sábado, 10 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

BIRA QUESTIONA LICITAÇÃO DO ESTADO


O vereador Bira quase que solitariamente vem há meses questionando um processo licitatório da Secretaria de Saúde do Estado e mesmo como vereador tendo pedido informações sobre o certame, esperou cinco meses e não obteve nenhuma resposta, sendo então obrigado a recorrer a Justiça. Ontem o Tribunal de Justiça da Paraíba concedeu liminar determinando que os secretários de Saúde do Estado, José Maria de Franca, e de Administração, Antônio Fernandes, forneçam num prazo de 10 dias as cópias referente ao procedimento licitatório do pregão 231 para a aquisição de equipamentos hospitalares. Um governo que trata um representante do povo dessa forma imagine o que não fará com um simples cidadão, que no seu direito buscar alguma informação junto aos órgãos do Estado. Esse processo que o vereador Ubiratan Pereira questiona deve ter muita coisa a esconder, pois se assim não fosse, qual a razão então para sonegar a informação?


30 MIL CASOS DE CORRUPÇÃO NO PAÍS


A Polícia Federal investiga 29.839 crimes contra a administração pública, aponta relatório da corporação enviado ao Ministério da Justiça e à Casa Civil. Os delitos detectados são corrupção, peculato, tráfico de influência, fraudes em licitações, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação e concussão (extorsão praticada por funcionário público). Os quase 30 mil inquéritos estão distribuídos pelas 27 superintendências regionais da PF. Seu objetivo é identificar fraudadores do Tesouro em oito modalidades previstas no capítulo do Código Penal que trata dos crimes contra a administração. O acervo é relativo a investigações iniciadas, em sua grande maioria, a partir de 2003. Nesse período de sete anos, a PF deflagrou 1.023 operações, nas quais prendeu 13.024 suspeitos. O danado é saber que não tem ninguém preso e nenhum centavo foi devolvido aos cofres públicos.


A ENTREVISTA DE CHICO CESAR


Na data de ontem Chico Cesar entrevistado num dos programas da pela Radio FM 101,7 foi abordado por um ouvinte do Bairro do Bessa, cujo nome na foi possível gravar, que indagou do presidente da Funjope qual razão, contando a Prefeitura com uma orquestra de camara e com uma banda marcial, não se divulga melhor os autores paraibanos como Joaquim Pereira, Camilo Ribeiro, João Eduardo, Abdon Milanez e tantos outros, pois mesmo existindo uma lei municipal obrigando que nos concertos 30% das musicas sejam de autores paraibanos, a orquestra de camara do município só toca compositores estrangeiros e a banda pot-pourri de musicas populares, principalmente carnavalescas.


A ENTREVISTA DE CHICO CESAR II


Em resposta Chico Cesar concordou com o ouvinte, mas assegurou que tanto uma como a outra executavam Sivuca, Pinto do Acordeom e até musicas dele Chico Cesar. Foi uma pena, mas parece que Chico não entendeu o espírito da pergunta, pois os três citados por ele já são artistas populares e, portanto bastante conhecidos, o que o ouvinte cobrou foi o resgate de nomes de compositores do passado de musicas eruditas e instrumentais, tendo alguns desses notáveis compositores até sinfonias que precisam ser gravadas para que não se percam e caiam no esquecimento e, portanto tanto a orquestra de mamara quanto a banda poderiam executar com mais freqüência musicas de autoria dos mesmos e a Funjope poderia resgatar tais composições, gravando CDs de tais compositores.


A CANDIDATURA DE CÍCERO


Quem ouviu ontem a entrevista do senador Cícero Lucena ao jornalista Lenilson Guedes, para o programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat), percebeu claramente que o discurso do mesmo, mudou muito, pois perguntado vacilou com relação a sua candidatura, dizendo, que vai definir se mantém a candidatura ou se aceita o convite para ser coordenador regional da pré-candidatura presidencial de José Serra, do seu partido. Coincidência ou não, pela manhã, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) havia postado no twitter que já havia definição sobre o rumo que o partido tomará na Paraíba.


RICARDO NA NOVA SEDE DO PT


O novo diretório municipal de João Pessoa foi inaugurado no início da tarde de ontem, Centro. A solenidade de inauguração reuniu o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), o vice-governador Luciano Cartaxo (PT), que pretende manter-se na chapa do governador José Maranhão (PMDB) e o deputado petista Luiz Couto, que defendeu o apoio a Ricardo Coutinho, dizendo que José Maranhão representa o atraso e que esnobou o seu partido o PT, pois a todo custo queria como vice Veneziano Vital do Rego e agora esnobado pelo mesmo, admite a possibilidade de colocar o PT na chapa majoritária. Quem também se manifestou foi Ricardo Coutinho que disse: “Caso o PT queira trilhar o caminho das mudanças, que eu acredito que será esse o pensamento, nós haveremos de compor com toda a naturalidade”.


ODON SE REUNE COM SILVIO RAMALHO


O presidente da Ordem dos advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), Odon Bezerra, se reuniu, com o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ), Luis Silvio Ramalho, para solicitar agilidade e melhor atendimento do Judiciário aos advogados paraibanos na distribuição de processos. A reunião aconteceu na sede do TJ, localizada na Praça dos Três Poderes. Na oportunidade foi discutida a questão da redução das custas, com o presidente do TJ ratificando o seu desejo de mudança e de apoio ao projeto. “As custas na Paraíba é uma das mais altas do Brasil, por isso precisamos dá uma resposta de mudança urgente a sociedade”, disse Odon Bezerra.O desembargador Silvio Ramalho se mostrou sensível com ambos os pleitos e prometeu que irá trabalhar para corrigir tais situações.

Esta coluna é publicada em cinco portais e no

[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário