sexta-feira, 23 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA

GOVERNADOR NÃO GARANTE LUCIANO CARTAXO


O governador José Maranhão (PMDB) indagado se o seu partido irá caminhar com o PT no próximo pleito, revelou que trabalha com a expectativa de o PT e o senador Roberto Cavalcanti venham a compor a chapa majoritária que vai encabeçar para disputar as eleições deste ano. Tal entrevista foi transmitida pelo programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat). A propósito, José Maranhão teve o cuidado de explicar que isto não significa que, necessariamente, o representante do PT disputará o cargo de vice-governador, que ainda está em fase de discussão. Ou seja, continua tudo como dantes no quartel de Abrantes e dependendo das próximas adesões e aquilo que vier a ser acertado o PT e Luciano Cartaxo morrerão na praia.


MAIS BANDIDOS NAS RUAS


O sistema de progressão da pena provocou um prolongado debate em Plenário, na noite de terça-feira (13), a partir de discurso do senador Romeu Tuma (PTB-SP). A polêmica girou em torno da decisão da Justiça de devolver às ruas o pedreiro Adimar Jesus, que posteriormente assassinaria seis jovens em Luziânia (GO). Tuma lamentou que o juiz tenha colocado o pedreiro em liberdade após o cumprimento de quatro dos 14 anos a que fora condenado anteriormente por pedofilia, apesar de um laudo pericial indicar que ele era psicopata. A idéia dos senadores é se mudar a legislação para que em casos assim, os presos cumpram pelo menos 50% da pena, de modo a se obter o benefício da progressão. Os senadores precisam combinar com o CNJ – Conselho Nacional de Justiça que vem gastando milhões dos consumidores, com campanha forte na mídia professando exatamente o contrário, ou seja, que se devolvam mais bandidos para as ruas.


ACADEMIA DE MÚSICA


Depois de muitos anos de inatividade, esta semana sob a presidência de Nereuza Nery, na sua sede localizada no Espaço Cultural, os acadêmicos se reuniram para tratar sobre os próximos passos que devem adotar com relação à Academia. Na reunião foi avaliado o resultado bastante positivo do concerto realizado no Teatro Paulo Pontes, na noite do dia 15, visando arrecadar alimentos para duas intuições de idosos. Foi decidido ainda, fazer campanha junto aos compositores e cantores paraibanos, para que ao gravarem suas obras, terem o cuidado de entregar um CD para os arquivos da Academia. Foi decidido ainda, que na próxima reunião tomará posse à nova acadêmica Ana Gouveia, que atualmente é vice-presidente da Fundação Espaço Cultural. Finalmente foi decidido que a Academia fará gestões junto a Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Luciano Agra, para que se cumpra a Lei municipal 7.625/94, dando o nome do maestro e professor Joaquim Pereira, a um dos educandários da nossa edilidade. Mesmo com a ausência de alguns acadêmicos que residem em outras cidades e até em outros Estados da Federação, estiveram na reunião além da presidenta Nereuza Nery, Ana M. Gouveia, Ricardo Anísio, Edival Varandas, Tika Porto e este aprendiz de digitador, que ocupa a Cadeira n° 6.


REAJUSTE FATIADO PARA OS APOSENTADOS


Todo e qualquer reajuste para aposentados é sempre muito difícil.Agora o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), propõe fatiar o reajuste para os aposentados. Pela proposta do petista, relator da Medida Provisória 457/09 (que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo), os 5,6 milhões de aposentados que ganham entre um e três salários mínimos teriam reajuste de 7,7%.Acima dessa faixa salarial, o reajuste chegaria a 6,14% (conforme está determinado no texto da medida provisória). A proposta foi apresentada à área econômica do governo. Segundo o parlamentar, ela está vendo o fatiamento com “simpatia”.Sem adiantar números, Vaccarezza avalia que o impacto financeiro da medida ficaria abaixo de R$ 1,1 bilhão (diferença entre o reajuste de 6,14% e de 7,7%).


POLUIÇÃO SONORA


O respeitado jornalista Rubens Nóbrega, continua a sua cruzada contra o enorme barulho que tomou conta da cidade de João Pessoa, onde as pessoas ligam suas aparelhagens de som em todos s lugares e qualquer hora e inexplicavelmente não são molestados pelas nossas forças policiais que se omitem e jogam o problema para a Semam e Sudema. Ora, barulho fora de hora e acima da altura permitida por lei é perturbação do sossego e cabe a Polícia Militar agir, sob pena de prevaricação. Tanto a Semam quanto a Sudema são meros órgãos administrativo e como tal não contam com o chamado “poder de polícia”, ou seja, podem chegar ao local da baderna e aplicarem apenas a multa, sem nenhuma garantia de que o barulho vai parar, frustrando assim, aqueles que estão sendo incomodados. Chegará o dia em que algum comandante da Polícia Militar de forma corajosa assumirá tal responsabilidade, sem querer continuar empurrando com a barriga para que outros órgãos cumpram tal obrigação, que por lei é da Polícia Militar. Rubens Nóbrega tem razão, ocorrendo à prevaricação da Polícia Militar, como parece ser o caso ora em comento, o Ministério Público já deveria ter agido, chamando o feito a ordem e punindo os responsáveis por tal omissão, que inexplicavelmente já remonta há alguns anos.


FÁBIO TAYRONE SE EXPLICA


Na terça-feira passada (20), alguns veículos de comunicação, divulgaram uma matéria anexada a um vídeo, que demonstrava o Prefeito de Sousa Fábio Tayrone, assumindo práticas de corrupção em entrevista com o jornalista Jorge Gadrian, no mês de novembro do ano de 2009, no evento “Feira do Coco” realizado no perímetro Irrigado de São Gonçalo, em que aparecia o prefeito dizendo textualmente na entrevista, se encontrava naquela data comemorando 11 meses de corrupção. Ontem, a assessoria do prefeito divulgou o vídeo original, em que se verifica que alguém teria feito uma grosseira montagem, pois na verdade o prefeito afirmou: “11 meses sem corrupção”. Pois é, facilmente se constata que se trata de um jogo sujo da política, cujos adversários jogam abaixo da linha da cintura.

Esta coluna é publicada em cinco portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário