quinta-feira, 29 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

A DIFÍCIL REELEIÇÃO DE EFRAIM


A imprensa nacional voltou a citar o senador paraibano Efraim Moraes (DEM), através do Jornal Valor Econômico nesta quarta-feira (28). O jornal informa que, ele aparece como um dos parlamentares que enfrentam situação difícil para conseguir vitória nas urnas das eleições deste ano. De acordo com a matéria, na avaliação do diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antonio Augusto de Queiroz, os senadores Marco Maciel (PE), Agripino Maia (RN) e Efraim Morais (PB), terão sérias dificuldades para renovar seus mandatos. A passagem de Efraim pela Primeira Secretária do Senado concorreu muito para queimar o seu filme, pois o mesmo preferiu fazer vista grossa para as diversas irregularidades que ali existiam e que foram descobertas logo após a sua saída. Pegando ainda contra o mesmo o nepotismo que praticava, chegando a nomear seis sobrinhos.


BANDA SINFÕNICA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA

Na última terça-feira no auditório da Reitoria da UFPB, a Banda Sinfônica Maestro José Siqueira, sob a batuta do Maestro Sandoval Moreno, realizou um concerto com músicas de diversos compositores. Além do maestro titular, o concerto ainda teve como maestros convidados David Xavier, Reubem Astrogildo e Tom K.A banda, com uma atuação impecável é com certeza hoje um dos orgulhos da UFPB.No próximo dia 6 de maio, será realizado um novo concerto em homenagem ao Dia das Mães e no dia 16 de Maio, o concerto será em comemoração ao Centenário do Maestro Joaquim Pereira, as 17 horas, no auditório da Estação Ciência. Parabéns ao maestro e aos componentes da banda pela seriedade e profissionalismo.


LUIZ COUTO CRITICA O IPEP

O deputado Luiz Couto, usando a tribuna da Câmara Federal, declarou que recebeu várias denúncias de que o Instituto de Previdência do Estado da Paraíba (IPEP) tem tratado com insensibilidade e descaso os funcionários que buscam atendimento. “Os usuários do IPEP, quando procuram pelo atendimento, são orientados a ligarem para os números 3-18-7063, 3-18-706- e 3-18-7064 para marcarem uma consulta, que nem sempre se concretiza, pois nem sempre o médico comparece ao atendimento naquele dia estabelecido”, disse. O grave segundo Couto é que de acordo com alguns funcionários, no IPEP da capital, estão instalados apenas 03 telefones para atender todo o Estado da Paraíba. Engraçado é que determinada empresa de comunicação da Paraíba só ataca o atendimento médico prestado pela Prefeitura da capital.


VENEZIANO E O TCE


Há pouco mais de uma semana o prefeito Veneziano Vital do Rego teve o seu mandato cassado, sob o pretexto de negociações escusas com a Empresa Maranata, que teria fornecido dinheiro ara a campanha de reeleição do prefeito de Campina Grande, ficando o mesmo no cargo por força de uma liminar. Ontem para surpresa de todos o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB julgou regular o contrato de prestação de serviço terceirizado da empresa Maranata com a Prefeitura Municipal de Campina Grande. A decisão da corte, na manhã desta quarta-feira (28), foi tomada por maioria absoluta dos conselheiros do Órgão. Vá entender uma coisa dessas, tem alguém errado por ai.


PROJETO FICHA LIMPA EMPACADO

Mais uma vez é adiada a votação do Projeto de Lei Complementar 168/93, conhecido como Ficha Limpa Ficha limpa. O projeto entrou em pauta hoje, dia 28 de abril, na Câmara dos Deputados e, após cinco pedidos de vista, teve sua votação adiada. A previsão agora é de que o projeto volte à pauta no dia 4 de maio. Para isso, tem que ser votada a sua urgência e, se aprovada por maioria absoluta (257 votos), ele volta diretamente à pauta da Câmara, sem passar pela Comissão de Constituição e Justiça. O presidente da Câmara, Michel Temer, defendeu os pedidos de vista e disse que fará de tudo para que o projeto seja votado no dia 4.Considerando a ficha corrida de boa parte dos nossos parlamentares é muito difícil que tal projeto venha a se tornar algum dia em lei.


O PRÊMIO AYRTON SENNNA E O GRUPO ATITUDE

Na cidade de Caiçara um grupo de jovens, criou o Grupo Atitude, que desenvolve um excelente trabalho, em prol da cultura de um modo geral, razão pela qual foi alvo de uma reportagem de Herbert Araújo e agora foi selecionada para disputar o Prêmio Ayrton Senna de jornalismo. A matéria em questão foi publicada no dia 3 de maio do ano passado no programa Correio Cidades, que vai ao ar nos domingos. A reportagem exibe o trabalho voluntário de um grupo de incentivo à leitura chamado “Atitude”, dirigido pelo professo Jocelino Tomaz de Limas e composto por 17 professores e alunos universitários. A reportagem relata como a equipe de voluntários conseguiu montar uma biblioteca que já conta com mil usuários, uma rádio e um cursinho pré-vestibular que já comprovou resultados verificáveis no aumento do número de aprovações em vestibulares. A reportagem ainda mostra o projeto “Escola Atitude” que incentiva a criação de agentes de leitura e ainda doa pequenas bibliotecas às zonas rurais no final do ano. Além do prêmio da reportagem o próprio Grupo Atitude precisa ser ajudado pelo Governo do Estado e pela população com doação de livros e outros bens.

Esta coluna é publicada em cinco portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário