sábado, 17 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

QUEM GANHOU JUNTO COM ARTUR

A vitória de Arthur Cunha Lima, eleito para o Tribunal de Contas do Estado, logo nos remete para algumas reflexões, pois além do próprio, alguns ganharam outros perderam. Como diria um bom cortador de bodes, vamos por parte: Quem perdeu feio foi o governador José Maranhão, que apostava todas as suas fichas no deputado Trocolli Junior e também não queria de jeito nenhum a volta do suplente Ricardo Barbosa, que costuma fuçar muito no cangote dos adversários, sendo bastante raivoso nas suas criticas. Sem falar que com a saída de Artur da seara política, abrindo assim mão de ser candidato a deputado federal, cai como ua luva para o presidente do PDT deputado Damião Feliciano, que agora voa em céu de brigadeiro e na possibilidade de obter o apoio dos Cunha Lima para a sua reeleição, poderá tranquilamente desembarcar com a sua tropa nas hostes do ex-prefeito Ricardo Coutinho, trazendo assim mais dissabores ao governador que sonha com tal apoio.Já com relação aos eu ganharam não há como negar, a vitória de Cássio Cunha Lima que mesmo apeado do poder, consegue além do tio Fernando Catão colocar naquela Corte de Contas o primo Arthur, sem falar em outros conselheiros bastante ligados a família.


A REUNIÃO DO PSC DEU CHABÚ

Por falar em Arthur o mesmo sempre usou o ar-condicionado da Assembleia Legislativa como pretexto para não reunir os deputados quando a pauta de votação não era simpática ao seu primo o então governador Cássio. Como o uso do cachimbo deixa a boca torta, ontem praticamente na sua despedida daquela Casa de Leis, Arthur aprontou mais uma, mesmo estando reservado o espaço há bastante tempo para uma reunião do PSC, do deputado Marcondes Gadelha, com a presença do senador Mão Santa, o que ocorreu foi uma grande decepção, pois quando os militantes partidários chegaram à Assembléia, encontraram-na, de portas fechadas, sem nenhuma explicação e tiveram que rapidamente mudarem a tal reunião para o auditório da OAB. Tomara que Arthur na qualidade de julgador aja com mais seriedade no trato da coisa pública. O encontro estadual contou também coma presença do governador José Maranhão e com o presidente nacional da legenda pastor Everaldo Dias Pereira, que propôs que o deputado Marcondes Gadelha figure como candidato a senador na chapa da situação, saindo o seu filho Leonardo para disputar a Câmara Federal.

NOVAMENTE O TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS


Políticos só querem o tema, pois bem, por conta da eleição de Arthur Cunha Lima, deputados ligados à base governista na Assembléia Legislativa começaram ontem a comentar que já são muitos os prefeitos defendendo o retorno da criação do Tribunal de Contas dos Municípios. Na visão dos mesmos, fica difícil não haver reação das lideranças municipais diante de uma constatação que é ter o Tribunal de Contas tomado de agentes políticos ligados ao ex-governador Cássio Cunha Lima dominando as análises de contas com forte dosagem política e isso ninguém aceitará – declarou um parlamentar da base aliada pedindo para preservar seu nome por enquanto.Para o deputado, “como pode o TCE se julgar com moral tendo quatro dos conselheiros ligados familiarmente ou com laços políticos ao ex-governador, por isso muito provavelmente deverá ser deflagrado um movimento pela criação do Tribunal de Contas dos Municípios”.Vai ser muito difícil o governador José Maranhão que há poucos meses foi feroz critico desse novo cabide de empregos, querer agora, sob qualquer pretexto criar tal órgão. Vamos aguardar.


EFRAIM QUER RONALDO COMO SUPLENTE

O senador Efraim Moraes cuja reeleição não é das mais tranqüilas, espertamente vem propondo o nome do ex-governador Ronaldo Cunha Lima como seu suplente para o Senado. Para tanto já lançou até um slogan: “É pai e filho senadores da república”. Efraim Morais disse que deve muito politicamente ao “poeta” e que a indicação serviria como um ato de gratidão: “Nada me impediria de me ausentar para que Ronaldo assumisse, aí veríamos ele e Cássio juntos representando a Paraíba”, salientou. Na verdade na política não tem ninguém bobo, ganharia Efraim Moraes poisa sua campanha ganharia musculatura e o próprio Ronaldo Cunha Lima, pois na possibilidade de assumir o mandato de senador, como já admite Efraim o processo que o mesmo responde por tentativa de homicídio contra o ex-governador Tarcisio Burity, teria que obrigatoriamente retornar para Supremo Tribunal Federal, de onde já veio, ficando indefinidamente nesse passeio até a sua prescrição ou extinção por conta de evento maior.


ESCREVE A LEITORA FÁTIMA PESSOA


A propósito do texto em que classifiquei ontem a vereadora Eliza Viriginio como censora das artes, recebo inteligente email da pesquisadora e historiadora Fátima Pessoa, que sempre nos honra com a leitura deste modesto espaço: “Caríssimo Colunista Pedro, O pecado reside no 'NÃO AMAR O BEM CONHECIDO", OU NÃO AMÁ-LO ORDENADAMENTE. Quem tem pecados SOMOS NÓS, leigos, ignorantes e soberbos em agirmos como se fossemos PERFEITOS.A vereadora esquece sua verdadeira MISSÃO DE PARLAMENTAR PARA QUAL FOI ELEITA e se veste numa armadura de JUÍZA DA MORALIDADE mesmo que isso seja para derrubar o demasiado humano que expressa a HUMANIDADE, o momento sublime de criação do ser humano - que o diferencia do animal do rebanho - esquecido - pleno em seu eterno esquecimento, pastando ininterruptamente!
Assim, caro amigo, é um instante de tristeza e de decepção para mim, constatar que uma mulher não honre seu dever que é o poder de criar - criar para um objetivo que visa resolver problemas do cotidiano da população dos que realmente precisam da cidade de João Pessoa , como saúde, educação, segurança e bem-estar - construindo projetos para a melhoria de nossa comunidade. Grata pelo espaço, abraço fraterno”.


O TÚNEL DO PRESÍDIO DO ROGER


Os detentos do Presídio do Roger, não irão receber visitas no próximo fim de semana. As mudanças foram determinadas pela direção do Roger depois que os agentes penitenciários encontraram um túnel de aproximadamente 15 metros no pátio do presídio e na parede um buraco que serviria de passagem de cigarros e outros materiais. Fica muito difícil entender como detentos conseguem no interior de um presídio, construir um túnel de 15 metros e um buraco na parede para entrada de todo tipo de material, ou seja, armas, drogas e outros apetrechos. Tal descaso nos faz lembrar a gestão de Pedro Adelson, quando se descobriu que na cidade de Campina Grande os presos construíram no interior do presídio um condomínio residencial com todo conforto e o então titular da Pasta veio depois e candidamente disse que não sabia da gritante irregularidade.


DUNGA INDICA IVANDRO PARA VICE

O ex-deputado e atual suplente de senador Carlos Dunga, que lidera os dissidentes do PTB ou os petebistas com votos, como assegura Ricardo Coutinho, vem sugerindo o nome do ex-deputado Ivandro Cunha Lima como candidato a vice-governador na chapa da oposição encabeçada pelo próprio Ricardo. A propósito de petebistas com votos, o prefeito de Souza Tyrone vem revelando aqueles mais íntimos que se encontra disposto a aceitar a proposta para coordenar a campanha de Ricardo lá no Sertão, o que deixará Armando Abílio em lençóis poucos confortáveis junto ao governador José Maranhão.


A GRAVAÇÃO DE LENA GUIMARÃES


Ainda repercute muito negativamente, uma gravação da secretária de Comunicação Lena Guimarães, com duas pessoas não identificadas e que seriam responsáveis por uma empresa de pesquisa eleitoral em que a mesma conversa para que a pesquise beneficie o governador José Maranhão. Ontem numa entrevista à emissora de Rádio FM 100.5, o ex-prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), disse que a denúncia feita pela imprensa no caso Lena Guimarães, se porta por um grave crime eleitoral e exigiu que tudo seja devidamente apurado.


COMISSÃO DE 10% PODE DAR CADEIA

Sempre se soube que muitos donos de estabelecimentos turísticos costumam ficar com todo dinheiro arrecadado dos clientes, relativos aos famosos 10% que deveria ser destinado aos seus empregados. Visando acabar com tal farra, se encontra em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que se aprovado vai considerar tal abuso como apropriação indébita e poderá resultar em quatro anos de prisão e multa para os vivaldinos. Tal lei viria em boa hora.


CENTENÁRIO DE JOAQUIM PEREIRA


No próximo mês de maio se comemora o centenário de nascimento do maestro Joaquim Pereira e para tanto diversas comemorações serão realizadas, dentre elas um concerto a ser realizado no dia 16 (domingo) às 17 horas na Estação Ciência Cabo Branco, com musicas de autoria do homenageado. O concerto será com a Banda Marcial da Universidade Federal da Paraíba, sob a batuta do maestro Sandoval Moreno.

Esta coluna é publicada em cinco portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário