segunda-feira, 19 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

OS CONSELHEIROS DE BIRA


Uma sessão especial foi realizada na última sexta-feira (16), na Câmara Municipal de João Pessoa com o objetivo de dar posse aos conselheiros do Conselho Popular da Cidadania do mandato do vereador Ubiratan Pereira (PSB). Durante a sessão também aconteceu o lançamento do site www.portaldobira.com.br que disponibilizará um acompanhamento da ação parlamentar do vereador. Naquela ocasião os participantes também discutiram sobre a participação popular na gestão publica e nos mandatos parlamentares. O Conselho Popular da Cidadania é formado por 52 membros, sendo 26 titulares e 26 suplentes, eleitos para representar as 14 regiões orçamentárias, bem como representantes de 12 segmentos da Cultura, Mulheres, Educação, Juventude, Esportes e Reforma Urbana, Saúde, Pessoas com deficiência, Negritude, LGBT e Criança e Adolescente e Idosos. É por essas e outras que Bira vem fazendo a diferença e se tornando - como já dissemos outras vezes - na grande revelação da política tabajara. A propósito, as declarações do vereador oposicionista Hervásio Bezerra feroz critico da gestão municipal e do PSB partido de Bira, inquestionavelmente ratifica esta nossa premissa, quando o mesmo enfatiza ser Bira uma grata revelação e que no seu time o mesmo joga em qualquer posição. Não precisa ninguém dizer mais nada.


A COMPRA DE VOTOS


A compra de votos no Brasil se tornou uma verdadeira chaga que fere de morte o processo eleitoral, pois pessoas com apenas a força do dinheiro e sem nenhuma qualificação moral, conquistam um mandato popular e depois ignoram totalmente os interesses da população, pois afinal de contas não devem nada a ninguém, pois afinal de contas “compraram” os respectivos mandatos. Tentando evitar que tal conduta continue a acontecer o deputado Sérgio Barradas (PT-BA) prega que se conscientizem os jovens ainda em casa, no colégio, nas igrejas, pois no seu entender o fim da corrupção eleitoral não depende apenas dos políticos, mas de toda a sociedade. Certíssimo e o governo poderia contribuir muito, realizando campanhas maciça a exemplo que já fez com relação aos fumantes, a do desarmamento, faixa de pedestres e outras. Mas será que interessa aos políticos uma população bem esclarecida? Fica a pergunta.


ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS


Pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 deste mês traz José Serra com 38% e Dilma Rousseff com 28%%. Logo abaixo vem, Marina Silva com 10% e Ciro Gomes com 9%. O tucano ganha mais com saída de Ciro.O dado mais relevante é que a diferença entre o tucano Serra e a petista Dilma é de dez pontos percentuais. No levantamento anterior, do final de março, era de nove pontos. Ou seja, a variação ficou estritamente circunscrita à margem de erro, que é de dois pontos - para mais ou para menos. Desde o último levantamento do Datafolha, o PSDB fez uma megafesta no dia 10 deste mês para lançar oficialmente o nome de Serra ao Planalto.


II ENCONTRO DAS OPOSIÇÕES


O II Encontro das oposições realizado sábado na cidade de Campina Grande foi bastante prestigiado e contou com a participação de 11 partidos políticos, 68 prefeitos, 455 vereadores, deputados estaduais e federais, PSB). Lideranças políticas de toda a Paraíba, integrantes de movimentos sociais e a população de Campina Grande e de municípios do compartimento de Borborema ignoraram a chuva que atinge a região e lotaram o Parque de Exposições Ivandro Cunha Lima. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes ao local, de acordo com a estimativa da organização do evento. O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, chegou ao evento acompanhado do pré-candidato ao Senado Cássio Cunha Lima (PSDB) e do senador Efraim Morais (DEM). Ney Suassuna também presente ao evento admitiu que é candidato a uma vaga de senador.


NOVOS SECRETÁRIOS DE MARANHÃO


O governador José Maranhão vai dar posse no início desta semana a dois novos secretários de Estado. Tratam-se do vereador Fernando Milanez para a Secretaria de Articulação Política e do arquiteto e desportista Cristiano Zenaide, nos Esportes. O governador, depois da aceitação, da aceitação de ambos mandou publicar as nomeações no Diário Oficial. Com os anúncios o governador fez o remanejamento ainda do Coronel Francisco para a superintendência do DETRAN no lugar do coronel Uchoa, agora na Secretaria de Assuntos estratégicos anteriormente ocupado pelo professor Ademir Alves.O Diário Oficial traz ainda a nomeação do professor Manoel Macedo para a Secretaria Executiva de Planejamento e do Pastor Miguel Arcanjo na Consultoria Técnica anteriormente ocupada pelo advogado Fernando Milanez Neto. O ruim de tantos convites e nomeações é que aqueles apeados do poder, não ficam órfãos de jeito nenhum, pois são imediatamente nomeados como assessores do nada, ou aspones do Palácio da Redenção e quem paga a conta somos nós pobres contribuintes.


A LIMINAR DE NIVALDO MANOEL


O drama do deputado Nivaldo Manoel não terminou ainda, pois O advogado do PPS da Paraíba, Ricardo Sérvulo, disse que apesar de respeitar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que concedeu uma medida liminar para que o mesmo se mantenha no cargo até o julgamento do mérito do Recurso Ordinário, aguarda apenas a publicação da decisão para manejar o recurso eleitoral cabível. Segundo o advogado do PPS, “o TRE da Paraíba agiu com pleno acerto quando reconheceu a infidelidade partidária praticada pelo deputado Nivaldo Manoel, contra a sua ex-legenda o PPS, pois este não teve razão alguma para sair do partido, senão interesses exclusivamente pessoais".Querem de todo jeito colocar água no chope de Nivaldo.


LENA GUIMARÃES EXIGE REPARAÇÃO


Já se sabe com quem Lena Guimarães conversava numa gravação que circulou por ai. Tal conversa - para muitos, bastante suspeitas, foi com os proprietários da empresa de pesquisa Datavox – Pesquisa de Opinião Pública e Estatística Ltda. A Secretária de Comunicação, Lena Guimarães, já acionou os seus advogados para que adotem medidas para exigir reparação diante do que considera calúnia porque “nunca comunguei com atos aéticos, muito menos nesta fase de Governo quando o rigor no relacionamento legal tem sido fator preponderante em todas as instâncias de governo”.Ela também está aguardando ações especializadas no exame da gravação visando subsidia-la em outras ações judiciais que garante adotará como forma de assegurar a prevalência da verdade sem manipulação de dados por setores da oposição. Então tá.


OUTRO “AD HOC” PRESO


Em poucos dias, novamente uma pessoa ligada a Polícia Civil é presa acusada de envolvimento com irregularidades no exercício da função de escrivão policial, para o qual foi nomeado “ad hoc”. Dia desses, outro caso chamou a atenção de todo, quando foi preso no dia 03 de março o “escrivão ad hoc” e diretor da Cadeia Pública de Itaporanga, José Claudemir Soares Alves, que ainda permanece preso, por envolvimento de corrupção com a quadrilha liderada por Samuel da Costa Silva. Esta semana, outro “escrivão ad hoc”, foi preso pela mesma acusação, confeccionar ‘Boletim de Ocorrência’ para quadrilha em troca de dinheiro. Antônio Raposo Galdino Filho, conhecido por “Raposinha”, teria recebido do chefe do bando, Samuel da Costa Silva, no dia 28.03.2008, a quantia de R$ 8 mil para confeccionar dois B.Os (Boletim de Ocorrência), e entregar as certidões para a quadrilha,que usava os documentos para justificar o desaparecimento das cargas junto as seguradoras. Atualmente, “Raposinha’, - olhe o detalhe do apelido - que exerce a função em comissão de agente operacional, trabalhava na Delegacia de Polícia de Patos como “escrivão ad hoc”. Difícil acreditar que em pleno século 21 na Paraíba ainda se nomeie para a Polícia, para uma importante atividade típica de Estado, servidores sem concurso, pegos a laço.

O CENTENÁRIO DE JOAQUIM PEREIRA

No próximo mês de maio se comemora o centenário de nascimento do maestro Joaquim Pereira e para tanto diversas comemorações serão realizadas, dentre elas um concerto a ser realizado no dia 16 (domingo) às 17 horas na Estação Ciência Cabo Branco, com musicas de autoria do homenageado. O concerto será com a Banda Marcial José Siqueira, da Universidade Federal da Paraíba, sob a batuta do maestro Sandoval Moreno.
Esta coluna é publicada em cinco portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário