quarta-feira, 21 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

LIDERANÇA DO GOVERNO PODE MUDAR


Quem não anda muito bem nas suas atividades como líder do governo na Assembleia Legislativa é o deputado Gervásio Filho, que já estaria para ser substituído pelo governador José Maranhão (PMDB) pelo deputado Raniery Paulino (PMDB). Além das últimas derrotas, as queixas contra o atual líder são constantes por parte de secretários estaduais e até mesmo dos próprios parlamentares que compõem a base de sustentação.De acordo com a fonte, o governador já estaria analisando a possibilidade de realizar a substituição sem magoar o deputado Gervásio Maia Filho. Maranhão estaria analisando os nomes que tem a disposição na AL como o de Raniery Paulino, Leonardo Gadelha (PSC) e até mesmo o da deputada Iraê Lucena (PMDB).


GOVERNADOR REUNE SECRETÁRIOS NO GULLIVER


Por falar em governador, antigamente os governadores reuniam os seus secretario no auditório da Cinep, agora a Paraíba deve estar nadando em dinheiro, pois o governador José Maranhão reuniu ontem o seu secretariado no Restaurante Gulliver, para avaliar sua gestão a frente do governo da Paraíba.Estiveram presentes os secretários Sales Gaudêncio, da Educação, Roosevelt Vita, da Controladoria Geral do Estado, Lena Guimarães, da Comunicação, Osmam Cartaxo, do Planejamento, Antônio Fernandes, da Administração, Marcus Ubiratan, das Finanças, Marcelo Weick, da Casa Civil, e Francisco Sarmento, de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia. Para não perder o costume, vai uma perguntinha, afinal quem pagou tal conta? Espero que não tenha sido nós pobres pagadores de impostos.


O DESCRÉDITO DO SISTEMA CORREIO


Cada dia fica mais difícil o sistema Correio fazer com que aquilo que publica, receba a credibilidade por parte da população. A ultima do chamado sistema, foi aproveitar um grave acidente automobilístico envolvendo os seguranças do ex-prefeito Ricardo Coutinho, para então inventar que o carro teria sido alugado com recurso da Emlur o que foi rapidamente desmentido, inclusive com a fatura do serviço de aluguel comprovando o pagamento pelo partido o PSB. Se num fato assim que o desmentido pode ser feito sem dificuldade a mentira campeia, o que dizer então de algumas pesquisas eleitorais realizadas na surdina, ou seja, sem testemunhas e que só se toma conhecimento depois de publicada por aquele órgão. A propósito, por conta dede tal gravação e ainda pela constatação de que o governo do Estado empenhou R$ 216 mil para o pagamento de apenas uma pesquisa de opinião pública, ocorrido no mês de março, o PSB vai ingressar com uma representação junto ao Ministério Público eleitoral, para que tais fatos sejam devidamente apurados.


JOÃO ALMEIDA ASSUME MANDATO


João Almeida que foi acusado junto com o deputado Fabiano Lucena de formação de quadrilha e compra de votos e que é o primeiro suplente do PMDB na Câmara Municipal de João Pessoa, deve assumir o mandato de vereador em substituição ao vereador Fernando Milanez que assumiu o cargo de secretário de Estado. João Almeida declarou, ontem (20), que está tranqüilo quanto aos processos de cassação que tramitam na justiça eleitoral da Paraíba e que assume a vaga na Casa sem nenhum peso na consciência. Agora na titularidade do mandato, Almeida também faz discurso revelador sobre desmascarar mentiras e pontuar verdades no âmbito do parlamento municipal. Almeida disse que a prova maior da sua inocência foi o resultado positivo em todas as instâncias que optaram pela não cassação. O problema é que compra de votos é como furnicar só se pratica debaixo dos panos, daí a dificuldade de se provar.


O DONO DO RIO E DAS OLIMPÍADAS

Tem coisas que só acontecem no Brasil. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Artur Nuzman, pretende se apoderar de expressões que já existem a milhares de anos, pois isso é o que acontecerá se for aprovada uma proposta de autoria do mesmo. No final do ano passado, ele enviou ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), sugestões para alterar duas leis que regularão os jogos para assegurar direitos de exclusividade para todas as expressões diretamente relacionadas com as Olimpíadas de 2016. Se as autorizações sugeridas por Nuzman forem acatadas, será necessária autorização dele para utilizar, até o encerramento dos Jogos de 2016, expressões que estão incorporadas à cultura ocidental há milênios,como “Olimpíadas”, “Jogos”, “Olímpicos”, “medalhas”. A restrição vai além. Atinge até o numeral “2016”. Mais do que isso: poderá ser necessária a aprovação de Nuzman para usar o nome da cidade do Rio de Janeiro – sob pena de responder a processo judicial por perdas e danos e concorrência desleal –, já que a palavra “Rio” também consta na lista de restrições do COB. Até mesmo o termo “patrocinador”, usado por um sem número de diferentes atividades comerciais, está na lista. Mais um vivaldino na praça.


LIMITAÇÃO DE REAJUSTES PARA OS SERVIDORES

Encontra-se na Câmara Federal, o projeto de lei complementar PLP-549/2009 que deve se juntar no Senado ao PLS-611/2007 e ao o PLP-01/2007, de autoria do governo Federal. Todos versam sobre o congelamento do gasto com pessoal e encargos dos servidores públicos. O PLP 549/09 acresce dispositivo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se aprovada tal legislação nos próximos dez anos o aumento anual do gasto com pessoal e encargos sociais dos servidores públicos não poderá ultrapassar a correção do IPCA acrescida de 2,5% ou da taxa de crescimento do PIB, o que for menor. O mais grave é nessas despesas de pessoal, ainda serão incluídas, dentre outras, as relativas a novas contratações de servidores e as promoções e progressões na carreira, além de restrições a negociação coletiva e a substituição de terceirizados por servidores concursados. Um verdadeiro suicídio num ano eleitoral.


BANDA SINFÔNICA MAESTRO JOSÉ SIQUEIRA

A Banda de Musica Maestro José Siqueira, pertencente à Universidade Federal da Paraíba e dirigida pelo maestro Sandoval Moreno, além do ensinamento que promove com cada integrante da banda, cumpre durante todo ano intensa programação. No ano passado a Banda homenageou: Villa-Lobos – 50 anos de morte, Handel – 250 anos da morte, Lindembergue Cardoso – 20 anos de morte, Luis Gonzaga – 20 anos de morte. Diferentes de outros conjuntos musicais paraibanos, que só executam autores estrangeiros a banda homenageou diversos compositores brasileiros: Estevam Moura, Noel Rosa, Nilson Lopes, Pedro Salgado, Manoel Ferreira, Guinga, Aldir Blanc, Hudson Nogueira, Edu Lobo/José C.Capinan, Edson Rodrigues, Hermeto Pascoal, Braguinha/Alberto Ribeiro, Marcelo Jardim, Joaquin A. Naegele, José Urcisino da Silva(DUDA), Zequinha de Abreu, Wilson ferreira e Fredson Silva e os paraibanos Antonio Benedito, Antonio Amâncio, Sivuca e Glorinha, Marcelo Vilor e o maestro e compositor Joaquim Pereira. Para este ano de 2010, além de sua programação normal com a realização de vários concertos, a Banda prestará homenagem ao seu patrono José Siqueira pelos 25 anos de sua morte, como também fará um concerto no mês de maio, para comemorar o centenário de Joaquim Pereira.


O BOM EXEMPLO DE CAIÇARA

Um outro bom exemplo de amor a cultura de um modo geral, vem do pequeno município de Caiçara, onde 17 estudantes universitários, comandados pelo professor Jocelino Tomaz de Lima, com sugestivo nome de “Grupo Atitude”, criaram uma biblioteca,com gibiteca, cordelteca, revistas e romances.O grupo em 2006 criou o cursinho Atitude para preparar os pre-vestibulando da cidade. O grupo ainda mantém aos sábados um programa de rádio. Desde 2008 o grupo vem fazendo um levantamento da história da cidade, para publicar um livro dentro das comemorações do centenário daquele município, cujo evento a cada mês, servirá também para homenagear um filho ilustre da cidade, depois de levantado pelo grupo toda vida e história do homenageado. Quem quiser ajudar esse bom trabalho, doando livros para a biblioteca é só entrar em contato com o professor Jocelino no telefone 3370-1091.


A IGREJA CATÓLICA SE MODERNIZA

A Igreja católica que sempre foi acusada de ser bastante atrasada com relação ao progresso da humanidade melhorou muito e vem se adaptando aos novos tempos, usando hoje tecnologia nas igrejas. Agora existem os velários hi-tech, velas acionadas eletricamente, ou seja, sem emissão de carbono, sem parafina derretida das velas comum, o fiel deposita uma moeda equivalente ao numero de velas que quer acender. Estima-se que, só com a queima de velas, as igrejas brasileiras emitam 36 toneladas de dióximo de carbono todos os anos. Outra novidade são os dispensadores de água benta, criados para substituir as tradicionais pias e que com apenas um litro de água, servem até duas mil doses. Algumas igrejas já vêm usando também orações digitais, que substituem a figura do padre e que ocorrem diante de imagens e quadros de santo, bastando apenas o fiel apertar um botão. Por fim os sinos eletrônicos que tocam automaticamente nas horas certas. O cônego Celso Pedro de Lima da Paróquia de Santa Rita de Cássia, no Pari em São Paulo, que já adotou tais tecnologias, revelou: “Acho as orações um pouco impessoais, mas os fieis gostam”.


Esta coluna é publicada em cinco portais. O

Nenhum comentário:

Postar um comentário