMPAS II

Na avaliação deles, mais furada do que urupemba remendada, a confirmação da condenação em segunda instância daria maior legitimidade ao processo e evitaria injustiças motivadas por perseguições políticas. Pelo visto o velho jeitinho brasileiro já vai funcionar e toda aquela movimentação realizada nos Estados brasileiros junto à população colhendo assinaturas, para variar vai terminar em pizza e todos nós mais uma vez vamos ter que engolir alguns batráquios e bem quietos, silenciados pela vergonha em saber que os nossos políticos irão continuar deitados no fofo e confortável colchão da impunidade.

TOFFOLI INDICADO MINISTRO

Depois de sete horas de sabatina, plenário aprovou, por 58 votos a favor, 9 contra e 3 abstenções, a indicação do advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para compor o Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão plenária confirma o resultado da sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. Toffoli, o mais novo ministro da história, 41 anos de idade, teve a sua indicação questionada por não possuir doutorado, bem como foi considerado por alguns como muito jovem para ser ministro do Supremo.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais

Nenhum comentário:

Postar um comentário