quinta-feira, 15 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

PARAÍBA - 305 VITÍMAS DE BALA EM 103 DIAS

Quem andou acreditando que a Paraíba é um Estado tranqüilo, pode começar a mudar os seus conceitos, pois uma pesquisa recente revela que do dia 1º de janeiro até o dia 13 deste mês de abril, foram atendidos no Hospital de Traumas Senador Humberto Lucena, 305 pessoas, feridas por arma de fogo, o que corresponde ao espantoso número de 3 vitimas por dia.Tal resultado, realmente alarmante, nos permite concluir que a lei que trata do desarmamento não funciona e que a Polícia Militar vem falhando na prevenção, pois comprovadamente existe muita gente armada nas ruas.

A CENSORA ELIZA VIRGÍNIO

Essa vereadora Eliza Virginio não tem mesmo o que fazer. Depois de censurar outdoors espalhados pela cidade, que mostrava apenas o que se ver hoje diariamente nas revistas e TVs, resolveu agora encrencar com as obras de arte que a Prefeitura colocou em pontos estratégicos da cidade, ou seja, o cavalo alado, “O Porteiro” - indevidamente chamado “do inferno” - e a belíssima “Arca dos Sonhos” de Ariano Suassuna que se tornou uma grande atração turística da cidade de João Pessoa. A vereadora Eliza Virgílio no seu primeiro mandato, sendo eleita com os votos dos evangélicos, deseja qualquer custo mostrar serviço ao seu eleitorado, nem que para isto se comporte exatamente como a Inquisição que via pecado em tudo e queimava vivos todos aqueles que entendia como pecadores.Vereadora a arte não merece censura e a senhora precisa melhorar muito, conforme nos ensina a sabedoria popular: “Nada assenta melhor ao corpo que o crescimento do espírito.” Ou aquele outro ditado que diz: “O que seria da vida sem flores? Sem beleza? e sem arte? A propósito, a censora que proibiu a música Cálice e outros trabalhos de Chico Buarque, como a peça Calabar, vive hoje rodeada de silêncio com vergonha do seu passado. Pense nisso vereadora.

GILVAN ACUSA CÁSSIO

O ex-deputado Gilvan Freire disse ontem, em Campina Grande, que o ex-governador Cássio Cunha Lima só se elegeu governador por causa dos cheques da FAC. Afirmou Gilvan na Rádio Correio FM de Campina, respondendo a uma pergunta formulada pelo jornalista Marcos Marinho. Gilvan, na época, era aliado de Cássio. Afirmou ainda que até recebeu proposta de ajuda, mas que recusou terminantemente usar tais cheques na sua campanha de deputado, embora garanta que os cheques foram utilizados na região de Patos pelos que pediam votos para o pai de Cássio, o ex-deputado Ronaldo Cunha Lima. Danado é que o dito cujo, só agora resolveu falar. Será meu Deus, será?

A FROUXIDÃO DA LEI

Dois fatos policiais nos últimos dias chamaram a atenção da população. O primeiro foi em Luziânia – Goiás, quando foi preso, o pedreiro Admar Jesus da Silva, que mesmo existindo um exame criminológico realizado com o mesmo, dando conta se tratar de um psicopata, foi posto inexplicavelmente colocado em liberdade, passando a partir do da sua soltura a matar jovens, eliminando seis em pouco tempo e confessando que planejava matar mais dois. Aqui no nosso Estado em fevereiro um individuo foi preso por participar de um seqüestro contra uma escrivã da Polícia Federal, mas para surpresa de todos, tal individuo agora no mês de abril já estava de volta às ruas, tendo participado do assalto que teve como vitima não fatal a senhora Francisca Francinete da Silva Campos, 62 anos, mulher do promotor aposentado José Campos. Vá entender nossas leis.

NOVAS ESTAÇÕES DIGITAIS

Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec), apresentou junto aos Ministérios do Planejamento, Comunicações e Ciência e Tecnologia, no início do mês de abril, um projeto visando à implantação de dez novas Estações Digitais em João Pessoa. O projeto foi elaborado por técnicos da pasta e visa atender diversas localidades que ainda não dispõem do Estação Digital.A secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia já dispõe de alguns locais que serão beneficiados pelas novas Estações Digitais: Associação dos Moradores do Grotão, Mercado de Cruz das Armas e Centro de Comércio do Varadouro. As demais localidades serão analisadas em comum acordo com as necessidades da comunidade.

ADESIVOS NOS CARROS

Circula em alguns automóveis na cidade de João Pessoa um adesivo com fundo preto e vermelho com os seguintes dizeres: “Nunca se mentiu tanto na Paraíba, em tão pouco tempo”. A carapuça deve cair em certas cabeças que trabalham na publicidade de determinado gestor público, cujas obras já foram apelidadas de “digitais”, ou seja, só existem no computador, pois apesar da forte mídia regiamente paga, não existe para tais obras nem projetos e muito menos recursos financeiros.

A DANÇA DOS SUPLENTES

Com a cassação do deputado Nivaldo Manoel, quem já tomou posse na vaga na tarde de ontem, foi o suplente do PPS Alexandre Brasil. Já na segunda-feira também por infidelidade deverão ser julgados os deputados Carlos Batinga e Guilherme Almeida e Leonardo Gadelha que abandonaram o PSB partido pelo que se elegeram. Ocorrendo a cassação dos três, assumiriam os socialistas Alexandre Urquiza e Toquinho e Fuba, que estão num pé e no outro para que tal aconteça e até já mandaram tirar a poeira dos ternos. Já na Câmara Federal se ocorrer a cassação de Manoel Junior e Marcondes Gadelha, devem assumir João Bonifácio Rocha e Marleno Barros.

RICARDO CONVOCA OPOSIÇÕES

O presidente do PSB na Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, convoca as lideranças políticas da região de Campina Grande e de todo o Estado para participar do II Encontro das Oposições, que vai acontecer no próximo sábado (17), no Parque de Exposições Ivandro Cunha Lima, a partir das 14h30. Para Ricardo, o evento vai além da reunião de pessoas contrárias a um grupo político. Ele acredita que o encontro é, acima de tudo, um espaço para aglutinar ideias e projetos em prol da construção de um novo modelo político-administrativo capaz de alavancar o desenvolvimento do Estado. “É um encontro que vai além das oposições, porque é muito pouco provável que conseguíssemos reunir tanta gente apenas por serem desfavoráveis a um grupo. O que nós estamos iniciando é a construção de um projeto político diferenciado. É um projeto, sobretudo de esperança na concretização de ações capazes de impulsionar o crescimento da Paraíba e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou.

GREVE DAS POLÍCIAS

Por conta do esperado reajuste salarial que não veio, depois de movimentada assembléia os policiais civis comunicam que ira entrar em greve a partir do dia 23 do corrente. Já os policiais militares e agentes penitenciários também ameaçam seguir o mesmo caminho, dependendo ambas as categorias de suas respectivas assembléias, que acontecerão nos próximos dias. A coisa vai ficar do jeito que o diabo gosta, pois por conta da falta de sensibilidade do governo a população que pague o pato.

A FARRA DAS PASSAGENS

Muita gente até já esqueceu, mas ontem (14), completou um ano que uma reportagem sobre o uso indiscriminado de cotas de passagens aéreas parlamentares deu expressão nacional ao que ficou conhecido como “farra das passagens”. Deputados e senadores usavam suas cotas para objetivo diverso do benefício, custear o trabalho dos congressistas. Além disso, constatou-se que uma máfia comercializava as muitas sobras de créditos num mercado paralelo ilegal. Passados 12 meses da divulgação da reportagem que mostrava celebridades como a modelo Adriane Galisteu voando com dinheiro público, foram tomadas iniciativas para prevenir e para punir as irregularidades, mas nada aconteceu, tudo como dantes no quartel de Abrantes. O Ministério Público Federal (MPF) não concluiu suas investigações, e não há previsão de quando haverá apresentação de alguma denúncia à Justiça. Pelo visto as punições irão para as calendas gregas.

Esta coluna é publicada em cinco portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário